Meu Primeiro Verão: a ternura e o doce amor de duas garotas

Meu Primeiro Verão: a ternura e o doce amor de duas garotas

Filme independente de estreia da diretora Katie Found, Meu Primeiro Verão conta a história de Claudia (Markella Kavenagh), uma menina que vive isolada num lugar rural da Austrália e que acaba de testemunhar a morte de sua mãe. Logo ela é encontrada por Grace (Maiah Stewardson), que descobre que Claudia foi criada longe de tudo e todos pela mãe e resolve protegê-la da investigação dos policiais que estão apurando o caso.

Duas almas solitárias se encontram

A princípio, parece estranho o súbito interesse de Grace por Claudia, uma pessoa completamente estranha e que está claramente traumatizada com os acontecimentos recentes, além de não conhecer certos costumes comuns do local onde vive por ter crescido em isolamento.

Porém, aos poucos podemos notar o quanto a vida de Grace também é solitária, com uma família aparentemente fria e indiferente. Ao encontrar outra garota da sua idade, com 16 anos, ela busca o companheirismo que não podia ter antes. Entretanto, algo mais inesperado ainda acontece: as duas começam a se interessar romanticamente uma pela outra.

filme LGBTQIA+
Grace em “Meu Primeiro Verão” | Imagem: reprodução

Singeleza e ternura são o foco de Meu Primeiro Verão

A diretora Katie Found desenvolve a trama de Meu Primeiro Verão de forma bastante natural. Portanto, embora a história de fundo envolva situações de dor e sofrimento, elas nunca são o foco do filme, apenas ambientação. Na maior parte de sua duração, o filme se debruça sobre o convívio de Grace e Claudia, com as duas aprendendo uma com a outra, fazendo piqueniques no jardim e tomando banho no lago.

Claudia em "Meu Primeiro Verão"
Claudia em “Meu Primeiro Verão” | Imagem: reprodução

Há inclusive um enaltecimento da estética hiper feminina que Grace carrega, com suas saias de fru-fru, predileção por leite sabor morango e uma infinidade de pulseiras coloridas. Coisas que parecem até meio infantis para a idade das garotas, mas cujo propósito no filme é remeter à inocência dos tempos de juventude.

Não espere uma história amarradinha

Meu Primeiro Verão é um filme bastante acessível, gostoso de assistir em suas cenas felizes, mas que também não oferece respostas fechadas às tramas que inicia. Diversos aspectos da história da mãe de Claudia, da família de Grace e até mesmo do destino das duas garotas não serão necessariamente respondidos, deixando mais a cargo da imaginação da espectadora. Contudo, a intenção de Katie Found é evocar o doce sentimento das descobertas da juventude, mesmo quando envoltas em situações turbulentas.

Grace e Claudia em "Meu Primeiro Verão"
Grace e Claudia em “Meu Primeiro Verão” | Imagem: reprodução
Leia também >> Vita e Virginia: o amor entre duas mulheres que viveram no mundo das letras

A fotografia contribui muito para isso, mostrando sempre imagens belas e singelas, como o sol entre as folhas das arvores, as mãos das meninas se tocando pela primeira vez, ou a mordida nos curiosos colares feitos de balinhas redondas – um dos charmes do filme. São esses momentos que compõem realmente o longa, deixando a narrativa mais em segundo plano.

Meu Primeiro Verão está disponível no Brasil pelo streaming Supo Mungam Plus.

https://www.youtube.com/watch?app=desktop&v=PqbhELVhkbk

Escrito por:

88 Textos

Cineasta, musicista e apaixonada por astronomia. Formada em Audiovisual, faz de tudo um pouco no cinema, mas sua paixão é direção de atores.
Veja todos os textos
Follow Me :