Estudante de Medicina: universidade, juventude e muita sinceridade

Estudante de Medicina: universidade, juventude e muita sinceridade

Estudante de Medicina, lançado pela editora Veneta, começa bem diferente de qualquer tom de seriedade associado ao se pensar na graduação de medicina. A história em quadrinhos é uma autobiografia crua da quadrinista Cynthia, que é formada em medicina e compartilha sua experiência às vezes boa e às vezes nem tão boa em sua obra.

Estudante de Medicina

A HQ

Quem teve a oportunidade e as condições necessárias para ingressar no ensino superior, sabe do choque ao se dar conta “estou na faculdade”. O ensino superior no Brasil passa por uma grande onda de privatizações, onde encontramos com muita facilidade diversas faculdades privadas em cada local de nossas cidades.

Além do acesso mais “facilitado” às faculdades particulares, a concorrência para entrar em uma faculdade ou universidade pública é muito ampla. Com isso, poucas pessoas conseguem se inserir nesse espaço de uma universidade pública. Mas enfim, o que isso tem a ver com Estudante de Medicina?

Para começar, Cynthia consegue o privilégio de estudar não somente em uma universidade pública, mas uma das melhores universidades em cenário nacional. Cynthia percebia em sua graduação o cenário majoritariamente elitista que predominava em sua universidade – mais ainda em seu curso escolhido – e ficava indignada com isso.

Ao longo da narrativa podemos perceber que a autora sentiu o deslumbre que grande parte das pessoas que entram em uma faculdade (ainda mais pública) sente. Aquela sensação de querer aprender tudo, se enturmar, ir pra todos os happy’s hours e ainda tirar nota boa e claro, ter a sensação de experimentar e aproveitar sua juventude no ensino superior.

“Estudante de Medicina é provavelmente a única HQ do mundo que se inicia com uma cena de um abscesso purulento. É nojento, mas anuncia a franqueza à toda prova desta obra. Cynthia Bonacossa é impetuosa, sem filtro. ” – Yvan Pandelé (What’sUp Doc?)

Estudante de Medicina

Estudante de Medicina consegue ser um retrato fiel à vida universitária. Diversos trabalhos para serem feitos, resenhas para a próxima aula, provas escritas, notas baixas, frustrações com popularidade, necessidade de encontrar “sua galera”, paixonites de curso e muito álcool no meio disso tudo. A sinceridade da HQ chega a ser desconfortável em algumas situações, aquele típico sentimento de “ai, que vergonha alheia. ”

“Confissões de arrepiar os cabelos, com base em diálogos interiores vigorosos, com reflexões sobre o exercício da medicina e sobre o papel das ressacas nos estudantes. (…) Indispensável. ” – Sofie Von Kelen (L’Avis des Bulles)

Estudante de Medicina

Cynthia retrata de maneira tal como ocorre o machismo na universidade. A estudante de medicina se depara com ocasiões de assédio e julgamentos constantes, o velho dilema: quando a mulher fica com vários caras, ela é promiscua, mas quando o homem consegue várias mulheres, ele é bajulado.

A HQ consegue abordar sobre machismo na universidade e em sua mesma página falar sobre adoecimento no ensino superior, mostrando como o processo de graduação possui cobranças e demandas das quais ainda não sabíamos como lidar.

Leia Também:
[QUADRINHOS] Wytches: A personificação dos nossos maiores medos
[QUADRINHOS] ALEX + ADA: Os limites da inteligência artificial (Resenha)
[QUADRINHOS] Love & Rockets: Protagonismo feminino e muito Punk Rock!

Estudante de medicina é acima de tudo uma história em quadrinhos que possui sinceridade. Não romantiza ou abomina a faculdade, consegue mostrar as oportunidades e “tentações” ao ingressar no ensino superior e retrata algumas das diversas descobertas que ocorrem nesse período. Uma HQ que consegue mostrar o cotidiano de uma pessoa comum, que faz faculdade e se pergunta a mesma coisa que muita gente: pra que eu fui fazer esse curso?

Estudante de Medicina

Sobre a autora

Cynthia B. nasceu no Rio de Janeiro, mas se criou em Hong Kong. Em 2011, formou-se na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a mais tradicional do Brasil. Logo depois de formada, abandonou a carreira de médica e foi trabalhar no estúdio Toscographics, de Allan Sieber. Tem publicado seus quadrinhos  em revistas e jornais. Atualmente, vive em Angoulême, no sudoeste da França, onde este livro foi publicado com o nome Carabin et Caipirinha.


Estudante de MedicinaEstudante de Medicina

Autora/Ilustradora: Cynthia B.

Editora Veneta

176 páginas

Este quadrinho foi cedido pela editora para resenha

Onde comprar: Amazon

Escrito por:

27 Textos

Feminista e estudante de serviço social. Ama Star Wars e é viciada em gatos. Adora conversar sobre gênero e brinca de ser gamer nas horas vagas. Nunca superou o fim de The Smiths.
Veja todos os textos
Follow Me :