Festival Varilux de Cinema Francês exibirá diversos filmes com protagonistas femininas!

Festival Varilux de Cinema Francês exibirá diversos filmes com protagonistas femininas!

O Festival Varilux de Cinema Francês acontece de 6 a 19 de junho em todo país, trazendo para o público brasileiro a recente safra da cinematografia francesa. No ano em que completa dez anos, o Varilux irá ultrapassar a marca de um milhão de espectadores.

O Festival Varilux de 2010 foi realizado em nove cidades, exibido em 11 salas de cinema e visto por cerca de 25 mil pessoas. Nove anos depois, em 2018, atingiu quase todo o Brasil, tendo passado por 88 municípios, 118 salas e consumido por um público de 172 mil pessoas de todas as idades. Os longas-metragens programados se destinam tanto a adultos quanto jovens e crianças. E neste ano, o Festival trouxe uma repleta variedade de histórias com protagonistas femininas!

Confira abaixo parte da programação do Festival Varilux deste ano:

BOAS INTENÇÕES

Festival Varilux
Cena do filme “Boas Intenções”/Festival Varilux de Cinema Francês (divulgação)

Direção: Gilles Legrand
Com Agnès Jaoui, Alban Ivanov, Tim Seyfi
2018 – Comédia dramática – 1h40

Sinopse: Sempre envolvida em uma série de trabalhos humanitários, Isabelle, professora de francês, vê-se em concorrência no centro social no qual trabalha. Ela vai então levar seus alunos a fazerem um curso inusitado de alfabetização.

FILHAS DO SOL

Filhas do Sol, Festival Varilux
Cena do filme “Filhas do Sol”/Festival Varilux de Cinema Francês (divulgação)

Direção: Eva Husson
Com Golshifteh Farahani, Emmanuelle Bercot
2018 – Drama – 1h55

Sinopse: Bahar é a comandante das Filhas do Sol, um batalhão composto apenas por mulheres curdas que atua ofensivamente na guerra do Curdistão. Ela e as suas soldadas estão prestes a entrar na cidade de Gordyene, local onde Bahar foi capturada uma vez no passado. Mathilde é uma jornalista francesa que está acompanhando o batalhão durante o ataque. O encontro entre as duas mulheres, dentro do cenário caótico que as cercam, irá mudar a vida de ambas permanentemente.

FINALMENTE LIVRES

Festival Varilux
Cena do filme “Finalmente Livres”/Festival Varilux de Cinema Francês (divulgação)

Direção: Pierre Salvadori
Com Adèle Haenel, Pio Marmai, Audrey Tautou, Damien Bonnard
2018 – Comédia – 1h47

Sinopse: Yvonne, jovem inspetora de polícia, descobre que o marido, o capitão Santi, herói local morto em combate, não era o policial corajoso e íntegro que ela pensava, mas um verdadeiro bandido. Determinada a reparar os erros cometidos por ele, Yvonne cruza o caminho de Antoine, injustamente preso por Santi durante oito longos anos.

INOCÊNCIA ROUBADA

Inocência Roubada, Festival Varilux
Cena do filme “Inocência Roubada”/Festival Varilux de Cinema Francês (divulgação)

Direção: Andréa Bescond e Eric Métayer
Com Andréa Bescond, Karin Viard, Clovis Cornillac, Pierre Deladonchamps
2018 – Drama – 1h43

Sinopse: Odette tem 8 anos, ela adora dançar e desenhar. Por que desconfiaria de um amigo dos pais que propõe a ela “brincar de cócegas”? Adulta, Odette dança sua ira, libera sua palavra e abraça a vida.

Meu Bebê

Festival Varilux
Cena do filme “Meu Bebê”/Festival Varilux de Cinema Francês (divulgação)

Direção: Lisa Azuelos
Com Sandrine Kiberlain, Thaïs Alessandrin, Victor Belmondo
2019 – Comédia dramática – 1h27

Sinopse: Héloïse é mãe de três filhos. Jade, sua “caçulinha”, acabou de fazer 18 anos e vai sair do ninho para continuar seus estudos no Canadá. Héloïse se lembra dos momentos compartilhados, de uma terna e profunda relação mãe-filha e antecipa tanto a partida que vai se esquecer de viver o presente.

https://www.youtube.com/watch?v=JD-4tyMyxXs

QUEM VOCÊ PENSA QUE SOU

Quem você pensa que eu sou
Cena do filme “Quem você pensa que eu sou”/Festival Varilux de Cinema Francês (divulgação)

Direção: Safy Nebbou
Com Juliette Binoche, François Civil, Nicole Garcia
2019 – Drama – 1h41

Sinopse: Abandonada pelo marido, Claire Millaud, de 50 anos, decide criar um perfil falso em uma rede social. Lá, ela atende por Clara, uma bela jovem de 24 anos. O avatar interage com o jovem Alex, que acaba se apaixonando por ela enquanto Claire, por trás das telas, também começa a ama-lo e ficar viciada, sem saber como se desfazer da própria mentira.

https://www.youtube.com/watch?v=Gze-UpqYal8

A REVOLUÇÃO EM PARIS

A Revolução em Paris
Cena do filme “A Revolução em Paris”/Festival Varilux de Cinema Francês (divulgação)

Direção: Pierre Schoeller
Com Gaspard Ulliel, Adèle Haenel, Olivier Gourmet, Louis Garrel, Izïa Higelin, Noémie Lvovsky, Laurent Lafitte
2018 – Drama histórico – 2h01

Sinopse: Em 1789, sob o reinado de Luís XVI, o povo francês rebela-se contra a monarquia e exige uma transformação na sociedade baseada nos princípios de liberdade, igualdade e fraternidade. A Revolução em Paris, cruza os destinos de homens e de mulheres comuns com figuras históricas. No coração da história, há o destino do rei e o surgimento da República.

https://www.youtube.com/watch?v=Z5crTOAgrc0

GRAÇAS A DEUS

Graças a Deus
Cena do filme “Graças a Deus”/Festival Varilux de Cinema Francês (divulgação)

Direção: François Ozon
Com Melvil Poupaud, Denis Ménochet, Swann Arlaud
2019 – Drama – 2h17

Sinopse: Alexandre, pai de família, descobre, por acaso, que o padre que abusou dele enquanto era escoteiro ainda prega junto às crianças. Ele inicia, então, um combate, ao qual se juntam, rapidamente, François e Emmanuel, também vítimas do padre, para “liberar a palavra” sobre o que sofreram e criam um grupo de apoio para aumentar a pressão na justiça por providências.

Vencedor do Urso de Prata no Festival de Berlim neste ano, o filme tem como base a história real que conduziu à condenação do cardeal francês Philippe Barbarin.

Confira aqui a programação completa e as respectivas cidades que exibirão o Festival!

Escrito por:

289 Textos

Fundadora e editora-chefe do Delirium Nerd. Revisora. Apaixonada por gatos, café, cinema do oriente médio, quadrinhos e animações japonesas. Ouve muito Harry Styles e cantoras melancólicas.
Todos os textos
Follow Me :