“Ufology” é uma história em quadrinhos da Boom Studios, escrita por James Tynion e Noah Yuenkel, com desenhos de Matthew Fox. A história toda contem 6 volumes e trata de uma invasão alienígena que ocorre em uma cidade pequena.
Indo atrás de algumas pistas, um grupo de “caça-alienígenas” se muda para a cidade buscando encontrar a fonte de algumas energias estranhas identificadas no local. Essas investigações acabam levando a eventos trágicos que acabam desconhecidos da população geral e têm sua natureza disfarçada. Alguns anos depois, coisas estranhas voltam a acontecer e trazem a tona o ocorrido tempo atrás.
A história é rápida e simples e o tom leve a deixa muito divertida. Embora não seja nenhuma história épica sobre alienígenas, ela traz alguns fatores secundários que acredito serem seu ponto forte.
Assim como no caso da webcomic “Witchy“, o quadrinho se destaca por ter diversos aspectos que outras histórias deixam a desejar e os tratar com naturalidade.
O quadrinho traz dois protagonistas, a primeira é Becky, uma garota que vem de uma família mista, com a mãe negra e o pai branco. E esse fato pode facilmente passar despercebido por não ser um dos assuntos abordados na história. O outro é Malcom, um garoto que foi criado pelo pai desde criança e essa relação dos dois ainda ganha alguns diálogos interessantes durante o desenvolvimento.
Além disso, mesmo os protagonistas sendo do sexo oposto e enfrentarem dificuldades juntos, não acabam seguindo a norma de se apaixonarem e ficarem juntos no final, mas acabam criando uma grande amizade.
São esses e outros detalhes que me chamaram a atenção nessa história tão pequena, por trazer situações fora do padrão que estamos tão acostumados e introduzi-las de forma extremamente natural, não criando o drama ou baseando o desenvolvimento das personagem em cima disso. Enfim, é mais um quadrinho que ajuda a sairmos dos modelos padrões de personagens, sem ter toda a sua história baseada no fato de estarem fora desse padrão.
Ufology
160 páginas
Onde comprar: Amazon