Bete Vive: Jonatan, de Lita Hayata

Bete Vive: Jonatan, de Lita Hayata

Sinopse: “Bete Vive: Jonatan” conta a história de uma mulher que mora sozinha com a própria Morte. Como?! Isso mesmo! Mas sua rotina muda completamente quando recebe a notícia que seu irmão Jonatan está chegando para prestar vestibular. Portanto, Bete passa a lidar ao mesmo tempo com a Morte e o relacionamento instável de seu irmão.

A autora e ilustradora da HQ, Talita Hayata – conhecida como Lita Hayata – publicava inicialmente as tirinhas da história no seu Tumblr. Então surgiu a ideia de transformá-la em HQ estreando no cenário dos quadrinhos com a sua primeira HQ impressa.

No Tumblr as tirinhas eram coloridas digitalmente e publicadas com predominância da cor amarela, diferentemente da HQ, que não é colorida.

O projeto foi financiado pelo Catarse em outubro do ano passado e a autora lançou oficialmente a HQ no FIQ de Belo Horizonte em novembro do ano passado.

bete-vive-resenha-2.jpg

Confira abaixo o trecho de uma entrevista com a Lita para o Lady’s Comics, onde ela fala sobre o projeto da HQ:

A primeira história apareceu na Truko no.2 (uma publicação digital com formato quadrado), e foi um disparate de tentar fazer um quadrinho sem muito objetivo, mas que fosse bom. Calhou de estar na praia quando desenhei, um calor de matar, de querer matar e achar melhor não, etc. Aí fiz esse primeiro. Como a Bete já tinha alguém interessante com quem conversar, e como é divertido pensar na interação dela e da Morte fui fazendo outros rascunhos e os finalizados alimentam o tumblr – que foi quando tive que botar o nome, e foi o mais óbvio 🙂 O Jonatan surgiu como outros personagens que só apareceram em rascunhos surgiram, eles meio que brotam no apartamento de tempos em tempos, é um lugar muito aberto. Ele foi bom como ferramenta também, porque deu pra contar uma história fechada que tivesse todos os elementos da webcomic mas com foco num elemento externo, sem ter que evitar nem destrinchar assuntos nebulosos que pairam na webcomic (de onde veio a Morte, o que é o relacionamento das duas, como a Morte anda por aí, por que a Bete tá sempre em uns altos e baixos etc).” 

“Bete Vive: Jonathan” é uma histórica curta e recheada de situações divertidas – como por exemplo, a situação em que Bete coloca um disfarce na Morte para escondê-la num hotel impedindo que mate seu irmão recém chegado.

No quadrinho não é abordado como Bete conheceu a Morte, trazendo um mistério na trama. Notei que trata-se de um relacionamento secreto de longa data, pois Bete esconde a Morte de todas as suas amigas. Seria o relacionamento das duas uma referência sobre a dificuldade de aceitação e o preconceito perante os relacionamentos homossexuais e bissexuais por parte de “amigos” e familiares? 

bete-vive-resenha-5.jpg

Lita Hayata é uma jovem quadrinista que tem muito talento. Estou ansiosa para continuar acompanhando seus próximos trabalhos no cenário dos quadrinhos nacionais.

Quem terminar de ler “Bete Vive: Jonatan” poderá acompanhar a continuação no Tumblr, onde a autora está atualizando aos poucos: Bete Vive


bete-vive-jonatan-capa-199x300.jpg

 

Publicação independente

14 x 21 cm

56 páginas

 

 

 


Sobre a autora:

Portfólio – Facebook – Twitter

 

Escrito por:

260 Textos

Fundadora e editora do Delirium Nerd. Apaixonada por gatos, cinema do oriente médio, quadrinhos e animações japonesas.
Veja todos os textos
Follow Me :