[QUADRINHO] ‘Maria Chorou Aos Pés de Jesus’ traz análise diferenciada de parábolas e mulheres da Bíblia

[QUADRINHO] ‘Maria Chorou Aos Pés de Jesus’ traz análise diferenciada de parábolas e mulheres da Bíblia

Publicado em 2017 pela WMF Martins Fontes, Maria Chorou Aos Pés de Jesus traz uma análise acadêmica de figuras femininas consideradas profanas e parábolas relacionadas à obediência.

Logo no início da leitura notamos que quadrinho em si diferencia-se muito do esperado pelo título. Primeiramente pensamos que o quadrinho retrataria com ilustrações algumas passagens bíblicas contendo prostitutas. Afinal, é de conhecimento comum que principalmente no Antigo Testamento encontram-se diversas passagens e “regras” consideradas absurdas – como “se uma mulher for estuprada na cidade, e não gritar alto suficiente, ela deve ser apedrejada até à morte (Dt 22:23-24)”.

Embora, Maria Chorou Aos Pés de Jesus é interessante para quem deseja ver a Bíblia com outro olhar. Acostumadas à estudos bíblicos, ter um olhar diferenciado é importante. Para a publicação, Chester Brown traz 40% de histórias ilustradas e 60% de justificativas para suas interpretações sobre os capítulos retratados.

Foram escolhidas as histórias de Tamar, Raabe, Rute e Betsabá, bem como a de Mateus, para abordar a prostituição/sexo. Se tratando de parábolas de obediência, temos Caim e Abel, Os Talentos e O Filho Pródigo. Apesar de que pareçam apenas histórias desconexas, no final o autor defende sua tese e liga os pontos.

Maria Chorou Aos Pés de Jesus propõe uma nova perspectiva tanto para as figuras femininas quanto para as parábolas. Além de mostrar que prostituição não é sinônimo de má pessoa, mostra também a injustiça provocada pelos homens. Se tratando de obediência, explica que nem Deus considera suas leis absolutas.

Maria Chorou Aos Pés de Jesus

Leia também:
>> [LIVROS] Magra de Ruim: a sexualidade feminina sem tabus, pelos traços de Sirlanney
>> [QUADRINHOS] Ghost World: Os fantasmas que assombram a chegada da vida adulta
>> [QUADRINHOS] Moby Dick: Obsessão, insanidade e perseguição no quadrinho de Chabouté

Incluído nas histórias, o quadrinho mostra que o evangelho Mateus tentou dizer que Maria foi uma prostituta. Segundo o autor, o discípulo sabia que seria censurado e buscou um meio alternativo para contar o fato. O resultado foi um elencamento da genealogia feminina de Jesus, informando sobre as ascendências da mãe dele. Em seguida, Mateus teria elencado prostitutas, passando assim a mensagem.

Entre os oito títulos encontrados em Maria Chorou Aos Pés de Jesus, uma das histórias que mais se destacam é a de Tamar. Ela foi casada com dois filhos de Judá, que se recusavam a engravidá-la e faleceram, o que fez com que o homem não quisesse entregá-la a seu filho mais novo. Tamar então consegue seduzir o ex-sogro se disfarçando de prostituta. Como pagamento, pede seu cajado. Meses depois, já de volta á seu povoado, Judá fica sabendo que Tamar está grávida. Sua primeira reação é mandar chamá-la para que possam apedrejá-la, bem como queimá-la. Em sua defesa, a mulher mostra o cajado que guardou como prova de que o bebê que esperava era de Judá. Assim, ao saber que, por meio das manobras dela para conseguir um herdeiro ele se tornara o pai da criança, Judá exclamou: “Ela é mais justa do que eu.”.

Maria Chorou Aos Pés de Jesus é um ótimo quadrinho. Numa inserção social na qual conhecemos majoritariamente as análises religiosas, ter contato com uma outra abordagem foi incrível. Boa pedida para quem deseja conhecer sobre figuras religiosas além do senso comum.


Maria Chorou Aos Pés de Jesus: Prostituição e Obediência Religiosa na Bíblia

Chester Brown

WMF Martins Fontes

292 páginas

Se interessou pelo quadrinho? COMPRE AQUI!

O Delirium Nerd é integrante do programa de associados da Amazon. Então, comprando através desse link, você ainda ajuda a manter o site no ar, além de ganhar nossa eterna gratidão por apoiar o nosso trabalho! 

Escrito por:

28 Textos

Estudante de Produção Cultural, social media na Cérebro Surdo Produções e colunista no portal Timbre. Também proprietária das melhores fotografias em cafés.
Veja todos os textos
Follow Me :