• INÍCIO
  • SOBRE
    • DELIRIUM NERD NA MÍDIA
  • ANUNCIE CONOSCO!
  • COLABORE
  • CULTURA
    • ARTE
    • CINEMA E TV
    • ENTREVISTAS
    • ESTILO
    • GAMES
    • LITERATURA
      • LEIA MULHERES
    • MANGÁS/ANIMES
    • MÚSICA
    • SÉRIES
    • QUADRINHOS
      • [HQ] Lua Negra
  • PODCAST
  • DELIRIUM NEWS
  • PARCERIAS
  • APOIE!
DELIRIUM NERD
A HistórA História Secreta de Twin Peaksia Secreta de Twin Peaks
LITERATURA

[LIVROS] A História Secreta de Twin Peaks: Uma imersão nos mistérios que envolvem a cidade

por Beatriz Brito @btrzbrt · 22 de agosto de 2017

2017 tem sido um grande ano para fãs da cultuada série Twin Peaks. A co-criação de David Lynch e Mark Frost voltou à televisão para uma nova temporada, 25 anos após o cancelamento da atração, e também foi parar nas prateleiras das livrarias mais uma vez, em formato de livros detalhando os eventos sobrenaturais da cidade norte-americana e seus protagonistas.

A tal história secreta de Twin Peaks é nos apresentada a partir de um memorando interno assinado por Gordon Cole para a agente especial T.P., que fica responsável pela análise de determinado dossiê sobre a cidade. Através de suas minuciosas observações nos cantos de cada página, avançamos na história da pequena Twin Peaks, suas origens no início do seculo 20 e como parte de seus mistérios estiveram envolvidos diretamente com a história dos Estados Unidos.

A agente especial T.P., também chamada de Arquivista, nos leva de volta ao caso Laura Palmer, cuja morte foi apenas o estopim para que uma ampla gama de acontecimentos misteriosos envolvendo mitologia indígena, desaparecimento de crianças no passado e uma maldição voltassem à tona. O dossiê que temos acesso é uma compilação de recortes de jornais, cartas, documentos e todo tipo de material recolhido pela Arquivista, na esperança de montar um quebra-cabeças sobre o que acontece na tão excêntrica Twin Peaks.

A História Secreta de Twin Peaks

A Companhia das Letras traz uma belíssima edição de luxo, com capa dura e título dourado.

Um dos pontos fortes de Twin Peaks sempre foi a representação feminina, isso é um fato. Mesmo a história centrando no assassinato de uma adolescente, que possuía um passado de traumas e abusos, e jogando na tela subtramas que envolvem violência contra a mulher em diversos momentos, Lynch e Frost apresentam uma gama de mulheres que possuem autonomia, iniciativa própria, passando longe do estereótipo de mocinhas e vítimas. Em A História Secreta de Twin Peaks, essa representação feminina ganha mais força com a misteriosa agente que estuda o dossiê, identificada apenas como T.P., sigla para Tamara – Tammy Preston. A personagem foi introduzida na série na terceira temporada (de uma forma bem diferente), trabalhando ao lado dos agentes Cole e Rosenfeld numa investigação que retorna o foco à pequena cidade de Twin Peaks.

“Avançando no tempo, é importante aprender a distinguir entre mistérios e segredos. Mistérios precedem a humanidade, estão à nossa volta e nos impelem a investigar, a descobrir e a nos maravilhar. Já os segredos são obra da humanidade, uma forma dissimulada e muitas vezes insidiosa de adquirir, manter ou impor o poder. Nunca confunda a busca pelos primeiros com a manipulação exercida pelo segundo.”

Desde o início da leitura, temos a noção de que fazemos parte daquela investigação e de que o dossiê foi entregue não só à agente T.P., mas aos leitores. É como se o próprio FBI confiasse em suas mãos para investigar um importante arquivo ultrassecreto. E, junto à personagem, analisamos cada trecho de cada documento, encaixando as peças e entendendo pouco a pouco o que está por trás das fantásticas e sobrenaturais experiências do Agente Cooper.

