Estrelas negras que brilham no escuro!

Estrelas negras que brilham no escuro!

Muitos filmes de terror populares têm protagonistas brancos, mas é importante reconhecer que o gênero também incorporou protagonistas e histórias negras, contribuindo significativamente para a riqueza e diversidade das narrativas de horror.

Esses protagonistas não apenas enfrentam criaturas assustadoras na tela, mas também desafiam preconceitos arraigados na indústria do entretenimento.

Aqui estão alguns desses filmes e séries de terror envolventes, com personagens negros no centro da ação, que não são as primeiras vítimas a morrer no início da trama!

Na companhia do medo – 2003

Halle Berry em Na Companhia do Medo (2003)
Halle Berry no filme Na Companhia do Medo | Imagem: reprodução

Protagonizado por Halle Berry, o filme retrata Miranda Grey, uma psiquiatra criminal perturbada pelo espírito de uma jovem que morreu tragicamente.

Miranda acorda na ala de psiquiatria acusada de assassinar brutalmente o marido, sem saber o motivo. Confusa e desconfiando de sua sanidade, ela conta com a ajuda do colega de trabalho Pete Graham (Robert Downey Jr) e relembra os fatos e acontecimentos sombrios da fatídica noite.

Disponível na HBO Max, o filme oferece todos os elementos de um bom terror: espíritos vingativos, cenas intensas, mediunidade e o clássico hospício. Além disso, aborda temas perturbadores como abuso sexual, descredibilização da mulher e doenças mentais pós-trauma. Uma escolha ideal para uma noite de terror intensa!

Nós – 2019

Cartaz do filme "Nós"
Cartaz do filme Nós | Imagem: reprodução

O filme de Jordan Peele começa de forma morna e confusa, sem revelar claramente para onde está indo. No entanto, esquenta durante a invasão na casa da família que buscava um final de semana tranquilo na Califórnia.

Em Nós, pessoas duplicadas surgem tentando matar seus sósias e assumir seus lugares na sociedade. Enquanto a família luta pela sobrevivência e busca entender o porquê, flashes do passado de Adelaide (Lupita Nyong’o) revelam os eventos que originaram as cópias.

Reviravoltas e planos de conspiração mirabolantes são elaborados por Red, a verdadeira Adelaide. Sustos, cenas em parque de diversões à noite, sala de espelhos assombrada e a ameaça de uma cópia tentando assumir seu lugar tornam o filme perturbador.

O final pode decepcionar quem prefere conclusões claras. Entretanto, este não é o estilo do diretor, conhecido por seus finais subentendidos, com uma boa pitada de crítica social e elementos utópicos.

 “O monstro sempre é o Outro: a outra cultura, o outro país, o outro espectro político, a outra religião, o outro gênero.” – Lupita Nyong’o para a Entertainment Weekly

Pesquisa Google sobre filme "Nós"
Imagem: print de pesquisa no Google

Último fato curioso: ao pesquisar o filme no Google, antes você encontrava um mini doodle mostrando pessoas de mãos dadas e tesouras, referindo-se ao final do longa.

A Lenda de Candyman – 2021

A Lenda de Candyman
A Lenda de Candyman | Imagem: reprodução

A versão mais popular da verdadeira lenda de Candyman é: 

“Um escravo negro que se apaixona pela filha branca de seu ‘dono’. Ao ver que esse amor era correspondido, o senhorio manda matar o escravo. Esse tenta fugir, e na fuga é atacado pelos feitores que lhe cortam a mão, o amarram ao tronco, e jogam uma colmeia de abelhas nele. 

Diante dessa cena, o escravo ferido, cheio de mel e abelhas matando-o aos poucos, os feitores e alguns escravos ainda passam pelo homem tirando sarro de sua situação. As últimas palavras que o homem escutou antes de morrer foram as risadas maldosas gritando ‘Candyman’ cinco vezes até ele finalmente falecer.

