“O Segredo Além do Jardim” e as semelhanças com a obra de Dante Alighieri

“O Segredo Além do Jardim” e as semelhanças com a obra de Dante Alighieri

O Segredo Além do Jardim” (no original: Over the Garden Wall) escrito por Patrick McHale, cuja trama pode ser definida como um conto de fantasia sombria e fábula de terror, tem ambos os gêneros ressaltados pela música de tom melancólico, com influências de música clássica, jazz e folk. 

AVISO: O texto contém spoilers da obra

As músicas muitas vezes são elementos interpretativos da história, como no último episódio, onde a melodia possibilita interpretar que os garotos estavam mortos ou em uma espécie de limbo entre a vida e o inferno. Já na abertura, a música aliada com as imagens nos revelam uma série de easter eggs, escondidos em lindas ilustrações, que por vezes nos revelam coisas que não vimos no desenho, ou nos adiantam de coisas que irão acontecer.

Durante a jornada de “O Segredo Além do Jardim”, acompanhamos os meio-irmãos, Wirt e Greg, pela floresta do “desconhecido”. Os garotos contam ainda com a presença de Beatrice, a passarinha azul, e do lenhador. A primeira vai acompanhar os garotos por quase todo o caminho, exercendo um papel de guia; o segundo voltará a aparecer diversas vezes na história reforçando um aspecto misterioso e dando conselhos duvidosos sobre o caminho a seguir e sobre a Besta.

O Segredo Além do Jardim

Durante o desenvolvimento da narrativa, os garotos tentam achar uma maneira de sair desse “desconhecido”, mas ao mesmo tempo se envolvem com pequenos confrontos entre as diversas pessoas e criaturas que habitam a floresta, deparando com suas agonias, medos e inseguranças. Assim, podemos perceber que se trata de uma jornada de autoconhecimento e amadurecimento.

AS PERSONALIDADES OPOSTAS DE WIRT E GREG

Com o desenvolver da aventura, as personalidades opostas dos meio-irmãos vão se revelando de maneira bastante sutil. Wirt, o mais velho, é uma criança com gostos peculiares. Ele gosta de tocar clarineta e de declamar poesia no seu quarto, além de ser um garoto tímido e com dificuldade em tomar iniciativas. Já o mais novo, Greg, é a uma criança bastante extrovertida e espontânea, que não tem problemas em se comunicar, e não possui as mesmas responsabilidades de um irmão mais velho.

Percebemos que Greg, sempre distraído, acaba fazendo com que eles se percam cada vez mais dentro da floresta, se deparando com várias situações inusitadas, enquanto Wirt o culpa por estarem perdidos como negação de sua personalidade insegura, que acabou os jogando diretamente no desconhecido.

Leia também:
>> [DESENHOS] Steven Universe – 05×28: Change Your Mind (season finale)
>> [DESENHOS] Qual a questão com “Rick e Morty”?
>> [DESENHO] Saiba porquê você deveria assistir Gravity Falls!

No penúltimo episódio é revelado como eles chegaram no desconhecido. Através de suas vidas típicas de garotos em um dia de Halloween, vemos Wirt se preparando para dizer a Sara que gosta dela, contudo acaba dizendo por acidente, enquanto Greg só queria caçar sapos. Ao fim desse episódio, Wirt, em uma espécie de epifania, percebe que negligenciava o meio-irmão mais novo e que deveria simplesmente ter falado para Sara que tinha sentimentos por ela.

O PAPEL FEMININO QUE POSSIBILITA A JORNADA DOS IRMÃOS

As personagens femininas da série ficam restritas aos papéis de coadjuvantes. Sem muita inovação nesses personagens, são os já conhecidos papéis estereotipados, como da professora que acredita que seu marido a abandonou, a garota que é obrigada a fazer trabalhos domésticos infinitos para não devorar crianças, a bruxa da floresta, a moça no quadro cuja beleza faz um homem apaixonado, a garota que Wirt gosta, entre tantas outras personagens de suporte.

O Segredo Além do Jardim

Já Beatrice, que acompanha os garotos na jornada sobre o pretexto de levá- los até Adelaide, desempenha o papel de guia através da floresta do desconhecido. E apesar da passarinha azul possuir seus próprios motivos para ajudar os garotos, ela acaba por se afeiçoar a eles, principalmente ao Wirt, abrindo mão de seus objetivos para ajudá- los.

A BESTA

A Besta é uma figura quase onipresente em seu domínio e que persegue os garotos de forma indireta através da figura do lenhador, com o intuito de transformá-los em almas perdidas nas árvores nobres, da qual retira o óleo que mantém a luz e que permite a Besta viver de forma acessa, assim como nossos demônios interiores que se alimentam de nossas próprias fraquezas.

O Segredo Além do Jardim

A RELAÇÃO ENTRE “O SEGREDO ALÉM DO JARDIM” E A DIVINA COMÉDIA” DE DANTE ALIGHIERI

Há também interpretações que relacionam a minissérie com a obra de Dante Alighieri, apesar de não ser uma interpretação confirmada explicitamente pelo autor, que só afirmou ter como uma de suas referências a arte de Gustav Doré, o responsável pelas ilustrações originais da obra “Divina Comédia“. Mas a teoria postada no Youtube por “Trey the explainer” acabou se disseminando pela internet, sendo que o canal chegou a ser parabenizado pelo próprio Patrick McHale pela análise.

Como a “Divina Comédia” se trata de uma obra literária italiana bastante densa, o desenho incorpora em sua trama as suas essências que podem ser notadas nos episódios que representam os 9 círculos do inferno, presentes na obra de Dante e nas semelhanças das características dos personagens centrais da minissérie.

Wirt se assemelha ao próprio Dante, pois os dois possuem a poesia e a prosa como paixão e ambos são jogados na aventura a partir do amor por uma garota. Greg se assemelha a Virgílio, pois são distraídos e espontâneos. E por fim, Beatrice, que provavelmente é inspirada na própria musa Beatrice de Dante, e ambas acabam desempenhando funções de guias, porém de maneiras diferentes.

O Segredo Além do Jardim

O Segredo Além do Jardim

O Segredo Além do Jardim” utiliza- se de muitas sutilizas e simbologias para adentrar nos domínios do autoconhecimento e nas profundezas do subconsciente, assim como percorre as temáticas da morte e do inferno. Através de uma série de pequenas aventuras sombrias, os meio- irmãos são preparados para continuar com suas jornadas pelo mundo, já que, diferentemente de Dante, Wirt encontra o caminho para casa.

Autora convidada: Gabriela Maira B. Savio adora filmes e documentários aleatórios, criaturas excêntricas, comidas coloridas e rir em momentos errados. Geminiana, disléxica e estudante de arquitetura, urbanismo e paisagismo-UNESP.  

Escrito por:

281 Textos

Site sobre cultura e entretenimento com foco em produções feitas e protagonizadas por mulheres.
Veja todos os textos
Follow Me :