Filmes de Natal nada tradicionais

Filmes de Natal nada tradicionais

Ah, o Natal! Associado a neve, renas e árvores enfeitadas, comédias românticas daquelas que já sabemos tudo o que vai acontecer na primeira cena. Temas familiares e amores perdidos são recorrentes no cinema ao longo dos anos.

No entanto, alguns cineastas ousaram desafiar as convenções e apresentar uma visão totalmente nova e, por vezes duvidosa, dessa época festiva. 

Uma experiência única, onde o Natal se revela de formas inesperadas, proporcionando algo fora do comum para os amantes dos filmes natalinos cansados das tradições.

Pegue seu chocolate quente com marshmallow e mergulhe no universo fascinante dos filmes de Natal nada convencionais, explorando narrativas surpreendentes e personagens inusitados.

Noite Infeliz – 2022

Filmes de Natal nada tradicionais
Noite Infeliz – Imagem: reprodução

David Harbour interpreta Papai Noel neste controverso filme de ação natalina.

Entre entregas na véspera de Natal, Noel faz uma pausa em um bar local para relaxar. Conversando com outros noéis de shopping, discutem as dificuldades relacionadas às altas expectativas das crianças e a falta de espírito natalino.

Enfim, Papai Noel retoma seu trabalho e na entrega de presentes para uma família muito rica se vê no meio de um assalto que mantém a família como refém.

Enfim, Papai Noel retoma seu trabalho e, na entrega para uma família rica, se vê no meio de um assalto, com os bandidos usando codinomes natalinos. O chefe da gangue se intitula “Sr. Scrooge” – espero que entenda a referência!

Agora como o Bom Velhinho é de fato ainda uma boa pessoa, e as crianças da família estão na lista dos bonzinhos, Noel se propõe a ajudar a família entra em uma luta mortal com os malfeitores.

O Bom Velhinho, sendo uma boa pessoa, ajuda a família em uma luta mortal com os malfeitores, rendendo risadas com piadas irônicas e cenas de ação bem feitas.

Entre Armas e Brinquedos – 2020

Filmes de Natal nada tradicionais
Entre Armas e Brinquedos – Imagem: reprodução

Nesse filme, Mel Gibson interpreta um Papai Noel do capitalismo.

Entre Armas e Brinquedos é uma versão do Natal na vida real, em que Noel aluga a fábrica de brinquedos para o Governo, produzindo também armas para os militares. A fábrica nos Estados Unidos facilita as ações militares.

Noel distribui presentes pelo correio, de qualidade duvidosa. Um garotinho rico, mimado e vingativo, ao receber um desses presentes, decide se vingar, contratando um assassino de aluguel com os recursos da família. O assassino também tem seus próprios traumas com a data festiva.

O garoto contrata, com os recursos da família, um assassino de aluguel para então matar o Papai Noel. Assassino qual também tem seus próprios traumas com a data festiva.

Diante dessa situação, Noel, amargurado e com problemas, não é mais o homem amoroso que pensamos. Ferido por viagens anteriores e com problemas de álcool, ele não vê sentido em salvar o Natal, mas certamente luta pela sua vida. Enfim, um Natal apocalíptico!

Krampus: O Terror do Natal – 2015

Filmes de Natal nada tradicionais
Krampu: O Terror do Natal – Imagem: reprodução

O que acontece com quem não acredita no Papai Noel e tem zero espírito natalino? É visitado por Krampus, que, por visita, leia-se tortura e rapto de crianças.

Krampus: O Terror do Natal conta a história de Max (Emjay Anthony), o caçula da família, que, nos dias que antecedem o Natal, tenta unir sua família, marcada por brigas e questões mal resolvidas, para passarem as festas de forma harmoniosa e unida.

O problema é que Max não consegue nada perto disso, e o próprio garoto perde seu espírito natalino. Sua avó, percebendo a tristeza de Max, conta a ele a lenda de Krampus, um espírito antagônico ao Papai Noel que pune aqueles que não acreditam mais no Natal, a famosa lista dos malcriados.

O filme se desenvolve à medida que a família percebe coisas estranhas e assustadoras acontecendo com cada membro, até Krampus se revelar real e mostrar o motivo da perseguição.

Essa lenda é forte em muitos países, mas no Brasil nunca pegou. Muitas versões de filmes de terror trash foram feitas sobre Krampus. Essa é a melhor versão, por contar a lenda de forma original e não focar apenas na matança sangrenta.

Há teorias de que Krampus inspirou o conto do Grinch, o único Quem anti-Natal da vila no clássico do Dr. Seuss, Como o Grinch Roubou o Natal. O que faz bastante sentido, sendo uma versão mais leve para as crianças, apesar das várias versões de terror bizarras usando o Grinch como vilão.

A Última Ressaca do Ano – 2016

Filmes de Natal nada tradicionais
A Última Ressaca do Ano – Imagem: reprodução

Uma comédia clássica com elenco hilário: Jennifer Aniston, Jason Bateman, Olivia Munn, T.J. Miller e Kate McKinnon, conhecidos de nossas comédias favoritas.

Apesar da cena natalina esperada, com neve, romance e voos cancelados pelo mal tempo, o filme destaca-se pela festa da firma fora de controle.

E é exatamente aí que as coisas saem do controle. Não é uma festa da firma tradicional, com amigo secreto, em um restaurante top perto do escritório. É a festa que todos nós só imaginamos: pessoas sinceras falando mal dos colegas na cara deles, causando o chefe e reclamando porque a festa é depois do horário de trabalho.

Além disso, ela vira a festa dos sonhos justamente por fugir do controle, muita bebida, um presépio vivo com bebe real do menino Jesus. Música animada e pessoas aleatórias entrando de penetra na festa.

Apesar de não ser o sonho de todos, a festa memorável resulta em caos, destruição e, ironicamente, em uma ideia genial. Isso salva a empresa da falência, proporcionando um final feliz de Natal.

Por que valem a pena?

É importante lembrar que os filmes mencionados não são indicados para crianças até 12 anos ou para aqueles que ainda acreditam no Natal.

Se você tem uma boa relação com a data ou simplesmente gosta de fugir um pouco das tradições, recomendo fortemente essas películas para dar uma variada no catálogo natalino.

Filmes de Natal nada tradicionais

Escrito por:

7 Textos

Produtora de conteúdo para web que combina conhecimento técnico com criatividade e muita nerdice. Contribuindo para a produção, revisão e atualização de artigos.
Veja todos os textos
Follow Me :