[ENTREVISTA] Júri Jovem da Mostra de Tiradentes fala sobre a experiência de compor um júri só com mulheres

[ENTREVISTA] Júri Jovem da Mostra de Tiradentes fala sobre a experiência de compor um júri só com mulheres

Entrevistamos as integrantes do JÚRI JOVEM da 22ª Mostra de Cinema de Tiradentes. Pela primeira vez, formado exclusivamente por mulheres, as juradas avaliaram as produções da Mostra Olhos Livres e elegeram o filme “PARQUE OESTE“, dirigido por Fabiana Assis, como o melhor longa-metragem da competição.

O júri é composto por estudantes de até 24 anos de idade. São elas: Beatriz Diamico Praça, Izabela Santiago Silva, Larissa de Freitas Muniz, Maria Eduarda Gambogi e Iakima Delamare. “Parque Oeste” resgata imagens de um ataque da Polícia Militar de Goiânia em 2005 para destruir uma ocupação urbana e tem em Eronilde Silva Nascimento a protagonista, não apenas do filme, mas também na reconstrução da comunidade. 

Na justificativa pela escolha, as integrantes do Júri Jovem defenderam o “cuidado e dignidade de se filmar o sofrimento, sem suavizar o horrível de suas imagens, ou nele se estagnar, por mostrar um futuro a ser construído por corpos que, mesmo atravessados pelo risco constante do presente, seguem adiante, e por ressoar o tremor da vida que resiste, sempre, porque essa é sua única possibilidade”.

Confira abaixo a entrevista do Júri Jovem:

Veja também a entrevista de Fabiana Assis, diretora de “Paque Oeste”, e sua protagonista Eronilde Nascimento:

>> Confira aqui mais sobre a 22ª Mostra de Tiradentes!

Escrito por:

120 Textos

Aquariana, mora no Rio de Janeiro, graduada em Ciências Sociais e em Direito, com mestrado em Sociologia e Antropologia pelo PPGSA/UFRJ, curadora do Cineclube Delas, colaboradora do Podcast Feito por Elas, integrante da #partidA e das Elviras - Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema. Obcecada por filmes e livros, ainda consegue ver séries de TV e peças teatrais nas horas vagas.
Veja todos os textos
Follow Me :