Raina Telgemeier é uma quadrinista norte-americana que cresceu em São Francisco e se formou na Escola de Artes Visuais em Nova York. Suas histórias em quadrinhos abordam temas infantojuvenis, como em Fantasmas e Drama, além de obras autobiográficas, como Coragem e Sorria.
1) Coragem
Início da terapia
Para lidar com todo esse nervosismo, os pais dela foram muito compreensivos, sábios e a levaram para terapia!
No início, ela estava bastante relutante e não queria que ninguém soubesse disso, pois achava que era algo de “doido” ou algo do tipo, mas com o passar do tempo começou a gostar e a melhorar sua timidez e nervosismo excessivo.
O gibi é todo colorido e muito bonito, pois também mostra as questões de outras colegas da turma dela, não sendo apenas focado nos problemas da autora. É uma leitura leve e agradabilíssima!
2) Fantasmas
Nessa maravilhosa HQ, conhecemos Cat, que precisa mudar de cidade com sua família porque sua irmã mais nova, Maya, tem fibrose cística: uma doença que afeta os pulmões e a digestão, e não tem cura.
Essa nova cidade é bem peculiar: além de ter um clima mais propício para quem tem dificuldades respiratórias, ela também tem fantasmas! A população local lida com eles de forma bem natural: interagem e são acolhidos como parte do cotidiano local e das relações afetivas.
Cotidiano com fibrose cística
Cat tem que lidar com a nova cidade, escola, amizades, o imenso medo que ela tem dos fantasmas que vivem ali, e com o receio de sua irmã ter algum tipo de crise e piorar o estado de saúde, já tão frágil.
3) Drama
A adolescente Callie participa do clube de Teatro da escola e leva essa atividade muito a sério. Está sempre envolvida com os cenários e organização da peça como um todo.
A HQ trabalha bastante as relações de amizades, novas e antigas, que vão se entrelaçando quando uma nova peça vai estrear e há todo um trabalho de seleção de atores e organização da estrutura.