[LIVRO] Diana Wynne Jones e seus universos fantásticos

[LIVRO] Diana Wynne Jones e seus universos fantásticos

Sei que muitas(o) conhecem grandes homens escritores de ficção fantástica, mas existem muitas mulheres escrevendo sobre o gênero e que nem sempre são reconhecidas. Nesse post vamos falar da mulher que foi uma das inspirações da J. K. Rowling e Neil Gaiman, além de ter sido aluna dedicada de J. R. R. Tolkien e C. S. Lewis: Diana Wynne Jones.

Diana Wynne Jones foi uma escritora de ficção fantástica britânica, nascida em Londres em 1934 e falecida em 2011. Sua morte foi uma grande perda para a literatura britânica, até hoje seus livros são populares. Jones estudou inglês na Universidade de Oxford, onde foi aluna de J. R. R. Tolkien e C. S. Lewis. Em sua escrita pode-se ser perceber influência de seus professores. Com narrativas de universos complexos com um grande número de personagem – assim como as obras de Tolkien, mas com a leveza da escrita de Lewis-  sua escrita vai muito além de referências de seus professores.

Ela tem um humor ácido e sagaz, não muito convencional nos livros de fantasia. Seus personagens por mais mágicos que sejam são humanos com muitos defeitos e algumas qualidades. Outra característica de suas histórias é que a cada livro de uma determinada série que escreve o protagonista muda, mas são mantidos os personagens centrais, dando espaço para os novos protagonista terem sua chance de mostrar por que estão no livro.

Um dos seus trabalhos mais conhecidos é “O Castelo Animado” (Howl’s Moving Castle), que tem um filme animado pelo Estúdio Ghibli, dirigido por Hayao Miyazaki (diretor de “A Viagem de Chihiro”). A série Castelo Animado possui três livros e o terceiro livro da série foi um dos seus últimos trabalhos.

Compre aqui: O Castelo Animado, O Castelo no Ar e A Casa dos Muitos Caminhos.

A série de livros foi lançada pela Editora Record no Brasil, mas atualmente os livros da série estão quase que completamente esgotados e infelizmente sem data para uma segunda edição.

Outra de suas séries publicadas no Brasil é “O Mundo de Crestomancci”, pela Geração Editora, porém a editora faliu antes que fosse publicado todos os livros da série. Os livros ainda podem ser encontrados em sebos ou na estante virtual por preços acessíveis. A pouco tempo atrás a Record lançou mais um livro de autoria de Jones, “O Vitral Encantado”, pelo selo Galera Junior. 

download.jpg

 

O Vitral Encantado

Diana Wynne Jones

304 páginas

Galera Record

Compre aqui: Amazon

 

 

 

O filme “O Castelo Animado” tem passagens bem diferentes do livro, inclusive as relações de alguns personagens estão trocadas. Mas isso não desmerece nem um pouco a versão de Miyazaki. Se gostou do filme recomendo que procure o livro para ler e divertir-se com as brigas e picuinhas que Howl e Sophie tem no livro, além da oportunidade de conhecer muitos outros personagens marcantes e ver como o universo criado por Jones é vasto e com características únicas. Nos outros livros da série terão a oportunidades de conhecer princesas de todas as partes do mundo.  Se você gosta do gênero, não pode deixar de ler a série.

howl-2

“O Mundo de Crestomanci” são várias aventuras de um imenso universo, onde cada mundo tem uma história e personagens distintos e incríveis. O primeiro livro da série “Vida Encantada“, conta a história de Eric e Gwendolen Chant, que ficam órfãos e são convidados para morar no Castelo Crestomanci, após Gwendolen escrever uma carta para o atual Crestomanci que é um parente distante.

O segundo livro “As Vidas de Christopher Chant”, conta história de Christopher, um garoto que quase não vê os pais. Após uma briga, ele vai estudar num colégio interno e acabam descobrindo que ele é um mago de 9 vidas. Christopher é enviado para estudar com o grande mago Crestomanci.

Compre aqui: Vida Encantada, As Vidas de Christopher Chant.


vidaencantada-crestomanci

Cada aventura da série traz novos personagens e cada um acaba tendo alguma ligação com o grande Crestomanci. Todos os protagonistas são crianças que estão descobrindo seus próprios destinos e suas capacidades. Mas os livros são independentes, apesar de que alguns fatos acontecidos no livro anterior que são citados no livro seguinte.  A escrita dessa série é mais infantil, porém tem um narrativa atraente capaz de encantar muitos adultos. Se você está precisando desestressar, recomendo lê-los. 

Caso queria ver a lista completa dos livros escritos por Diana Wynne Jones, você pode ver na Wikipedia.

 

Escrito por:

14 Textos

Formada em museologia, mestranda em Preservação do Patrimônio Cultural. Ilustradora e quadrinista amadora. Amante de animação, quadrinhos, artes e cultura geek. Fã do CLAMP, Arakawa Hiromu e Neil Gailman. Esse aristas influenciaram seu gosto por fantasia e por querer entrar no mundo de quadrinho. Apaixonada por dragões, se possível teria um de estimação. Sonha em conseguir publicar suas história e viver delas.
Veja todos os textos
Follow Me :