- 1Share
Que a Mulher-Maravilha é feminista, nós já sabemos. A personagem, criada pelo psicólogo William Marston, a convite de Maxwell Gaines (fundador da All American Comics) desde o seu surgimento já demonstrava que era uma heroína que chegaria para revolucionar o mercado editorial dos quadrinhos, assim como para tornar-se um ícone do feminismo dentro da cultura pop.
Para conhecermos um pouco sobre as histórias antigas da guerreira amazona, separamos 8 trechos onde a Mulher-Maravilha discutiu questões feministas dentro do universo dos quadrinhos.
- – Pobre garota, ela confia em um homem mais do que em si mesma.
- Veem, garotas, não é nada demais – tudo o que vocês precisam ter é confiança em sua própria força!
- Lutem como antes – nós mostraremos a esses homens maus que mulheres lutam pela paz mais intensamente do que homens lutam para satisfazer sua própria ganância!
- Oh, suas garotas bobas! Quando vocês deixam seus homens mandarem em vocês- vocês se deixam contaminar pela guerra, ódio, ganância e luxúria por poder! Pensem! E se libertem! Controlem aqueles que querem oprimir os outros! Vocês podem fazer isso!
- É neste mundo em que me encontro, com seus valores invertidos. Como pode uma sociedade ser sã quando é comandada por garotinhos?
- Vocês sabem o que significa “liberdade e justiça para todos!” – Todos, independente de raça, cor ou religião!
- – Você foi incrível, anjo! Se você casasse comigo – Se eu me casasse com você, Steve, Eu teria que fingir ser mais fraca do que você para fazê-lo feliz, e isso mulher nenhuma deve fazer!
- -Você nos mostrou, princesa, que mulheres inteligentes podem vencer os homens mais fortes! – E nunca se esqueçam disso, Meninas!