“Premonição 6: Laços de Sangue” e a personagem que mudou o mito da franquia

“Premonição 6: Laços de Sangue” e a personagem que mudou o mito da franquia

Premonição 6: Laços de Sangue é o sexto filme da franquia que a traz de volta depois de 14 anos inativa e prometia chegar com novidades. Dessa vez, não acompanhamos um grupo de jovens sofrendo acidentes bizarros depois de terem uma visão, agora os personagens são uma família perseguida pela Morte por causa da premonição da avó 50 anos atrás.

Iris (Brec Bassinger/Gabrielle Rose) é a personagem que tem o potencial de mudar todo o mito da franquia, ponto central na teoria de que todos os filmes de Premonição, na verdade, estão diretamente ligados uns aos outros e são pequenos pedaços de um todo. E tudo começou, como geralmente é, com uma mãe.

Iris (Brec Bassinger) salva centenas de pessoas com sua premonição.
Iris (Brec Bassinger) salva centenas de pessoas com sua premonição | Imagem: Divulgação

O texto a seguir apresenta spoilers de Premonição: Laços de Sangue

O desastre da torre em Premonição 6: Laços de Sangue

A cena de abertura de Premonição 6: Laços de Sangue apresenta ao público Iris, uma jovem que recém descobriu sua gravidez, indo à festa de inauguração de um restaurante que fica no topo de um prédio de mais de 150 metros de altura. Lá, ela tem uma visão que mostra todo o prédio desmoronando depois de uma explosão que causaria a morte de todos os presentes. 

Desesperada, ela avisa a todos o que vai acontecer, a tempo de impedir todo o desastre, salvando a vida de centenas de pessoas. Mas a Morte não iria descansar enquanto os sobreviventes ainda estivessem vivos.

A partir daquele dia, pelos próximos 50 anos, as pessoas que deveriam ter morrido no desastre da torre se encontravam em acidentes inexplicáveis, não apenas eles, mas seus filhos e netos que nunca deveriam ter nascido também.

Depois da morte do marido – que também estava na torre – Iris começa a perceber o padrão e entende o plano da Morte. Com dois filhos pequenos para cuidar sozinha e sabendo que a Morte um dia chegaria até eles, ela se tornou obcecada em aprender os padrões para evitar os acidentes bizarros. Porém, em sua obsessão, seus filhos foram prejudicados. Criados trancados em casa e temendo a Morte, eles cortaram contato com a mãe depois de adultos.

Depois de sua premonição, Iris fica obcecada com a Morte.
Depois de sua premonição, Iris fica obcecada com a Morte | Imagem: Divulgação

Mas a distância não impediu a Morte – um ser consciente e onipresente na franquia – a chegar até eles, e, depois da morte de Iris, um a um toda sua linhagem chega ao fim.

A teoria de Iris

Premonição: Laços de Sangue deixa espaço aberto para os os fãs especularem que todos os personagens dos filmes anteriores, na verdade, eram descendentes dos sobreviventes do desastre da torre, que nunca aconteceu por causa da visão de Iris.

Seguindo essa teoria, todos ou apenas alguns dos personagens que conhecemos podem ser descendentes, e a Morte os colocou no caminho daqueles desastres quando chegou sua vez de morrer. Isso conecta todos os filmes (menos Premonição 2, cujo acidente é causado pelos eventos do primeiro filme) ao colocar parte dos personagens como vítimas por causa da premonição de Iris.

A personagem que conecta tudo

O grande poder de Premonição 6: Laços de Sangue, e onde ele realmente se destaca entre todos os outros filmes é a personagem Iris. Ao perceber os planos da Morte, ela estudou todos os acontecimentos, começando com recortes de jornal contendo as notícias sobre os acidentes dos outros sobreviventes, e chegando até mesmo a compreender o padrão matemático nos eventos da Morte.

Família de Iris descobre que a “insanidade” da avó era justificada | Imagem: Divulgação

É a primeira vez na franquia que um personagem consegue prever os acidentes usando lógica e cálculos, e não dependendo das visões inexplicáveis. Iris viu ordem onde antes era apenas caos, e mudou o curso da franquia com suas descobertas, graças às informações contidas em seu livro, sua neta foi capaz de compreender sua nova realidade e usou os métodos da avó para proteger sua família – ou pelo menos tentar.

Leia também: O Homem do Saco: o terror da paternidade toma forma em uma lenda urbana

Iris se destaca entre os montantes de personagens jovens

Apesar de não ser protagonista do filme e ter poucas cenas em tela, Iris é a personagem mais relevante de Premonição: Laços de Sangue. É por causa de sua visão que tudo acontece, é graças aos seus conhecimentos que os personagens conseguem sobreviver até o final do filme e é a sua morte que dá início aos eventos.