A História Secreta de Twin Peaks

Entretanto, um erro grave do livro é a disparidade entre algumas informações apresentadas no livro e originalmente na série. Ações e fatos de personagens muito bem conhecidos são distorcidos, o que parece estranho devido à autoria do livro ser de um dos criadores da série original. Personagens que tiveram papéis, mesmo que secundários, no seriado são dados como mortos – caso de Robert Jacoby, irmão do Dr. Jacoby, terapeuta de Laura Palmer; e também da mãe de Norma Jennings, a dona da cafeteria Double R, que participou de alguns episódios da segunda temporada.

Leia Também:
>> [SÉRIES] Twin Peaks, David Lynch e a exploração do corpo feminino
>> [OPINIÃO] Queremos lésbicas felizes: Um olhar crítico sobre a representação de personagens lésbicas
>> [SÉRIES] Existe uma única forma válida de militância política? “Dear White People” nos mostra que não!

O romance tampouco nos fornece maiores respostas também, deixando a história no âmbito das teorias da conspiração, juntando mitos e acontecimentos reais da história norte-americana para construir uma narrativa que una o que conhecemos da excêntrica Twin Peaks com o que viemos a descobrir na nova temporada da série sobre os fenômenos que cercam a cidade.

A História Secreta de Twin Peaks

A História Secreta de Twin Peaks é um complemento à trama apresentada no seriado original, sendo uma ponte entre a segunda e a terceira temporada. Vale a leitura para os que já estão familiarizados com a trama de Lynch/Frost e não se deixam enganar por corujas.


A História Secreta de Twin PeaksA História Secreta de Twin Peaks

Autor: Mark Frost

Companhia das Letras

Este livro foi cedido pela editora para resenha

368 páginas; capa dura

Onde comprar: Amazon
Conheça as obras da Companhia das Letras: Site Oficial – Facebook – Compre aqui livros da editora

a história secreta de twin peaksCompanhia das LetrasDavid LynchLaura PalmerlivroMark FrostTammy PrestonTwin Peaks
Compartilhar Tweet

Beatriz Brito

Aspirante a jornalista, carioca e apaixonada por música. Quando não está rondando os sebos de vinis e cds do Centro do Rio, está lendo, falando e escrevendo sobre essa paixão. Queria largar tudo e viajar na TARDIS com o Doctor.

Você também pode gostar...

  • Vow of Thieves - resenha LEIA MULHERES

    Vow of Thieves: qual o caminho das fantasias históricas?

  • Octavia Butler LEIA MULHERES

    Octavia Butler: o que seria da ficção científica sem o seu legado?

  • Redemoinho em Dia Quente - Jarid Arraes LEIA MULHERES

    Redemoinho em Dia Quente: a pluralidade de mulheres na obra de Jarid Arraes

PESQUISAR

APOIE O DELIRIUM!

Textos Populares

História de um Casamento: a complexidade da vida conjunta sem favoritismos
Quadrinhos eróticos feitos por mulheres: erotismo para além dos homens
Me Poupe: educação financeira limitada e sem consciência de classe
Watchmen - 1x08: A God Walks into Abar
Animes com protagonistas femininas que você precisa ver!
As principais personagens femininas da Marvel
8 jogos com ótima representação LGBT para conhecer!
Koe no Katachi: Uma animação que discute bullying, suicídio e a importância da comunicação

Receba os novos textos por e-mail!

 

Especial

Especial Sandman

PODCAST

Quer enviar algo?

ANUNCIE AQUI!

Sobre

O Delirium Nerd é um site sobre a cultura analisada por mulheres, com foco no protagonismo feminino e obras feitas por mulheres.

Para contato ou parcerias: [email protected]

Tags

cinemacríticaFeminismofilmemachismomulheresNetflixpersonagens femininasprotagonismo femininoQuadrinhosrepresentatividaderepresentação femininaresenhasérie

Mais recentes

  • Watchmen - 1x08: A God Walks into Abar

    Watchmen – 1×08: A God Walks into Abar

    14 de dezembro de 2019
  • História de um Casamento - crítica

    História de um Casamento: a complexidade da vida conjunta sem favoritismos

    12 de dezembro de 2019
  • Deixe a Neve Cair - filme natalino da Netflix

    Deixe a Neve Cair: nomes teens não salvam construção desleixada do roteiro

    12 de dezembro de 2019
  • melhores jogos 2019

    Retrospectiva 2019: Os melhores jogos do ano

    9 de dezembro de 2019

Arquivos

© 2019 Delirium Nerd. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial do conteúdo sem prévia autorização das editoras.