Como toda morte trágica, o espírito do escravo volta literalmente na força do ódio para matar todos os que o chamam cinco vezes na frente do espelho.”

Tonny Tood como Candyman
Tonny Tood como Candyman | Imagem: reprodução

Corta para tempos atuais onde quase ninguém mais acredita em lendas e mitos. E o artista Anthony McCoy (Yahya Abdul-Mateen III) buscando inspiração, tem a brilhante ideia de basear sua próxima obra nos contos de Candyman.

Corta para os tempos atuais, onde poucos acreditam em lendas e mitos.

Em A Lenda de Candyman, filme de Nia DaCosta, o artista Anthony McCoy (Yahya Abdul-Mateen III) busca inspiração e decide basear sua próxima obra nos contos de Candyman.

E o resultado é previsível: um excelente filme de terror inspirado em lendas urbanas!

Fantasmas e Cia – 2023

Fantasmas e Cia: Netflix
Fantasmas e Cia | Imagem: reprodução Netflix

Fantasmas e Cia é quase um filme para a família, daqueles que poderiam facilmente estar no catálogo da Disney+ para o público infanto-juvenil. Aborda temas típicos como relação pai e filho, dificuldades financeiras, familiares e conflitos adolescentes.

A diversão começa quando Kevin (Jahi Di’Allo Winston), o caçula da família, faz contato com o espírito que assombra sua nova casa, Ernest (David Harbour de Stranger Things), e criam um laço de amizade de forma bem humorada.

O filme retrata de forma interessante como um espírito de casa mal assombrada seria tratado nesta década. Ernest vira meme, tem canais no YouTube dedicados ao caso, a família se torna tendência nos programas paranormais da internet, e o espírito vira até crush! 

Quando parece que não vai acontecer mais nada, Kevin decide ajudar seu amigo fantasma a fazer a passagem. A trama se aprofunda quando eles partem em busca da verdade sobre a morte de Ernest e o motivo dele estar ali.

A descoberta atrai a atenção da CIA, que segue as crianças e Ernest na jornada. Os motivos do assassinato criam um clima sinistro no filme, mas a resolução do caso deixa o coração mais leve.

Lovecraft Country – 1ª temporada – 2020

Especial de Halloween - Lovecraft Country (Imagem: reprodução)
Lovecraft Country | Imagem: reprodução

Lovecraft Country é uma série de terror perfeita! Importante destacar que não é uma adaptação fiel da obra de H.P. Lovecraft, mas sim uma inspiração.

A primeira temporada tem 10 episódios com um formato dinâmico. Cada episódio apresenta um protagonista diferente, embora compartilhem a mesma história final.

Ao representar estilos variados de horror em cada episódio, incluindo casa mal assombrada, body horror e ficção científica, a série proporciona uma experiência diversificada.

Além disso, aborda temas de crítica social e cenas de puro racismo, tornando-se um verdadeiro terror para assistir.

Atualmente, não há previsão para uma segunda temporada, mas a série merece muito ser maratonada!

O terror negro do momento: Jordan Peele!

Jordan Peele (Imagem: reprodução)
Jordan Peele | Imagem: reprodução

Não é por acaso que três das indicações hoje têm direção ou roteiro de Jordan. Talvez você não se lembre, mas ele começou a carreira como ator no humor, em alguns filmes de comédia, dublagens e programas de TV como Mad TV.

Jordan virou diretor em Corra!, pelo qual ganhou o prêmio de Melhor Roteiro Original do Critics’ Choice, e desde então não parou mais.

Reconhecer um filme de Jordan não é difícil: elenco principal negro, críticas sociais e um suspense envolvente. Ele destaca o protagonismo de atrizes e atores afrodescendentes, ampliando o espaço para nossas estrelas negras brilharem!

Escrito por:

7 Textos

Produtora de conteúdo para web que combina conhecimento técnico com criatividade e muita nerdice. Contribuindo para a produção, revisão e atualização de artigos.
Veja todos os textos
Follow Me :