[CINEMA] Conheçam o tradicional Noitão da Caixa Belas Artes

[CINEMA] Conheçam o tradicional Noitão da Caixa Belas Artes

O Belas Artes é um dos mais tradicionais cinemas de São Paulo, mas mesmo sua fama não o impediu de ser o protagonista de um drama quando, em 2011, fechou suas portas por falta de patrocínio, o que levou todo mundo que conhecia a sua história à uma grande comoção e articulação contra o seu fechamento.

Noitão
Foto: Leticia Godoy

Em 2014, o Belas Artes ressurge como “Caixa Belas Artes”, e em novembro de 2015 ele ganha o status de patrimônio cultural do Estado. A reivindicação da população, o movimento de tombamento e o apoio financeiro da Caixa Econômica Federal nos devolveram uma das maiores riquezas da cidade, pois o Belas Artes é o Cinema Paradiso de São Paulo.

“Eu não vou conhecer todos os lugares que desejo, nem tudo e todos que quero. Não posso viajar no tempo. Não consigo acabar com a saudade, nem conseguirei. Eu vou morrer algum dia. O cinema é só um sonho.” (Cinema Paradiso)

Após a sua reinauguração, o Belas, como é carinhosamente chamado, trouxe diversas novidades mas manteve muitas tradições também. Uma delas é o famoso Noitão (antigo Corujão), que é o sonho de qualquer cinéfila(o)! A proposta é assistir três filmes durante a madrugada na telona do cinema.

Os filmes são sempre selecionados por tema proposto e o Belas avisa, antecipadamente 2 dos 3 que serão exibidos, pois o 3º é sempre uma surpresa que raramente nos decepciona!

NOITÃO HORROR: DO ANALÓGICO AO DIGITAL

Noitão

O mais interessante do Noitão – que é exibido mensalmente – é nos possibilitar ver nossos filmes prediletos ou clássicos que nunca assistimos na tela do cinema, trazendo-nos uma experiência única e diferenciada, além de testar a nossa capacidade de fazer uma maratona insana das 23:50 às 5:20h (após o Noitão, além do lanchinho que o Belas disponibiliza, deveríamos sair com uma carteirinha de cinéfila(o)!). 

Nessa última sexta-feira (17) o Belas exibiu o Noitão Horror: Do analógico ao Digital e contou com a exibição dos filmes #Screamers (2016), Estrada Perdida (1997) e o filme surpresa As fitas de Poughkeepsie (2007) – na Sala 02. Além disso, o Noitão conta com sorteio de prêmios nos intervalos dos filmes e um lanchinho de café da manhã para os sobreviventes da maratona, compensando muito o valor que se gasta com o ingresso!

 FILME 1: #SCREAMERS

Sinopse

Os gurus da internet Tom Brennan e Chris Grabow sabem o que vende na rede. Eles transformaram seu site de vídeo viral Gigaler.com em uma máquina de fazer dinheiro, principalmente com os DzScreamers, vídeos que distraem o público e depois os assustam. Funcionários de Tom e Chris receberam um incrível DzScreamer, que mostra uma jovem num túmulo e termina com algo realmente perturbador, e este torna-se o melhor e mais visto vídeo no site. Então, eles decidem se aprofundar. Depois de várias conversas com uma menina, que afirma ser a garota no vídeo, descobrem que a garota no vídeo se parece exatamente com Tara Rogers – alguém que está desaparecida há anos. É então que Tom e Chris decidem levar sua equipe em uma viagem para descobrir a verdade… o que se transforma em um verdadeiro inferno.

FILME 2: Estrada Perdida (1997) – Lost Highway (original title)

https://youtu.be/1nKjO9QCSic

Sinopse

O saxofonista Fred Madison é acusado do misterioso assassinato de sua esposa Renee. No corredor da morte, ele se transforma inexplicavelmente em um jovem chamado Pete Dayton, levando uma vida completamente diferente. Quando Pete sai da penitenciária, seu caminho e o de Fred começam a atravessar uma rede de intriga surreal e suspense, orquestrada por um chefe de gângsteres sombrio chamado Dick Laurent.

