Lebre e Coelho: Yaoi sem queerbaiting e com sabor de pão de queijo

Lebre e Coelho: Yaoi sem queerbaiting e com sabor de pão de queijo

Parafraseando Drummond, “me perdoem as fãs de yaoi com abuso, mas um romance amorzinho é fundamental”. E melhor ainda se for uma webcomic nacional, não? Lebre e Coelho é uma webcomic que deixou muitas (e muitos) fãs tensas e doidas por mais e mais páginas. Criada pelo mineiro Jhonny Jota, Lebre e Coelho mostra as desventuras de quatro rapazes em um colégio interno no maior estilo Quadrilha, de Carlos Drummond (que coincidentemente era mineiro também).

A fama do autor iniciou  pelo tumblr, com uma tirinha baseada em signos do zodíaco e seus estereótipos, chamada de Zoróscopo, onde os 12 eram rapazes que conviviam numa mesma casa. Não há casais oficiais (com exceção de um spin off de presente aos fãs) e o bacana da série é que tanto Zoróscopo (com meninos) quanto Zodícopo (com meninas – e uma delas, não revelado ainda, é trans) é a diversidade de etnias e o jeito dos corpos. Jhonny é aquele tipo de autor acessível e atencioso aos seus fãs, sempre presente no grupo oficial do Facebook e interagindo bastante com o público.

Lebre e Coelho
Zoróscopo e Zodícopo

Retornando para o assunto, Lebre e Coelho, como dito, é sobre as desventuras de um grupo de amigos. Seu tom é tipicamente de comédia non-sense, mas ainda assim, não há desrespeito ou atitudes problemáticas – algo que é esperado em obras do gênero –  ou queerbait: os personagens são o que são. E o personagem negro não é simplesmente um enfeite: ele é bem ativo, direcionando muito da trama e sendo tão ou mais carismático do que o trio que se envolve na “quadrilha”.

Lebre e Coelho
A primeira página

Tudo começa quando Leon (a “lebre”, ruivo) diz ao seu melhor amigo, Franz (o “gato”, moreno) que é gay e está apaixonado. Franz, apesar de estranhar (pois Leon nunca demonstrara nada) não tem uma reação negativa quanto a isso (do tipo homofóbica), mas sim ao jeito cabeça-de-vento do amigo (afinal, Leon é do tipo exagerado e poderia ser apenas mais um de seus exageros). Os dois são muito amigos também de Larry (o “cachorro”, negro) que parece ser o único personagem mais estável ao longo da trama, mas um tanto zoeiro. Juntos, Franz e Larry, aceitam ajudar Leon a conquistar sua paixão, Jimmy (o “coelho”, loiro), um tímido garoto de aparência frágil.

Lebre e Coelho
Franz (gato), Larry (cachorro), Jimmy (coelho) e Leon (lebre)

Jimmy entra para o grupo e então é aí que tudo começa a virar de pernas para o ar, pois parece que o loirinho se apega mais a Franz. Toda essa situação irá abalar a amizade e união do grupo, causando uma série de mal-entendidos. A história começou a ser postada em Agosto de 2016 e foi finalizada em Fevereiro de 2017, com uma continuação anunciada, Larry e Coelho. O curioso é ver que os animais combinam com a personalidade (Leon mais estabanado, Jimmy mais tímido, Franz o quieto e Larry o protetor).

Lebre e Coelho
Anúncio da continuação, focada em Larry e Jimmy

Assim como geralmente ocorre nas fanbases do gênero boys love/yaoi, houve com o andamento da trama muito ódio gratuito a um dos personagens, Jimmy, por se envolver e destruir a paz do grupo de amigos, ódio esse que sinceramente não faz sentido. A trama não existiria sem que Jimmy tirasse os demais de seu status quo.

O problema dos chamados shipps já foi abordado em um excelente artigo sobre Killing Stalking e cabe a crítica à onda de rage que foi direcionada a essa parte da trama. Os traços de Jhonny Jota são uma mistura perfeita de mangás com os traços de muitas tirinhas clássicas, o tornando único e simpático. Realmente você sente personalidade em cada personagem só de ver suas aparências.

Lebre e Coelho
Franz e Larry

Lebre e Coelho está para sair em campanha no Cartase, mas você pode conferir completo no Tapastic, tanto a versão em português como a versão em inglês (e divulgar para seus amigos gringos). Se você gosta de BL sem situações desagradáveis, comédia e o estilo non-sense, essa é a história pela qual está esperando há muito tempo. Curta a página do autor e contribua clicando e dando views no Tapastic, vale muito a pena!

Página do Facebook – Tumblr

Atualização: A campanha já está no ar e você pode contribuir por aqui. Confira também o trailer do projeto:

Escrito por:

279 Textos

Site sobre cultura e entretenimento com foco em produções feitas e protagonizadas por mulheres.
Veja todos os textos
Follow Me :