[GAMES] Hellblade – Senua’s Sacrifice: uma experiência única e envolvente

[GAMES] Hellblade – Senua’s Sacrifice: uma experiência única e envolvente

Lançado inicialmente para PC e PS4 e vencedor de prêmios (melhor performance, game de impacto e design de áudio) no The Game Awards, Hellblade – Senua’s Sacrifice chegou ao Xbox One em abril deste ano, proporcionando uma experiência única para quem ainda não teve a chance de conferir.

A história começa quando a guerreira celta Senua embarca para sua jornada a Helheim, o reino dos mortos na mitologia nórdica, governado por Hela, a deusa da morte. O objetivo de sua jornada não é muito claro no começo, mas conforme a história avança, conseguimos entender o que Senua deseja alcançar em Helheim e até simpatizar com seu objetivo.

Jogabilidade

Hellblade é relativamente curto se comparado com outros mais famosos, já que a história pode ser facilmente completada em um dia, mas de maneira alguma isso significa qualidade inferior a vários títulos do mercado. Hellblade também é bem diferente do que parece, já que não é um mero jogo de terror/horror com vários momentos de susto ou monstros que surgem do nada. Outra diferença é que o jogo tem uma mecânica de gameover que é descoberta logo no começo, criando um clima de tensão e urgência a cada combate que Senua enfrenta.

Hellblade

Fica bem claro que Hellblade deve ser jogado com fones de ouvido, pois a imersão aumenta, podendo até mesmo criar uma certa ansiedade com os ruídos, sons e vozes tão próximos. Esses sons de fundo servem justamente para dar uma sensação de que estamos realmente na pele de Senua, tendo que ouvir suas inseguranças e medos, fazendo até que você desconfie do próprio jogo ou suas habilidades no combate e na resolução dos quebra-cabeças.

Para quem está interessada apenas na jogabilidade, Hellblade pode ser um pouco frustrante. Os combates são relativamente fáceis, sem muito desafio, e podem ser repetitivos na segunda metade do jogo. Os quebra-cabeças são interessantes, mas nada que vá fazer você dedicar horas para conseguir resolver.

Ao longo das fases existem pedras com runas nórdicas que contêm histórias muito interessantes sobre a mitologia nórdica, além de darem pistas sobre o que acontecerá e o que já aconteceu (se você coletar todas) com Senua. O cenário é fantástico, rico em detalhes, além de ter paisagens impressionantes, ora encantadoras, ora aterrorizantes.

Leia também:
>> [GAMES] Tomb Raider: Lara Croft, muito mais que um sex symbol dos games
>> [GAMES] Assassin’s Creed Origins: A representação feminina no jogo
>> [GAMES] Portal: A complexa relação feminina na franquia (com spoilers)

Hellblade

Representatividade feminina

Ainda que Senua não seja a única personagem feminina do jogo, ela se destaca enquanto protagonista feminina, principalmente porque o jogo não possui pluralidade de personagens em geral – e a maioria deles continue sendo de homens. No entanto, isso não é um ponto negativo para Hellblade – Senua’s Sacrifice, já que, diferentemente dos demais, o jogo inova ao abordar abertamente os transtornos mentais da protagonista, algo raramente retratado em games. 

A equipe desenvolvedora do jogo fez várias consultas a profissionais de saúde mental e pacientes (o documentário está disponível aqui, em inglês – contém spoilers sobre a história), de forma a retratar de maneira mais fidedigna alguém com as mesmas condições que Senua tem. Senua enfrenta dificuldades por causa de seu transtorno, mas a narrativa do jogo não coloca isso como algo negativo sobre ela e a personagem é bem estruturada, parecendo muito real. A história também faz paralelos importantes sobre como transtornos mentais já foram tratados em diferentes momentos da história ocidental.

Hellblade – Senua’s sacrifice traz uma experiência única e inovadora, bastante imersiva e capaz de fazer com que você realmente se sinta na pele da protagonista. Certamente é um jogo que ficará marcado na história dos games e é um dos mais indicados para quem gosta de histórias ricas e elaboradas, com personagens marcantes e realísticos.

Hellblade – Senua’s sacrifice está disponível para Microsoft Windows, PlayStation 4, Xbox One e pode ser adquirido na Steam.

Escrito por:

20 Textos

Já era interessada em ficção científica desde criança, tem um relacionamento recheado de idas e vindas com The Sims e é capaz de falar horas sobre Mass Effect. Quando não está ganhando mais troféus na PSN, pode ser encontrada com seu Kindle na mão.
Veja todos os textos
Follow Me :