 FILME SURPRESA: As fitas de Poughkeepsie (2007) – The Poughkeepsie Tapes (original title)

Sinopse

O filme mostra a descoberta de uma série de fitas que revelavam assassinatos brutais e torturas inimagináveis feitas durante cerca de 10 anos por um serial killer. Filmado no formato de um documentário, o filme é um thriller pesadíssimo, cheio de cenas explícitas e sadismo sem pudor.

MAIS SOBRE A HISTÓRIA DO BELAS

https://www.facebook.com/caixabelasartes/photos/a.654378501277770.1073741826.652842608098026/1463310607051218/?type=3&theater

Como Cine Belas Artes foi inaugurado em Julho de 1967 com o filme de abertura ‘Os russos estão chegando os russos estão chegando’, programado pela Sociedade Amigos da Cinemateca.

Em 1980 ganhou a divisão de seis salas, existente até hoje, batizadas cada uma com o nome de um artista brasileiro: Villa-Lobos, Candido Portinari, Oscar Niemeyer, Aleijadinho, Mario de Andrade e Carmen Miranda.

Devido a sua programação alternativa, mesclando filmes de nacionalidades diversas e mantendo alguns filmes por longo período em cartaz, o Cine Belas Artes tornou-se um dos mais importantes pontos de encontro intelectual e artístico da cidade.

Em meados de 2002 o cinema quase foi fechado. André Sturm e a O2 Filmes assumiram o prédio, que passou por uma grande reforma em 2003, e foi inaugurado em 2004 com a exibição simultânea em todas as suas salas de ‘Do outro lado da rua’, estrelado pelos mestres do cinema brasileiro Fernanda Montenegro e Raul Cortes.

O cinema permaneceu com sua programação diferenciada, com uma média de 10 filmes em cartaz por semana, e uma variação de gêneros desde filmes de arte a clássicos antigos, passando por produções contemporâneas capazes de agradar ao público mais exigente e informado dos tempos atuais, até 2011, quando depois de muitas negociações o Cine Belas Artes teve suas portas fechadas.

Como consequência se iniciou na cidade de São Paulo um movimento pelo não fechamento do cinema – Contra o fechamento do Cine Belas Artes. Os mais diversos frequentadores do espaço, cinéfilos e cidadãos se uniram e somaram mais de 90 mil assinaturas, realizando a maior mobilização já ocorrida no Brasil em defesa de um patrimônio cultural. Porém não foi possível adiar o fechamento.

Em 2013 o cinema teve sua fachada tombada pelo patrimônio histórico estadual, e em 2014, três anos após o fechamento, a Prefeitura de São Paulo e a Caixa Econômica Federal viabilizaram a reabertura do clássico cinema.

Ainda em 2014, o cinema ganha como sócia a ASAS.BR.COM, um colaborativo internacional de inteligência criativa fundado pela cineasta Paula Trabulsi. (FONTE)

Leia também:
>> [CINEMA] A Bruxa: Tornar-se uma mulher livre é, ainda, tornar-se bruxa
>> [OPINIÃO] As bruxas que não queremos ser: Como os contos de fadas influenciam o nosso imaginário
>> [CINEMA] Filmes de terror com protagonismo feminino para ver neste Halloween

Escrito por:

51 Textos

Feminista e membra da União de Mulheres de São Paulo, onde é coordenadora adjunta do Curso de Promotoras Legais Populares, projeto voltado para a educação popular e feminista em direitos. É viciada em Lego, apaixonada por ficção científica/terror/horror, apocalipse zumbi e possui sérios problemas em procrastinar vendo gif’s e não lembrar o nome das pessoas. No mundo real é advogada.
Veja todos os textos
Follow Me :