[LITERATURA] Dame Blanche: Conheça a editora que aposta na diversidade da ficção especulativa

[LITERATURA] Dame Blanche: Conheça a editora que aposta na diversidade da ficção especulativa

O cenário de ficção nacional tem a cada vez mais se expandido. Temos livros incríveis em listas de mais vendidos, produções maravilhosas acontecendo, editoras grandes que tem buscado publicar esses talentos e divulgá-los. Os fãs, também, têm movimentado cada vez mais as redes sociais. Porém, mesmo que tenhamos uma quantidade grande de autores no cenário nacional, percebemos uma pequena quantidade de pessoas dispostas a buscar vozes femininas, vozes negras, vozes LGBTQ+, e enfim, vozes diversas, fora do padrão masculino e hétero. Por receio, preguiça, por não acreditar no potencial ou não acreditar que esses grupos possam contar suas histórias incríveis. Felizmente, existe uma editora no cenário nacional que tem se destacado com publicações fantásticas de autoras mulheres e toda voltada ao formato digital: a Dame Blanche.

Dame Blanche é uma editora criada por Clara Madrigano e Anna Fagundes Martino (e o grande mascote River), com a ideia de editar histórias que elas gostassem de ler. A proposta da editora é trabalhar com novelas, noveletas, além de romances, e seus livros são todos de ficção especulativa, prezando, principalmente, pela diversidade na hora de montar o catálogo, que conta com livros de fantasia histórica, terror e fantasia urbana, mistério e ficção científica.

Como é dito no site da editora, a intenção é encontrar histórias que utilizem de heroínas que não dependem de homens para salvá-las, heroínas que conseguem resolver suas próprias questões, mulheres cativantes e surpreendentes. Ao citar exemplos de histórias, as autoras mencionadas são Nnedi Okorafor, N.K. Jemisin, Ken Liu, Kat Howard, entre outras.

Em fevereiro, a editora abriu uma chamada de manuscritos, especialmente para autoras e autores negros, procurando talentos que muitas vezes não são vistos ou recebidos por outras editoras. Seu trabalho é incrível e todos os livros contam histórias envolventes e cativantes, que faz você não querer parar de ler até chegar ao final – e, consequentemente, ficar triste quando chega ao final e percebe que acabou.

Um pouquinho sobre os livros já lançados da editora:

Lobo de Rua, de Jana Bianchi

Um livro sobre um rapaz morador de rua em São Paulo, chamado Raul, que acaba recebendo a maldição da licantropia e se transformando em um lobisomem de rua. Com a ajuda de Tito, Raul terá que aprender a lidar com essa maldição. Apesar de um tema delicado e cruel, Jana demonstra um cuidado impressionante ao trazer os temas como abandono e solidão. É uma leitura emocionante, triste, mas deliciosa. Leia aqui a resenha do livro.

>> COMPRE AQUI!

A Casa de Vidro e Um Berço de Heras, de Anna Martino

Flores não crescem do nada – ou crescem?” é uma questão importante nessa série de fantasia histórica. Voltando ao final do século XIX e começo do século XX, algo muito estranho acompanha um jardineiro e um soldado. A narrativa de Anna Martino é incrível. O mistério que envolve todos os personagens, as ligações, a vontade de descobrir o que está acontecendo faz com que tenhamos vontade de ler mais uns 15 livros sobre todo esse universo.

>> COMPRE AQUI E AQUI!

As Boas Damas, de Clara Madrigano

Dame Blanche

Annabel Watson, filha do famoso Dr. Watson, ajudante e amigo de Sherlock Holmes, acaba se deparando com um mistério que precisa desvendar. Holmes, que se tornou seu tutor após a morte dos pais, está para se aposentar, mas recebe uma visita inesperada de uma dama que alega ter assassinado o próprio filho, e Holmes precisa descobrir por quê. É uma história sensacional. Annabel é uma personagem incrível, inteligente, forte, carismática. Se você gosta das histórias policiais e de mistério/sobrenatural de Sherlock Holmes, deveria ler esse livro, sem dúvida.

>> COMPRE AQUI!

Leia também:
>> [LIVROS] Kindred – Laços de sangue: Nem todas as viagens no tempo são iguais
>> [LIVROS] Interferências: uma ficção científica sobre o excesso de comunicação
>> [LIVROS] A Quinta Estação: A importância da representatividade dentro da ficção científica

Deixe as Estrelas Falarem, de Lady Sybylla

Dame Blanche

Amaterasu, uma nave cargueira, tem uma missão interessante pela frente que pode render bastante dinheiro. Rosa, a capitã, e sua tripulação, estão prestes a descobrir que talvez não tenha sido uma boa ideia aceitar essa oportunidade. Como em todos os seus trabalho, a narrativa de Lady Sybylla é surpreendente e faz você não querer parar de ler até terminar (e se fosse possível, continuar lendo mesmo após ter terminado!). Uma história de suspense, ficção científica, que faz você se apaixonar pela tripulação e pela nave Amaterasu. (e a maravilhosa notícia é que Lady Sybylla já está trabalhando em uma continuação e estamos ansiosas!)

>> COMPRE AQUI!

Ainda este ano, teremos novos lançamentos da editora e mal podemos aguardar para conhecer essas novas histórias!

É importante que editoras apareçam com alternativas para a falta de diversidade no meio literário, e o trabalho da Dame Blanche se mostra muito responsável a esse respeito. Podemos aguardar grandes sucessos vindos de suas autoras. E torcemos, principalmente, para que outras editoras também optem por procurarem na diversidade uma forma de contar, ouvir e espalhar novas histórias por aí. 

E se você é escritora, é bacana ficar de olho na página da editora. No momento, elas não estão aceitando pitches, mas quando elas voltarem a receber irão avisar por lá e pelo twitter.

Escrito por:

52 Textos

Formada em História, escreve e pesquisa sobre terror. Tem um afeto especial por filmes dos anos 1980, vampiros do século XIX e ler tomando um café quentinho.
Veja todos os textos
Follow Me :