Árida: Backland’s Awakening – uma homenagem ao sertão brasileiro

Árida: Backland’s Awakening – uma homenagem ao sertão brasileiro

Árida: Backland’s Awakening é um jogo brasileiro lançado em 15 de agosto de 2019 e desenvolvido pela Aoca Game Lab, estúdio independente da Bahia. Dentro do gênero de aventura, conta uma história de sobrevivência no sertão brasileiro, protagonizada pela jovem Cícera. Árida é um indie que encanta logo nos primeiros segundos e é um sucesso de crítica, inclusive internacional desde que foi apresentado na Gamescon 2019, na Alemanha.

Árida Backland’s Awakening
Cena de Árida: Backland’s Awakening. (Divulgação: Aoca Game Lab)

O jogo

Árida: Backland’s Awakening mistura elementos de survival games e aventura. É um jogo single player, no qual a jogadora controla a protagonista Cícera. Desbravando o sertão brasileiro, será preciso enfrentar os perigos destas terras áridas, encontrar recursos e construir utensílios e ferramentas para sobreviver.

Entre as ferramentas que Cícera precisa aprender a manejar estão o facão e a enxada, com as quais ela encontra recursos para facilitar a jornada, além de água e alimento. Algo muito legal em Árida é o uso de pedras de amolar para recuperar os instrumentos que se desgastam, garantindo a manutenção de seus itens.

E como não poderia deixar de ser, para avançar você precisa interagir com outros personagens! Os NPCs fornecem missões, também ajudam Cícera a conseguir o necessário para sobreviver, e dão pistas sobre o caminho que a protagonista deve seguir.

Árida Backland’s Awakening
Cena de Árida: Backland’s Awakening. (Divulgação: Aoca Game Lab)

A história de Árida: Backland’s Awakening

Árida se passa no sertão brasileiro do século XIX. O cenário desta narrativa é uma grande seca que assolou o Nordeste em 1896, destruindo plantações, matando animais e forçando famílias inteiras a abandonar suas casas, os transformando em retirantes. Neste contexto conhecemos Cícera, uma jovem destemida que se prepara para partir, assim como fizeram seus pais, munida dos conselhos de seu avô para enfrentar um dos momentos mais difíceis de sua vida. E logo no início descobrimos que seu destino é um lugar especial para os retirantes que buscam uma vida melhor: a Vila de Canudos – sim, essa mesma da Guerra de Canudos, que conhecemos das aulas de história!

Leia também:
>> Pixel Ripped 1989: nostalgia e inovação em sintonia perfeita
jogo brasileiro
Cena de Árida: Backland’s Awakening. (Divulgação: Aoca Game Lab)

A protagonista

Cícera é um encanto! A protagonista de Árida tem apenas 13 anos e é corajosa, curiosa e muito atenta ao que seu avô e os anciões de sua vila têm a dizer. Ela também tem alguns sonhos: explorar o sertão, entrar em um rio enorme, transbordando de água, como nas histórias contadas por seu avô, e reencontrar seus pais.

Com seu corpinho miúdo, em um primeiro momento nem acreditamos que Cícera pode ser uma menina tão forte e imponente! Além da seca e da iminente partida, logo ela terá de enfrentar momentos difíceis, que deixariam prostrado o mais impetuoso dos heróis. Mas com a delicadeza de uma criança e a força de uma mulher nordestina, ela nos cativa completamente e nos ensina que podemos, sim, conquistar esse mundão!

sertão nordestino
Cena de Árida: Backland’s Awakening. (Divulgação: Aoca Game Lab)

O sertão nordestino de Árida: Backland’s Awakening

A valorização do nosso sertão está em cada detalhe de Árida! Mesmo retratando a seca do sertão, a princípio um cenário inóspito, a equipe de desenvolvimento conseguiu trazer diversos elementos do nordeste para iluminar e dar vida ao cenário. É possível ver a seca agindo através da vegetação: algumas árvores já totalmente secas, outras começando a perder suas folhas e algumas ainda verdejante e até com flores. O mandacaru se destaca nessa paisagem e é possível encontrar poças d’água no meio de tanta aridez.

protagonista feminina - Árida Backland’s Awakening
Cena de Árida: Backland’s Awakening. (Divulgação: Aoca Game Lab)

As igrejas, altares e pequenas casas no meio do sertão, assim como outras já abandonadas pelos retirantes e em processo de destruição, completam o cenário. Há também carcaças de animais que morreram em meio a seca, que nos dão um aperto no coração, mas propiciam um alto nível de imersão. Já o design dos NPCs, incluindo os animais com quem podemos interagir, são uma graça e quebram um pouco essa atmosfera de terra arrasada.

Aliás, algo que impressiona em Árida é o bom acabamento dos gráficos, que torna mais suave este retrato de nosso país (afinal, a seca ainda é um problema). A trilha sonora incrível completa o bom acabamento do jogo, nos levando direto para o nordeste com suas músicas típicas e os cordéis que nos surpreendem e encantam. E a imersão fica ainda maior com a localização do jogo! Conhecemos mais sobre o sertão com as comidas e frutas da região, como o umbu e o caju, e nos apaixonamos pelo sotaque das personagens e pelo dialeto, tão especial.

Leia também:
>> Dandara: um sopro sutil de liberdade (review)
>> Maria Bonita: a força das mulheres nordestinas em meio ao cangaço
Aoca Game Lab
Cena de Árida: Backland’s Awakening. (Divulgação: Aoca Game Lab)

Todos esses detalhes refletem a pesquisa muito bem-feita pelos desenvolvedores sobre a história do nosso sertão, que retrata o interior do Nordeste com muito cuidado e em riqueza de detalhes. Se você já conhece o sertão, vai se identificar! E pra quem ainda não conhece, vai colocar na listinha de lugares pra visitar, como toda a certeza!

Árida está disponível para PC, na plataforma Steam. Backland’s Awakening é o primeiro jogo desse projeto, que deve contar com mais dois títulos. O segundo, Rise of the Brave, está em desenvolvimento e já tem um teaser disponível. E se você ficou interessada em acompanhar o andamento do projeto, basta seguir a Aoca Game Lab no Twitter, Facebook e Instagram.


Edição e revisão por Isabelle Simões.

Escrito por:

66 Textos

No momento gamer casual. Em tempo integral Comunicadora, Relações Públicas e Pesquisadora. Freela como Produtora de Conteúdo, Redatora e Social Media. Pisciana e sonhadora, meio louca dos signos, meio louca dos gatos. Fã de tecnologia, games, e-sports, quadrinhos e outras nerdices legais!
Veja todos os textos
Follow Me :