Rosa de Versalhes: intrigas, romance e revolução na França do século XVIII

Rosa de Versalhes: intrigas, romance e revolução na França do século XVIII

Escrito e desenhado por Riyoko Ikeda, Rosa de Versalhes é um mangá Shoujo publicado no Japão em 1972, voltado para o público feminino. Narra a história da ascensão e queda de Maria Antonieta, desde sua chegada à França até sua morte durante a Revolução Francesa.

Leia também >> Nem princesas, nem bruxas: a representação feminina em Revolutionary Girl Utena

Maria Antonieta e Oscar de Jarjayes em Rosa de Versalhes

A JBC publicou a obra no Brasil em 5 volumes, inicialmente focando em Maria Antonieta e sua delicada adaptação à corte francesa. Nos primeiros capítulos, os leitores conhecem a etiqueta da nobreza francesa, seus hábitos, costumes e tradições.

Maria Antonieta sendo informada que irá se casar com o Delfim Luís, futuro Rei da França
Chegada de Maria Antonieta em Paris, sendo cumprimentada por Luís XV, atual Rei da França - cena do mangá "Rosa de Versalhes"
Chegada de Maria Antonieta em Paris, sendo cumprimentada por Luís XV, atual Rei da França

Com o passar do tempo, outros personagens entram em cena, destacando-se a belíssima Oscar de Jarjayes, capitã da guarda real. Ela veste-se como homem e rouba a cena no mangá com suas reflexões e dificuldades: tem um nome masculino e foi criada como homem pelo pai.

No entanto, Oscar continua “feminina”, atraente e cheia de pretendentes, especialmente seu amigo de infância, André, com quem desenvolve uma relação bonita, amadurecendo ao longo da história. Oscar é uma personagem forte, que enfrenta desafios ao liderar a guarda real e lidar com homens que às vezes a desrespeitam por conta de seu gênero.

Oscar Jarjayes conhecendo Maria Antonieta
Oscar Jarjayes conhecendo Maria Antonieta

França antes da Revolução Francesa

Com o desenrolar dos capítulos, os leitores são imersos nas questões da França pré-revolucionária, onde as disparidades sociais eram gritantes: a maioria da população vivia na miséria, enquanto os nobres desfrutavam de luxo e festividades, principalmente no Palácio de Versalhes, uma verdadeira cidade próxima a Paris.

O traço do mangá é delicado e apresenta uma arte belíssima! As expressões dos personagens, com olhos brilhantes e detalhes marcantes, elevam ainda mais a leitura.

O clima varia entre momentos de comédia, drama, intrigas e romance, fazendo com que os leitores se envolvam profundamente na trama. Suspiros serão inevitáveis, especialmente diante das paixões e dúvidas de Oscar.

Leia também >> 10 mulheres mangakás para iniciar no universo dos quadrinhos japoneses

Oscar revelando seus sentimentos a André | Cena de "Rosa de Versalhes"
Oscar revelando seus sentimentos a André
Oscar e André em "Rosa de Versalhes", mangá de Riyoko Ikeda
Oscar e André

Mesmo cientes do destino de Maria Antonieta e do Rei Luís XVI, ainda nos encontramos apreensivos e angustiados conforme a Revolução Francesa se desenrola. Os desfechos dos personagens, sejam fictícios ou não, são marcados por intensidade e drama.

Rosa de Versalhes: conteúdo histórico importante e atual para o público brasileiro

O mangá quebrou barreiras em sua época e continua a desafiá-las atualmente, uma vez que o machismo e o sexismo ainda persistem, assim como os problemas econômicos e sociais.

Surpreendentemente, sua popularidade no Brasil é limitada, apesar de ser uma forma envolvente de aprender sobre o contexto histórico da França, especialmente o período pré-revolucionário. A leitura de Rosa de Versalhes instiga os leitores a buscar outras fontes para ampliar seu conhecimento sobre o tema.

Escrito por:

6 Textos

Gosto muito de ler, principalmente histórias em quadrinhos biográficas, jornalísticas e de ficção científica! Assisto desenhos, documentários e séries de ficção científica, como Star trek. Agora colaboradora da Editora Nemo!
Veja todos os textos
Follow Me :