Karen Berger: Fundadora da Vertigo comenta sobre o seu novo selo de quadrinhos

Karen Berger: Fundadora da Vertigo comenta sobre o seu novo selo de quadrinhos

Karen Berger pode não ser um nome familiar, mas no mundo dos quadrinhos, ela é uma lenda. Em 1993, enquanto era editora da DC Comics, fundou a famoso selo Vertigo, que foi responsável pela publicação de uma série de obras inovadoras e incomuns, como The Sandman, Preacher, Y: O Último Homem, Lucifer e iZombie. Ela deixou a DC e Vertigo em 2013, e por um tempo desapareceu da cena dos quadrinhos. Karen retornou no ano passado, editando uma nova série de quadrinhos chamada Surgeon X, mas agora ela está aumentando suas apostas, lançando toda uma nova linha de quadrinhos. Bem-vindo ao Berger Books.

Publicado pela venerável empresa de quadrinhos indie Dark Horse Comics, a Berger Books lançará quatro novas séries em 2018: Hungry Ghosts, de Anthony Bourdain e Joel Rose; Incognegro: Renaissance, de Mat Johnson e Warren Pleece; Mata Hari, de Emma Beeby e Ariela Kristantina; e The Seeds, de Ann Nocenti e David Aja. Além disso, The Original, do autor Dave Gibbons, que era da Vertigo e será reimpresso neste selo em uma edição expandida. O impulso de Berger para esse novo empreendimento é um tanto surpreendente: “Eu estava mexendo em um monte de coisas diferentes”, disse à Vulture, “mas honestamente, foi a eleição e o estado do mundo que me fizeram realmente querer voltar a criar, fazer grandes histórias e trabalhar com pessoas incríveis. Senti que eu precisava ser mais útil e produtiva “.

Se houver uma semelhança com as obras editadas na Vertigo, Berger pensa que é só porque ela está seguindo seu intestino, como ela costumava realizar na Vertigo. “As pessoas me perguntam: ‘Como você resume isso?’ Mas, honestamente, não é uma resposta fácil”, diz. “Não há nenhum guia. Não há uma bíblia estabelecida. Nunca houve na Vertigo. As pessoas dizem: ‘Bem, se é estranho, deve ser uma obra da Vertigo.’ Bem, na verdade não. Estranho é um componente, mas não é a força motriz “.

Karen Berger
Capa de “Hungry Ghosts”. Imagem: Dark Horse Comics (Reprodução)

Isso pode ser, mas alguns dos projetos são inegavelmente estranhos. Mesmo deliciosamente, como é o caso de Hungry Ghosts. É uma série de quatro números em formato de antologia: cada edição conterá várias histórias isoladas. O quadrinho vai se basear em um jogo/ritual japonês do período Edo, chamado 100 Velas, onde um samurai tenta se unir com outro para contar histórias e assustá-lo. Aqui, os contadores não serão samurais, mas chefes ao redor do mundo, e suas histórias serão unidas com foco na alimentação. Bourdain e Rose já trabalharam juntos na série da Vertigo Get Jiro!. E aqui, sua escrita será acompanhada por arte de criadores como Vanesa Del Rey, Leo Manco, Alberto Ponticelli, Paul Pope e Mateus Santolouco. Hungry Ghosts sairá no dia 31 de janeiro de 2018.

Karen Berger
Capa de “Incognegro: Renaissance”. Imagem: Dark Horse Comics (Reprodução)

Em seguida, será lançado Incognegro: Renaissance, de Johnson e Pleece, que também tem uma conexão com a Vertigo. É uma prequela da aclamada graphic novel Incognegro: A Graphic Mystery, que também receberá uma edição no décimo aniversário, pelo selo Berger Books, em 6 de fevereiro. Um dia depois, Renaissance estreou a primeiro de seus cinco volumes, seguindo o protagonista e repórter cubano de Incognegro, Zane Pinchback – um homem negro que pode se transformar em branco – enquanto mergulha na vida noturna do Harlem Renaissance. A série e os personagens são ótimas lentes para explorar sobre raça e preconceito na América“, diz Berger. “Nos tempos de polarização em que vivemos – você tem que contar mais e mais histórias sobre essas questões”.

