Ariana Grande e o adeus gentil em “Eternal sunshine”

Ariana Grande e o adeus gentil em “Eternal sunshine”

Como posso saber se estou no relacionamento certo?

O sétimo álbum de Ariana Grande começa com um questionamento que não é respondido até sua última música. Considerado seu primeiro álbum conceitual, segundo a própria cantora, eternal sunshine é uma história agridoce sobre amor e perda. Cada uma das treze faixas é um capítulo que narra o processo de aceitação e despedida de um relacionamento.

Distante da ótica da mulher que deixa para trás e segue em frente de cabeça erguida, como Grande se mostra em thank u next, a artista dessa vez expõe feridas que, apesar de não estarem abertas, ainda machucam.

A dor, por sua vez, é acompanhada de um sentimento gentil que se agarra às boas memórias antes do término. Esses dois componentes são também os pilares do universo criado por Ariana Grande, inspirado fortemente pelo filme Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (Eternal Sunshine of the Spotless Mind).

Eternal sunshine e o esquecimento como fuga

Foto promocional de "eternal sunshine", novo álbum de Ariana Grande
Foto promocional de “eternal sunshine” | Imagem: reprodução

O nome do álbum é uma referência direta ao famoso drama estrelado por Jim Carrey e Kate Winslet. No filme, o casal Joel e Clementine vive um relacionamento tumultuado que culmina em ambas as partes submetidas a um procedimento médico para apagar as memórias um do outro.

“É interessante porque as pessoas escutam [o termo eternal sunshine] e obviamente pensam em algo otimista, mas o ponto é a ironia do que significa: o brilho eterno de uma mente sem lembranças (eternal sunshine of the spotless mind) é como se a ignorância fosse uma bênção. Apagar tudo o que foi ruim e manter a brisa eterna, o raio de sol eterno. Mas é muito triste”, Ariana Grande em entrevista ao Zach Sang Show.

Essa ironia apontada por Grande ainda pode ser observada no contraste entre a sonoridade do álbum, que abusa de elementos do R&B e batidas animadas, ao mesmo tempo que é carregado por versos melancólicos.

A intro end of the world abre o disco com a incerteza de se estar no relacionamento correto, sendo seguida por bye, faixa que celebra o adeus de uma forma gentil, sem deixar de dar crédito pelos bons momentos e pelas tentativas.

Já a canção seguinte, don’t wanna break up again, é uma espécie de ressaca de um eu lírico inconformado com a separação e a falta de empenho da outra pessoa. “Apenas um beijo de despedida com lágrimas nos olhos. Espero que você não se arrependa de mim. Espero que você ainda pense com carinho em nossa pequena vida”, diz a letra da canção.

O apego as memórias

Em Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças, durante o processo de apagar suas memórias, Joel revisita momentos de seu relacionamento com Clementine e se dá conta do valor dessas lembranças, ainda que dolorosas.

O videoclipe de we can’t be friends, lançado junto do álbum, mostra Ariana Grande neste mesmo cenário. O vídeo ilustra lembranças de um relacionamento feliz, com várias referências ao filme, inclusive a famosa cena de Joel e Clementine fazendo anjos de neve.

Ariana Grande e Evan Peters no MV de "we can't be friends"
Ariana Grande e Evan Peters no MV de “we can’t be friends”
Gradualmente as memórias vão sendo substituídas por outras e removendo seu parceiro completamente. Enquanto sua mente está sendo apagada, assim como Joel, a personagem de Ariana percebe o papel que elas desempenharam em sua vida e decide não apagá-las completamente. A letra da canção, segundo a artista, foi feita intencionalmente para cada ouvinte poder se identificar ou interpretá-la da forma que preferir.

Leia também >> Porquê “Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças” pode não ser sobre um romance saudável

Apesar da narrativa sobre o término e seus desdobramentos, não faltou espaço para outras temáticas. Yes, and?, o primeiro e único single divulgado antes do lançamento do álbum, é a mais destoante delas.

Sua letra ressalta que todos estamos experimentando a mesma jornada, mas de formas diferentes, e que se importar com o que os outros dizem não é uma boa ideia. De certa forma, é uma resposta às críticas que Ariana enfrenta desde o início de sua carreira, que vão desde sua aparência até sua voz e comportamento.

A resposta

Toda a sentimentalidade e, principalmente, a capacidade de saber dizer adeus com gentileza quando as coisas não estão corretas fazem do eternal sunshine o álbum mais humano de Ariana Grande.

Foto promocional de "eternal sunshine"
Foto promocional de “eternal sunshine” | Imagem: reprodução

Estar vulnerável sem saber o que vem depois, incerta do rompimento e ainda otimista no amor são características que demonstram que está tudo bem sair abalada de uma relação. E que, apesar da dor, as memórias construídas e a transparência são o mais importante no fim de tudo.

É finalmente em ordinary things, a canção mais otimista do álbum, que as respostas para as perguntas presentes na primeira faixa são respondidas. Não por Ariana Grande, mas por sua avó, que encerra o álbum com um conselho valioso:

“Nunca vá para a cama sem dar um beijo de boa noite. Essa é a pior coisa a se fazer, nunca faça isso. E se você não puder, se não se sentir confortável fazendo isso, você está no lugar errado. Saia daí.”

Escrito por:

8 Textos

Fangirl e fanfiqueira desde que me entendo por gente. Estudante de jornalismo e apreciadora de cachorrinhos, crochê e outras coisas fofas.
Veja todos os textos
Follow Me :