[LIVRO] Os Molambolengos, de Evangeline Lilly (resenha)

[LIVRO] Os Molambolengos, de Evangeline Lilly (resenha)

Molambolengos1-e1452023310920.jpg

Os Molambolengos é uma fábula infantil escrita por Evangeline Lilly e ilustrada por Johnny Fraser-Allen. Acompanhamos a história de uma garotinha chama Selma Sem Limites, que parece uma mistura dos traços de Alice No País das Maravilhas, Coraline e Dorothy Gale (O Mágico de Oz).

foto.jpg

Selma é uma garota esperta e mimada que encontra um parque de diversões sombrio e misterioso no meio do nada. Curiosa, resolve entrar e conhece criaturas feitas de trapos de tecidos, alfinetes e olhos de botões. Elas habitam uma espécie de teatro itinerante, são os exóticos Molambolengos. Costurados em formas imperfeitas dotando um aspecto asqueroso e assustador, Selma é apresentada a cada uma das nove criaturas, onde uma voz misteriosa narra suas personalidades.

Evangeline Lilly soube associar muito bem o conceito do bem e do mal nessa fábula, mostrando que crianças precisam enfrentar desde a infância, desafios e perdas para tornarem-se adultos mais solidários e pacientes. É um belo presente para crianças e adultos que desejam mergulhar no mundo da imaginação e ainda aprender uma importante lição.

A princípio, parece uma história comum, daquelas que ouvíamos quando éramos crianças. Cheias de seres misteriosos e assustadores que botavam medo em todo mundo. Fazendo as crianças terem pesadelos e olharem embaixo da cama antes de dormirem. Porém, o livro não é apenas mais uma história infantil comum, com um toque sombrio. Ela traz um ensinamento valioso, tanto para crianças quanto para adultos: como o excesso de proteção e cuidado pode ser nocivo para o desenvolvimento infantil. Transformando as crianças em pessoas mimadas e impacientes, que não admitem serem interrompidas de suas “bolhas de conforto”. Limitando suas imaginações e seu espíritos aventureiros.

Outra curiosidade, é que Evangeline escreveu a primeira versão da história com apenas 14 anos de idade e pretende dar continuidade com mais volumes. Sua outra pretensão é transformá-la em filme também. Então, se você gostou da história, calma! Teremos mais surpresas futuramente. 🙂

A Editora Aleph caprichou nessa belíssima edição de capa dura. A tradução feita por Bruna Beber está excelente. Apesar de ser uma história curta com linguagem simples, ela conseguiu manter as rimas contidas na edição original. As cores das ilustrações têm um tom de amarelo escuro e marrom combinando com a atmosfera misteriosa da história. E os traços de Johnny Fraser-Allen são ricos em detalhes, fazendo com que você admire cada ponto do desenho.

“Nos últimos tempos, as publicações dedicadas ao público infantil têm se tornado extremamente cautelosas, com receio de ferirem os sentimentos daqueles que acreditam que as crianças devem ser mantidas a salvo, protegidas em suas embalagens de fábrica. Mas as crianças em si não são assim: aventurosas por natureza, amam colocar seus próprios medos à prova. E elas certamente vão AMAR sentir-se inquietas com este livro, que acena aos contos de antigamente, que serviam de lição. Sombrio e delicioso.”  – Martin Bayton (autor de livros infantis e ilustrador)

Evangeline Lilly e Johnny Fraser-Allen

Evangeline Lilly é mais conhecida por seu trabalho como atriz. Ganhou fama por interpretar a Kate na elogiada sérieLost. Além de atuar, afirma que sempre teve paixão por escrever, e durante as filmagens da trilogia O Hobbit em 2010, encontrou-se com Johnny Fraser-Allen, surgindo a ideia de por em prática a criação de seu primeiro trabalho publicado: Os Molambolengos.

Johnny Fraser-Allen é escultor e designer conceitual sênior da WETA Workshop, onde trabalha desde a adolescência. Trabalhou em As Crônicas de Nárnia, de Andrew Adamson, As Aventuras de Tintim: O Segredo de Licorne, de Steven Spielberg, King Kong e a trilogia O Hobbit, de Peter Jackson.


Veja a carismática Evangeline lendo a história para uma plateia de crianças:

Confira a participação de Evangeline na CCXP em 2015:

https://www.youtube.com/watch?v=m4I1yrI2Tek


Editora Aleph

Capa dura

22 x 28 cm

48 páginas

Onde comprar: Saraiva Submarino – Cultura 

Escrito por:

260 Textos

Fundadora e editora do Delirium Nerd. Apaixonada por gatos, cinema do oriente médio, quadrinhos e animações japonesas.
Veja todos os textos
Follow Me :