A-Force: sororidade entre heroínas da Marvel

A-Force: sororidade entre heroínas da Marvel

A-Force é uma nova série da Marvel que está ligada à saga “Guerra Secretas”. O roteiro é escrito pelas grandiosas G. Willow Wilson (roteirista da série Ms. Marvel) e Marguerite Bennett (já foi roteirista de Batman, Batgirl, Terra-2). Jorge Molina é responsável pelos desenhos.

Em A-Force, várias heroínas do Universo Marvel formam um time de Vingadoras – composto por Mulher-Hulk, Medusa, Nico Minoru, Capitã Marvel e Cristal – e vivem em uma ilha isolada chamada Arcadia ambientada em Battleworld, um planeta composto por fragmentos do Multiverso após ser destruído no início de Guerras Secretas. A Mulher Hulk é a líder das A-Force e a baronesa de Arcadia, atuando como uma espécie de coordenadora, responsável pelo trabalho de suas colegas heroínas que protegem o local e seus habitantes.

Logo nas primeiras páginas do quadrinho temos várias surpresas com referências de personagens da Marvel que aparecem rapidamente em segundo plano, sendo uma surpresa bem agradável, transmitindo nostalgia para quem conhece e gosta das histórias desse(as) personagens. Não entrarei em detalhes com spoilers para não estragar a surpresa! 

A-Force

No começo da história nos é apresentado o cotidiano dos habitantes da ilha, passando a impressão de um local pacífico e estável, sem atritos e batalhas. Diariamente ocorrem patrulhas executadas pelo grupo das Vingadoras, e em uma dessas patrulhas elas são atacadas de repente por um tubarão gigante, desencadeando uma série de ataques por seres desconhecidos, onde as heroínas precisam se unir para combater esses atos, buscando ao mesmo tempo a compreensão do surgimento desses ataques inesperados e seus responsáveis. No meio disso tudo, aparece uma garota assustada na costa da ilha, trazendo grande importância no desenrolar da trama. 

Leia também:
>> Marvel: A editora perdeu o interesse por diversidade e personagens femininas?
>> Ms. Marvel: como a Geração Y pode salvar o mundo
>> 5 escritoras que estão mudando o cenário dos quadrinhos

A-Force

O que mais chama atenção na história é o fato que vermos mulheres heroínas reunidas e lutando juntas. Aqui não vemos o esteriótipos de heróis masculinos salvando “donzelas em perigo”. Elas são as defensores, as responsáveis pela proteção do local, que comandam e tomam as decisões importantes para a segurança da ilha. E o mais legal de tudo é que elas deixam bem claro que precisam da ajuda de suas colegas, criando uma irmandade bonita, a chamada sororidade. Alguns personagens masculinos da Marvel também aparecem na história, mas sempre em segundo plano, como ajudantes das batalhas, jamais se destacando e roubando as cenas como os principais responsáveis pela execução e organização dos combates.

A-Force

A série começou a ser lançada em maio de 2015 nos Estados Unidos e ainda não há previsões para o lançamento no Brasil. Tomara que em breve tenhamos uma notícia sobre o lançamento por aqui, porque tem um grande potencial para fazer sucesso; lembrando que o quadrinho “Ms. Marvel” da Kamala Khan está disparando no ranking de vendas das lojas virtuais que vendem quadrinhos no Brasil.

Atualmente notamos que há uma cobrança maior do público sobre lançamentos de quadrinhos com protagonismo feminino, que fogem de estereótipos comuns como o de “donzelas em perigo”. Afinal, já temos tantos quadrinhos com heróis masculinos, está na hora de termos uma disponibilidade maior no mercado sobre personagens femininas tão grandiosas quanto personagens masculinos, não é mesmo? E A-Force é um ótimo exemplo.

Escrito por:

260 Textos

Fundadora e editora do Delirium Nerd. Apaixonada por gatos, cinema do oriente médio, quadrinhos e animações japonesas.
Veja todos os textos
Follow Me :