Raina Telgemeier: histórias em quadrinhos sobre saúde mental, empatia e amizade!

Raina Telgemeier: histórias em quadrinhos sobre saúde mental, empatia e amizade!

Raina Telgemeier é uma quadrinista norte-americana que cresceu em São Francisco e se formou na Escola de Artes Visuais em Nova York. Suas histórias em quadrinhos abordam temas infantojuvenis, como em Fantasmas e Drama, além de obras autobiográficas, como Coragem e Sorria.

Com pelo menos quatro de suas obras publicadas no Brasil, Raina tem um estilo de escrita super agradável, com cores vibrantes, que cativa o leitor e o mantém envolvido até o final da história. Seguem algumas de suas obras:

1) Coragem

Neste gibi autobiográfico, Raina conta a história de quando ela era uma pré-adolescente bastante tímida e sofria muito com ansiedade, que chegava a causar vômitos e outros problemas intestinais. Ela chegava a passar mal só de pensar que poderia se contaminar com alguém, adoecer e vomitar. Ela nem conseguia pensar ou falar na palavra “vômito”! Muita ansiedade!

Trecho da HQ "Coragem", de Raina Telgemeier
Trecho da HQ Coragem | Reprodução

Início da terapia

Para lidar com todo esse nervosismo, os pais dela foram muito compreensivos, sábios e a levaram para terapia!

No início, ela estava bastante relutante e não queria que ninguém soubesse disso, pois achava que era algo de “doido” ou algo do tipo, mas com o passar do tempo começou a gostar e a melhorar sua timidez e nervosismo excessivo.

Trecho de "Coragem", um quadrinho sobre ansiedade
Raina com vergonha de dizer as amigas que fazia terapia | Cena da HQ Coragem

O gibi é todo colorido e muito bonito, pois também mostra as questões de outras colegas da turma dela, não sendo apenas focado nos problemas da autora. É uma leitura leve e agradabilíssima!

2) Fantasmas

Nessa maravilhosa HQ, conhecemos Cat, que precisa mudar de cidade com sua família porque sua irmã mais nova, Maya, tem fibrose cística: uma doença que afeta os pulmões e a digestão, e não tem cura.

Trecho da HQ "Fantasmas", de Raina Telgemeier.
Trecho da HQ Fantasmas | Reprodução

Essa nova cidade é bem peculiar: além de ter um clima mais propício para quem tem dificuldades respiratórias, ela também tem fantasmas! A população local lida com eles de forma bem natural: interagem e são acolhidos como parte do cotidiano local e das relações afetivas.

Trecho da HQ "Fantasmas", de Raina Telgemeier.
Trecho da HQ Fantasmas | Reprodução

Cotidiano com fibrose cística

Cat tem que lidar com a nova cidade, escola, amizades, o imenso medo que ela tem dos fantasmas que vivem ali, e com o receio de sua irmã ter algum tipo de crise e piorar o estado de saúde, já tão frágil.

Inclusive, o leitor aprende bastante sobre como é o dia a dia de alguém que vive com fibrose cística: não apenas as expectativas, cuidados e progressão da doença, mas também como fica o emocional dos familiares que estão ao redor daquela criança tão amada.

São várias questões delicadas com as quais Cat tem que lidar, mas ela conta com a ajuda dos novos amigos de sua família, sempre muito amorosos. Uma bela e reflexiva história!

Cotidiano com fibrose cística na HQ "Fantasmas"
Irmã da Cat tomando oxigênio após uma crise | Cena da HQ Fantasmas
trecho da HQ "Fantasmas"
Trecho da HQ Fantasmas | Reprodução

3) Drama

A adolescente Callie participa do clube de Teatro da escola e leva essa atividade muito a sério. Está sempre envolvida com os cenários e organização da peça como um todo.

A HQ trabalha bastante as relações de amizades, novas e antigas, que vão se entrelaçando quando uma nova peça vai estrear e há todo um trabalho de seleção de atores e organização da estrutura.

Trecho da HQ "Drama", de Raina Telgemeier.

Além de aprendermos um pouco sobre como funcionam os bastidores desse tipo de evento, nos divertimos muito com as relações entre os atores e o restante da equipe que constituirá a peça, que são colegas da escola, mas não necessariamente se dão muito bem.

Paqueras não correspondidas, segredos, descobertas, novas amizades, autoconhecimento; enfim, são muitas emoções e verdadeiros “dramas” envolvidos nessa deliciosa HQ!

Trecho da HQ "Drama", de Raina Telgemeier.
Trechos da HQ Drama | Reprodução

Escrito por:

6 Textos

Gosto muito de ler, principalmente histórias em quadrinhos biográficas, jornalísticas e de ficção científica! Assisto desenhos, documentários e séries de ficção científica, como Star trek. Agora colaboradora da Editora Nemo!
Veja todos os textos
Follow Me :