Iris tentou ensinar seus filhos a acreditarem nos planos da Morte e evitá-los, mas quando eles vão embora e acreditam que ela é clinicamente insana, ela entende que só há uma forma de proteger sua família.

A Morte, em Premonição, segue sua lista à risca, ela vai atrás dos sobreviventes na ordem que deveriam ter morrido no desastre que foi impedido. Iris era a penúltima e ela sabia que a Morte só iria atrás de seus filhos e netos depois de passar por ela. Por isso, ela escolheu sacrificar sua liberdade e bem-estar para que a Morte ficasse presa nela e deixasse seus filhos em paz.

Barricada em uma cabana afastada, cercada de armadilhas mortais para que nada nem ninguém conseguisse entrar, Iris vivia trancada sem ter pisado fora da casa há anos, porque ela sabia que lá fora levaria minutos para a Morte a pegar, mas do lado de dentro ela tinha o controle.

Iris (Gabrielle Rose) com o livro onde anotou todo seu conhecimento sobre a Morte.
Iris (Gabrielle Rose) com o livro onde anotou todo seu conhecimento sobre a Morte | Imagem: Divulgação

Uma colega da Morte

Quando sua neta a visita, vemos que ela fala com a Morte como se ela estivesse ali o tempo todo, e sabemos que realmente está, atenta a todos os momentos esperando uma chance de pegar Iris desprevenida, agindo quase como uma colega de quarto indesejada.

Iris é a única personagem, fora William Bludworth (interpretado pelo saudoso Tony Todd), que tem uma relação próxima com a Morte, e em Premonição: Laços de Sangue descobrimos que tudo que William sabe sobre a Morte, ele aprendeu com Iris, já que ele teria sido o último a morrer no desastre da torre.

Iris se destaca na franquia por ser a personagem que mais compreende os planos da Morte, que a vê pelo que realmente é, um ser consciente e metódico; ela foi a única a enxergar os padrões de forma que tornasse os acidentes bizarros previsíveis e conseguiu se manter a salvo por anos, efetivamente protegendo sua família mesmo que eles não a respeitassem.

Leia também: Estrelas negras que brilham no escuro!

A Morte não pegou Iris, ela se entregou

Porém, mesmo conseguindo evitar os acidentes, a morte é inevitável e Iris estava com câncer terminal, em questão de meses morreria na segurança de sua casa e a Morte seguiria para sua família. Por isso, ao ser visitada por sua neta, usou isso como uma oportunidade de ensinar tudo a ela para que pudesse os proteger. Quando ela não acredita, Iris faz a única coisa que pode para provar que fala a verdade: ela sai de sua casa e permite que a Morte a alcance na frente de sua neta.

Família de Iris em seu enterro | Imagem: Divulgação

Iris salvou a vida de centenas de pessoas ao ter sua visão quando era nova, perdeu seu marido jovem e passou a estudar a Morte para cuidar de seus filhos. Quando seus ensinamentos não foram o suficiente para protegê-los, ela se voluntariou para uma vida de isolamento e prisão domiciliar, sacrificando a possibilidade de uma vida por sua família.

Quando nem isso era mais o suficiente, permitiu que a Morte a levasse de forma brutal para que sua partida pudesse agir como uma prova e um alerta à sua família, dando a eles acesso ao seu conhecimento para que se salvassem como ela fez.

Um marco na franquia

Iris é de longe a personagem mais resiliente e inteligente de toda a franquia, não apenas quebrou o código da Morte como a manteve presa por anos. Adquirindo conhecimento que foi passado aos personagens dos outros filmes através de William – conhecimento esse que salvou a vida de Kimberly em Premonição 2. 

Ela aterrorizou seus filhos desde pequenos com sua obsessão, e não conseguiu encontrar uma forma simples de enganar a Morte, o que levou ao seu fim e o de sua família. Mas desde sua premonição, Iris dedicou sua vida e sanidade para proteger sua família, ajudando muitas pessoas com suas descobertas.

Mesmo que no fim a Morte sempre vença, Iris foi uma adversária à altura e elevou o padrão dos personagens de Premonição a mais do que apenas jovens paranoicos.

Escrito por:

6 Textos

Apresentadora da Ala Secreta, uma comunidade no Youtube onde fãs de Terror podem compartilhar sua paixão e aprender mais sobre o gênero.
Veja todos os textos
Follow Me :