Karen Berger
Capa de “Mata Hari”. Imagem: Dark Horse Comics (Reprodução)

Depois disso, Berger lançará Mata Hari, em 21 de fevereiro. A escritora Emma Beeby e a artista Ariela Kristantina estão no comando dessa obra de ficção histórica sobre a famosa dançarina espiã e a realidade dos mitos que a cercam. Uma pesquisa delicada levou à história, que circunda os trechos de diários de ficção de Hari – que foi executada em 1917 – e tenta atravessar “as mentiras de seus acusadores e as histórias estranhas que ela contou sobre si mesma”, como a descrição oficial da obra.

Karen Berger

Em 28 de março ocorrerá o lançamento da primeira edição de The Seeds, que certamente será interesse para os viciados em quadrinhos, devido à lendária programação criativa. O escritor é o mesmo de Demolidor e Mulher-Gato, Ann Nocenti, e o artista é o mesmo de Gavião Arqueiro e O Imortal Punho de Ferro, o veterano David Aja.

A história é definida em “uma América iminente, onde relatórios baseados em fatos estão aguardando seu último suspiro” e “flora e fauna começaram a se modificar”. Nesse mundo, uma jornalista se depara com uma história pesada, que por razões desconhecidas, não pode informar. Karen Berger classifica como “o maior mito de sua carreira”. “Ann é um escritor brilhante. David não desenha muito, mas quando faz, é como se o mundo parasse“, finaliza.

Karen Berger
Capa de “The Originals” Imagem: Dark Horse Comics (Reprodução)

E, por último, os leitores terão The Originals: The Essential Edition, uma edição gigante da obra-prima de 2004 do artista de Watchmen, Dave Gibbons. A história mostra uma cidade estranha e retro-futurista, onde uma gangue chamada Originals manda nas ruas e dois amigos de infância enfrentam problemas quando tentar fazer parte. The Essential Edition vai ter 32 página de arte inédita, partes do processo de criação e outros extras, todas com notas do próprio Gibbons.

Leia também:
[QUADRINHOS] A Vida Secreta de Londres: Veneta lança coletânea com Alan Moore, Neil Gaiman e Dave McKean
[QUADRINHOS] 8 discursos feministas da Mulher-Maravilha nos quadrinhos
[QUADRINHO] Carolina: Literatura, classe, gênero e raça (Resenha) 
[QUADRINHOS] Mulheres nos Quadrinhos: Karen Berger

Berger está animada com as histórias e com as artes, claro, mas ela também está excitada com o acabamento físico dos produtos. “Uma das razões pelas quais eu quis criar a Berger Books na Dark Horse foi porque eles produzem belos livros“, ela diz. “Para mim, é tudo sobre o livro, no fim do dia. Você pode escolher algum formato periódico, mas é sempre sobre colecionar e manter à mostra na estante.

Se você quer mais, não tema: Berger está longe de parar. “Planejo ter outra onda de lançamentos mais tarde no mesmo ano“, diz. “Não será muita coisa, porque só eu edito, e esta é outra razão pela qual eu estou tão excitada sobre fazer isso: sou eu de volta às minhas raízes editando quadrinhos o tempo todo, o que eu não pude fazer na Vertigo, à medida que a editora cresceu e cresceu”. O fato de termos Karen Berger trabalhando nestes lançamentos fazem deles uma das mais interessantes coisas para se acompanhar no futuro iminente dos quadrinhos.

Tradução livre do artigo escrito por Abraham Riesman para o site Vulture.

 

Escrito por:

260 Textos

Fundadora e editora do Delirium Nerd. Apaixonada por gatos, cinema do oriente médio, quadrinhos e animações japonesas.
Veja todos os textos
Follow Me :