[CINEMA] Dreamgirls – Em busca de um sonho: Questões de gênero e história da música e do movimento negro

[CINEMA] Dreamgirls – Em busca de um sonho: Questões de gênero e história da música e do movimento negro

Compartilhe

O filme Dreamgirls: Em busca de um sonho (2007), dirigido por Bill Condon e estrelado por um elenco de nomes como Beyoncé, Eddie Murphy, Jamie Foxx e Jennifer Hudson é um drama musical ambientado entre as décadas de 60 e 70, sendo uma adaptação do musical da Broadway de mesmo nome, lançado em 1981.

[O texto contém alguns spoilers do filme]

A história gira em torno do trio de cantoras Dreamettes, formado por Deena (Beyoncé Knowles), Effie (Jennifer Hudson) e Lorrell (Anika None Rose). No início de sua carreira, fazem backing vocal para o cantor de soul James “Thunder” Early (Eddie Murphy), que levava uma vida conturbada, tendo problemas com drogas e traindo sua esposa com Lorrell. O empresário Curtis Taylor Jr. (Jamie Foxx) vê um grande potencial nas garotas, porém faz mudanças drásticas no grupo para adaptá-las ao mercado. Curtis tira Effie, a dona da voz mais potente, do vocal principal e coloca Deena no lugar por essa ter a voz mais suave e chamar a atenção por sua aparência. Inconformada, Effie acaba se afastando do grupo, e as Dreammettes viram Dreams, deixando o soul de lado e se transformando em um grupo pop.

Dreamgirls
O cantor James “Thunder” Early
Dreamgirls
As Dreams, formação após a saída de Effie

Anos se passam, as Dreams são um fenômeno das rádios e Curtis acaba se casando com Deena. Enquanto isso, Effie luta para emplacar uma música e criar sua filha, fruto de um relacionamento secreto que teve com Curtis na época das Dreamettes. Em certo momento, Effie consegue fazer sua música tocar em diversas rádios voltadas para o público negro, porém o empresário descobre o lançamento e antes que chegue aos grandes veículos, rouba a produção e a entrega para as Dreams, que a gravam com um ritmo disco e dançante.

O filme conta indiretamente a história da gravadora de artistas negros Motown e do famoso grupo da década de 1960 The Supremes, composto por Diana Ross, Florence Ballard e Mary Wilson. Inicialmente o trio se chamava Primettes, e Florence estava à frente dos vocais. Em 1967, Florence foi afastada devido ao seu biotipo que não era considerado atraente aos olhares masculinos, e substituída pela cantora Cindy Birdsong. Diana Ross assumiu o vocal principal, tendo a partir de então o auge de sua carreira. Após o afastamento, Florence entrou em depressão e aderiu ao consumo de drogas, o que a levou a uma morte precoce por parada cardíaca em 1976, com apenas 32 anos de idade.

Dreamgirls
O trio de cantoras The Supremes, fenômeno da década de 1960

O personagem James “Thunder” Early também é baseado em artistas reais, sendo uma composição das carreiras de James Brown, Little Richard, Jackie Wilson e Marvin Gaye. Dreamgirls recebeu oito indicações ao Oscar, incluindo a categoria Melhor Atriz Coadjuvante, na qual Jennifer Hudson foi a vencedora. O filme também venceu três categorias do Globo de Ouro, de Melhor Filme: Comédia ou Musical, Melhor Atriz Coadjuvante para Jennifer Hudson e Melhor Ator Coadjuvante para Eddie Murphy.

Para quem gosta de história da música e do movimento negro, além de debater questões de opressão ao corpo da mulher, Dreamgirls não pode ficar de fora da lista. E sim, as músicas ficam na cabeça!


Compartilhe

Autora

Acadêmica de jornalismo, feminista, problematizadora e apaixonada por cultura pop. Sonha em viajar o mundo, atualmente viaja nos pensamentos.
Veja todos os textos
Follow Me :