Hilda: uma lição valiosa sobre adaptação e mudança para todas as idades!

Hilda: uma lição valiosa sobre adaptação e mudança para todas as idades!

Baseado nas histórias em quadrinhos de mesmo nome criado por Luke Pearson, Hilda é uma série animada com uma temporada de 13 episódios, que estreou dia 21 de setembro no serviço de streaming Netflix

A série acompanha a vida de Hilda, uma garotinha de cabelo azul claro que mora com sua mãe, Johanna, e sua corça-raposa chamada Twig. Hilda é divertida, tem personalidade forte, ama os animais e tem um gosto perigoso pelo bizarro, por criaturas mágicas e pelas surpresas da natureza. Hilda trata de problemas tipicamente infantis, sob a perspectiva de uma criança, mas que servem como motivação e referência para todas as idades.

Hilda

Hilda, sua mãe e Twig se mudam para Trolburgo, uma cidadezinha que não tem as companhias mágicas e os vizinhos estranhos que Hilda costumava ter quando morava na floresta. Na cidade, ela precisa se adaptar com as novas amizades e os novos modos de encarar o mundo. Logo que se muda, para fazer amizade, Hilda entra para os Escoteiros Pardais, e faz amizade com duas outras crianças: Frida e David.

Frida e David também são dois personagens interessantes e diversos. Frida tem personalidade de liderança, estando sempre à frente dos grupos de escoteiros e aquilo é tudo para ela. Porém, também tem sérios problemas com organização, em como lidar com as faltas de planejamento e a falta de controle. David é um garotinho que atrai vários insetos para perto de si. Apesar de ter pouca coragem, quando necessário consegue erguer a voz para proteger seus amigos.

Hilda

O maior ponto de conflito entre os três personagens é a capacidade de Hilda arrastar seus amigos para situações perigosas, algo que é constantemente colocado para ela como um defeito. Mas as intenções de Hilda são sempre as de ajudar seus amigos, ela só tem dificuldades em dosar suas aventuras. Seus amigos acabam se acostumando e gostando dos rumos que cada passeio com Hilda tem: ajudar animais selvagens, aldeias de elfos exiladas, duendes perdidos e pessoas em perigo. Ajudar é uma das palavras chaves de Hilda, e uma das lições mais importantes do desenho.

Hilda

Leia também:
>> [DESENHO] Saiba porquê você deveria assistir Gravity Falls!
>> [SÉRIES] O que podemos esperar de “O Mundo Sombrio de Sabrina”
>> [QUADRINHOS] Geektopia vai lançar “Archie Mundo dos Mortos”

Outra mensagem legal de Hilda é sobre adaptação e mudança. Durante a série, temos várias situações que mostram que a adaptação e as mudanças podem acontecer e que as coisas podem continuar sendo boas. Apesar de ser um espírito livre e amar se aventurar, Hilda acaba percebendo que os planos da Frida e que os pés no chão de David são necessários. Os três acabam encontrando na união uma forma de passar pela infância e por vários processos de transformação provocados por eles, e como o mundo exterior pode afetar esses processos.

Outra situação interessante é como a mãe de Hilda tem problemas para encontrar emprego como designer. Ela acaba trabalhando em um temporário em uma loja de ferragens e precisa se adaptar a isso. Hilda não entende porque a mãe já não ocupa a bancada de desenho que tanto gostava. A personagem de Johanna é uma mulher forte que cuida da filha e da casa, além de seguir uma carreira como freelancer, ela conversa sinceramente com a filha e não esconde dela as dificuldades da vida. Mesmo que seja difícil controlar os impulsos de Hilda de vez em quando, Johanna confia na filha e sabe que ela sempre faz o melhor que pode, sem pressionar que ela seja a melhor aluna da turma, e até passa a compreender o desejo de Hilda de estar entre as criaturas mágicas acima de qualquer coisa.

Hilda

A animação está ótima, com diversas cenas divertidas, acontecimentos engraçados e lições valiosas. Apesar de ser uma animação infantil, Hilda é necessária e significativa para todas as idades. A cidade de Trolburgo é bastante representativa, com personagens de todas as idades, gêneros e nacionalidades andando pelas ruas.

O quadrinho de Hilda foi lançado aqui no Brasil pela Companhia das Letras e ambos os volumes lançados até agora receberam resenha no site: Hilda e o Toll: Liberdade, imaginação e aventura! e Hilda e o Gigante: a importância de se aceitar o diferente.

Confira o trailer abaixo de Hilda:

Escrito por:

52 Textos

Formada em História, escreve e pesquisa sobre terror. Tem um afeto especial por filmes dos anos 1980, vampiros do século XIX e ler tomando um café quentinho.
Veja todos os textos
Follow Me :