[MÚSICA] Mulheres compositoras de música de videogame (Parte 2)

[MÚSICA] Mulheres compositoras de música de videogame (Parte 2)

A música é fundamental na elaboração de entretenimento audiovisual, ela orienta a narrativa ao acompanhar o clima e a emoção da obra. Em videogames, ela tem mais uma gama de funcionalidades, como indicar recompensa ou perigo. Mais que isso, boas músicas deixam a experiência muito mais prazerosa e inesquecível, e, mesmo isoladas, são capazes de nos levar para os mundos e histórias que conhecemos nos games.

O que mais é admirável em compositores de trilhas de jogos, como quaisquer outras trilhas, é a versatilidade, a variedade de composições, exigida pelos diferentes gêneros e conceitos propostos pelos desenvolvedores, enquanto, mesmo com essa diversidade, ainda mantêm sua identidade musical. Por exemplo, são perceptíveis as semelhanças entre as trilhas de “Animal Crossing” e “Yoshi’s Story”, ambas compostas pelo Kazumi Totaka, ou as trilhas de “Dragon Quest” e “E.V.O.: Search for Eden”, do Koichi Sugiyama.

Porém, não é desses compositores que iremos tratar nesse texto. Queremos falar de algumas das diversas mulheres que deixaram jogos muito mais emocionantes e memoráveis com suas músicas.

Segue a segunda parte da seleção de 12 mulheres compositoras de música de videogame e alguns exemplos de suas obras. A primeira parte pode ser lida aqui.


Nobuko Toda

Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots – “Love Theme”

Nobuko Toda, quando criança, criava músicas no piano para acompanhar seus livros ilustrados e histórias. Seu fascínio pela ligação entre música e visuais a levou a estudar música na Berklee College of Music, aos 27 anos, na esperança de se tornar uma compositora para o cinema. Videogames só fizeram parte de sua vida mais tarde, quando soube que a Konami buscava compositores com experiência em composição cinematográfica. Indicada ao cargo por seu colega Norihiko Hibino, Nobuko entrou na Kojima Productions, então subsidiária da Konami, em 2004. Nobuko compôs para diversos jogos da série Metal Gear, “Boktai: The Sun Is in Your Hand”, “Boktai 2: Solar Boy Django”, “Suikoden V”, “Lollipop Chainsaw”, “Final Fantasy XIV”, produziu e orquestrou as trilhas de “Halo 4” e “Halo 5: Guardians”.


Penka Kouneva

https://www.youtube.com/watch?v=pUmB-FAYuoc

Prince of Persia: The Forgotten Sands – “Razia”

Penka Kouneva graduou-se e conquistou o diploma de doutorado em composição na Universidade Duke, nos EUA. Ela compunha para concertos até que conseguiu seu primeiro trabalho no cinema, no curta “Shadows”, de Mitch Levine. Desde então, trabalhou na concepção de diversas trilhas para cinema, TV e, claro, videogames. A música de Penka está presente em “Transformers: Revenge of the Fallen”, “Prince of Persia: The Forgotten Sands”, “H-Hour Worlds Elite” e “Rollers of the Realm”.


Winifred Phillips

Assassin’s Creed III: Liberation – “Liberation Main Theme”

Winifred Phillips aprendeu a tocar piano aos 5 anos de idade e cresceu gostando de música de jogos e cinema. Sua carreira musical começou na elaboração da trilha da série de radio drama “Radio Tales” e, em 2004, estreou na música de videogame com a trilha sonora de “God of War”. Winifred compôs as músicas dos jogos “SimAnimals”, “Spore Hero”, “Guardians of the Galaxy: The Owls of Ga’Hoole”, “Clash of Kings”, de iterações das séries God of War, LittleBigPlanet e Assassin’s Creed, e escreveu o livro “A Composer’s Guide to Game Music”, sobre composição de música de videogame, como o próprio nome sugere.


Yoko Kanno

Nobunaga’s Ambition: Haouden – “Forgotten Hero (Oda Nobunaga’s Theme)”

A vitória de Yoko em uma competição de piano, aos 10 anos de idade, a levou a estudar num conservatório de música em Paris, e, mais tarde, a graduar-se em música na Universidade de Waseda, no Japão. Ela fez parte do grupo Tetsu 100%, ao lado de Tetsu Sugihara, e compôs músicas para programas de TV, filmes, animações, comerciais e videogames. Yoko é responsável pela inesquecível trilha sonora do anime e dos jogos de “Cowboy Bebop”, e também “Nobunaga’s Ambition”, “Uncharted Waters” e “Ragnarok Online 2”. Além disso, compôs, arranjou e conduziu músicas em edições do Orchestral Game Music Concert, ao lado de Koichi Sugiyama e outros.


Yoko Shimomura

https://www.youtube.com/watch?v=Md1lOSvswrM

Kingdom Hearts II – “Dearly Beloved”

Yoko Shimomura cresceu fã de música erudita e videogames. Ao entrar na Universidade de Música de Osaka, pretendia tornar-se professora de piano, mas, em certo ponto da graduação, decidiu tentar entrar no ramo de jogos. Em 1988, entrou na equipe de som da Capcom. Nos 5 anos de carreira na empresa, contribuiu em mais de 15 jogos, entre eles “Code Name: Viper”, “The King of Dragons” e “Street Fighter II”. Em 1993, Yoko deixou a Capcom para fazer parte da equipe da Square, com o intuito de trabalhar com música erudita em RPGs. “Live A Live”, “Super Mario RPG”, “Parasite Eve”, “Legend of Mana” e a série Kingdom Hearts são alguns de seus trabalhos mais marcantes. Atualmente, ela é compositora freelancer e atende diversas companhias. “Radiant Historia”, alguns jogos da série Mario & Luigi e “Xenoblade Chronicles” possuem trilhas compostas por ela.


Yuka Tsujiyoko

Fire Emblem: Mystery of the Emblem – “Epilogue” (Tema de Fire Emblem)

Yuka Tsujiyoko formou-se em Engenharia Eletrônica na Universidade de Eletro-comunicações de Osaka e trabalhou como programadora em uma empresa desenvolvedora de softwares. Por volta de 1990, entrou na Intelligent Systems e compôs a trilha do primeiro Fire Emblem, “FE: Shadow Dragon and Blade of Light”. Desde então, compôs as trilhas de todos os Fire Emblem até a sétima iteração, “Fire Emblem: Rekka no Ken”, conhecida no ocidente apenas como “Fire Emblem”. Yuka também compôs as trilhas de jogos da série Paper Mario.


Espero que tenha gostado da seleção e que tenha conhecido algo novo. Se tiver alguma sugestão ou recomendação, deixe nos comentários, por favor! 🙂 

Escrito por:

8 Textos

Veja todos os textos
Follow Me :