Vidas Imperfeitas e Black Silence, de Mary Cagnin

Vidas Imperfeitas e Black Silence, de Mary Cagnin

Já conhecia o trabalho da Mary Cagnin pela internet, através de algumas tirinhas e desenhos que tive acesso em sua página no Facebook. Pesquisando mais sobre seu trabalho, descobri que ela havia lançado o mangá “Vidas Imperfeitas”, pelo selo HQM. Li a sinopse do mangá, folheei as primeiras páginas e me encantei imediatamente pelos traços! Comecei a ler e a história me envolveu tanto, que terminei na mesma noite todos os seis volumes.

Sinopse: “Juno Omura não é uma garota como outra qualquer. Todos a conhecem por ser violenta, impaciente e impulsiva, o que afasta as pessoas dela. Entretanto, existe muito mais dentro dela do que se pode imaginar, cabendo apenas a Daniel descobrir os motivos de sua atitude e seu tenebroso passado. Uma história sobre amor, amizade, família e liberdade.”

A própria Mary disponibilizou o mangá completo para ler online no Issu, que você pode acessar através desse link.

Vidas-02.jpg

Juno é uma garota adolescente que não mede esforços para agradar ninguém. Ela enfrenta todas as brigas e por ser tão espontânea e impulsiva, consequentemente, tem poucos amigos. Juno é uma adolescente comum, que frequenta o colégio e troca conversas com sua melhor amiga Suzana. Gosta de vestir roupas confortáveis e não faz nenhum esforço para ser o que a sociedade espera que ela seja: uma mulher delicada, educada, que sempre está com o visual impecável. Ela não liga para nada disso! 

Para não dar spoiler da história – até para você ficar com curiosidade de ler o mangá – o que eu mais gostei é a forma como a Mary descreve os problemas familiares e os relacionamentos intensos e difíceis que todo adolescente enfrenta nessa fase. Além da história abordar temas pesados como relacionamentos abusivos e assédio.

Outro destaque da história é a amizade e a relação de irmandade da Juno com sua melhor amiga Suzana.  As duas têm personalidades completamente diferentes e são amigas desde a infância. Uma ajuda e protege a outra em situações conflitantes no colégio. Subverte o estereótipo de que amizade feminina não existe e que mulheres são rivais, o que me fez lembrar desse excelente texto do Nó de Oito.

imagem.jpg
Vidas Imperfeitas 

Enfim, “Vidas Imperfeitas” é um mangá que fala sobre as primeiras decepções amorosas; as primeiras brigas intensas na família; sobre a passagem da adolescência para a vida adulta. Aquele momento onde começamos a moldar nossas personalidades e a pensar sobre quem realmente queremos perto de nós. É uma história bonita sobre o amadurecimento. 

“Vidas Imperfeitas” foi lançado em 3 volumes pela HQM e você poderá comprar aqui: HQM

Nesse trecho abaixo, a Mary fala um pouco sobre a origem do trabalho:

“Vidas Imperfeitas surgiu em julho de 2008, como apenas ideias no papel. O feedback foi repentino e se deu ao postar diversas das páginas rascunhadas no DeviantART, onde as pessoas começaram a gostar e a pedir por mais. Desenhei muitas páginas desta forma até que, depois de um tempo, decidi transformar os rabiscos em um fanzine impresso, que divulgava e vendia em eventos de anime. Também disponibilizei todas as páginas para download, o que aumentou a visibilidade da obra. Recentemente a obra foi publicada pela editora HQM.”


the dream kiss2.jpg
Black Silence. Crédito

Aproveito para recomendar também o novo trabalho da Mary, o quadrinho “Black Silence”.

Lembro quando a Mary falou sobre a ideia nessa entrevista para as meninas do Lady’s Comics) e finalmente o primeiro capítulo saiu!

Coincidentemente, acabei lendo “Black Silence” após “Vidas Imperfeitas” e notei o desenvolvimento dos traços da Mary. A HQ está linda! E já estou ansiosa para acompanhar o restante da história. Os fãs de quadrinhos de ficção científica com diversidade vão amar!

Sinopse: “No futuro a Terra está com os dias contados. Uma equipe de astronautas é convocada para fazer reconhecimento de um planeta que pode ser a única chance de sobrevivência dos seres humanos. Mas eles vão sobreviver a esta viagem aos confins do universo?”

Clique na imagem abaixo e leia gratuitamente.

12631338_1042094595836479_2966000559829507786_n.jpg


Sobre a autora: 

tumblr_inline_ng6zyjQ8QE1r2xqwm.jpg

Mariana Cagnin é ilustradora e quadrinista, formada em Artes Visuais pela Unesp. Já fez o Curso Abril de Jornalismo e é apaixonada pelo universo editorial. Lançou um quadrinho pela editora HQM, o Vidas Imperfeitas, e atualmente trabalha como ilustradora freelancer. Gosta de escrever e contar histórias. Sem isso, nada seria.

Acompanhe o trabalho da Mary pelas redes sociais:

Facebook | Twitter | Youtube | Instagram

Escrito por:

260 Textos

Fundadora e editora do Delirium Nerd. Apaixonada por gatos, cinema do oriente médio, quadrinhos e animações japonesas.
Veja todos os textos
Follow Me :