[DESENHOS] O que esperamos da nova fase de “Steven Universe” (contém spoilers)

[DESENHOS] O que esperamos da nova fase de “Steven Universe” (contém spoilers)

Há mais ou menos uma semana da estreia da nova temporada de Steven Universe e após o maravilhoso painel da criadora da série, Rebecca Sugar, na CCXP 2018, finalmente decidimos analisar a fundo os acontecimentos da última temporada da animação e projetar nossos palpites nessa nova fase de Steven Universe. Os momentos e o desenrolar da 5ª temporada foram especialmente impressionantes e incríveis, tanto que precisamos de um tempo para organizar nossos sentimentos após o final, e por isso esperamos ansiosamente pela continuação da temporada.

Comecemos pelo início: A 5ª temporada de Steven Universe se aprofunda no passado não apenas do assombroso Homeworld, mas também da lendária mãe de Steven, a rebelde Rose Quartz. No mais, descobrimos questões interessantes sobre as Diamonds e seus verdadeiros objetivos e planos para a Terra, bem como sobre mistérios ainda esquecidos da trama como um todo, relacionando-se às próprias Crystal Gems.

A fuga do zoológico de Blue Diamond, segundo ela servindo como um tipo de lembrança depressiva de sua amada Pink Diamond, inicia a 5ª temporada e o julgamento de Steven – ou Rose Quartz – desencadeia pensamentos curiosos sobre a verdadeira origem da rebelião das Crystal Gems e do sumiço de Pink Diamond. Afinal, como foi possível a Rose Quartz chegar tão perto de Pink Diamond para quebrá-la? Como foi possível a Rose Quartz enganar a pérola de Pink Diamond e chegar até a soberana?

Steven em julgamento (“The Trial”, S05E02)

Ora, a resposta apenas confirmou uma das maiores teorias de fãs envolvendo o universo Gem, isto é, que Pink Diamond na verdade é – ou era – Rose Quartz. Confirmação que foi inclusive pincelada em cores em um dos episódios da temporada antes mesmo da ratificação final em, talvez, o episódio mais bonito e intrincado e profundo da série “A Single Pale Rose” (“Uma única rosa pálida”, em tradução livre), no qual Steven precisa entrar até o fundo do subconsciente de Pérola para achar seu celular perdido.

Acontece, que a busca resulta em uma descoberta inimaginável para Steven, ao se deparar com o acontecimento real que levou Pink Diamond não a ser despedaçada por Rose Quartz, mas a tornar-se ela. Motivada por um desejo de salvar os seres vivos do planeta Terra da colonização e consequente destruição do temido Homeworld, Rose, antes Pink, decide transformar-se em uma defensora do mesmo e, para isso, tem a ajuda de sua antiga subordinada, de sua pérola que hoje chamamos de nossa Pérola.

Pink Diamond (Rose Quartz) e Pérola

Não existem palavras, realmente, para descrever a beleza desse capítulo e nem para tentar entender a dor e angústia de Pérola de precisar, além de todo o demais, viver com esse segredo. É igualmente entendível, porém, o desconcerto de Safira ao descobrir que sua líder rebeliosa Rose Quartz era, na verdade, o próprio inimigo e aquilo contra o qual lutou desde o início de sua vida como Garnet e um dos principais pontos de apoio em sua vida como tal.

Safira olha para a situação com claro choque e consequente desespero e, na verdade, não podemos culpá-la. Apesar das teorias existentes, a confirmação de que Rose Quartz = Pink Diamond ainda foi, no mínimo, surpreendente para nós, simples telespectadores. Felizmente, como grande parte dos eventos dramáticos de Steven Universe e da vida (estamos nos sentindo positivas hoje), a situação trouxe um evento histórico para a animação e para a televisão em geral: um casamento homoafetivo.

Dessa forma, após um nervoso drama entre, especialmente, Rubi e Safira que culminou no primeiro casamento homoafetivo-lésbico em uma série de animação – principalmente uma direcionada ao público jovem – o enredo de Steven Universe até que tomou um rumo positivo.

Steven Universe

Leia também:
>> [DESENHO] Hilda: Uma lição valiosa sobre adaptação e mudança para todas as idades!
>> [DESENHO] Saiba porquê você deveria assistir Gravity Falls!
>> [LISTA] Desenhos Feministas: exemplos de representação feminina nos desenhos

Isso até o fim do arco: o “season finale” intitulado “Legs from here to Homeworld” (“A distância daqui até Homeworld”, em tradução livre) conseguiu, em (apenas) pouco mais de 22 minutos trazer novas dúvidas, personagens e intrigas ao mundo das Crystal Gems.

O surgimento da, possivelmente perigosa, White Diamond, desencadeia mais questões do que pensávamos ser possível no universo de Steven Universe, criando evidentes maiores preocupações. Afinal, embora o mistério do estilhaçamento de Pink Diamond tenha finalmente sido revelado, o aparecimento de uma nova e evidentemente mais poderosa Diamond é receoso.

Apesar de ter aparecido por poucos minutos, a figura de White Diamond – e o que as demais Diamonds e Gems dizem dela à simples menção de seu nome – demonstra a grande ameaça que a mesma representa. Foi expressamente caracterizada como “difícil” e seu comportamento autoritário frente à Steven – ou Pink Diamond, como determinou em chamá-lo – não nos deixa pensar ao contrário, descrevendo toda a história recente e inclusive seu sumiço por mais de 6.000 anos como algo semelhante a um capricho.

Mesmo não ficando claro como a mesma chegou em sua atual posição política, visto que não sabemos nada de seu passado além de uma aparente relação de controle/afeto com Pink Diamond, nem tampouco o porquê de ser aparentemente temida pelos demais seres do espectro Gem, a própria figura de White Diamond parece mais poderosa do que já foi mostrado até agora. Sua figura exala autoridade, confiança e, por que não, temor, parecendo que ela será extremamente difícil de se convencer a dar fim a colonização e de dar maior liberdade às Gems.

White Diamond

Nos parece certo apostar, diante de tudo, que White Diamond será a vilã principal da nova temporada, bem como descoberta a chefona de toda a dominação diamantista por sobre Homeworld, sobre as Gems e sobre os demais planetas colonizados. Talvez seja possível à Blue e Yellow Diamond se unirem a empreitada Crystal Gem agora que descobriram o verdadeiro estado de Pink Diamond, unindo-se à rebelião contra o domínio diamantista de White Diamond. Ou, e talvez essa seja a aposta mais realista, lutarão junto com White Diamond contra a proposta de liberdade de Steven.

De qualquer forma, a história de Steven Universe ainda tem muito a nos contar, algo que talvez seja mais aprofundado não apenas no retorno da 5ª temporada, que estreia em 17 de dezembro, mas no filme a estrear em 2019.

Steven Universe

Segundo o trailer de Diamond Days (ou o próximo arco da 5ª temporada), de início Steven tentará o seu conhecido método de diálogo para, como mostrado no fim da 5ª temporada, trazer de volta as Gems afetadas pelo ataque das Diamonds à Terra, como forma de vingança pela “morte” de Pink Diamond. Entretanto, como assumido Diamond, a segregação de seus amigos e desconsideração de seus argumentos já apresentarão problemas a tal empreitada.

“We’ve been dealing with the toppings of the problem. We have to get to the sauce.”

(“Estivemos lidando só com o topo do problema. Temos que chegar ao molho.”, tradução livre)

A frase acima foi dita na 3ª temporada da animação, no episódio “Entregas de Pizza da Kiki” (Kiki’s Pizza Delivery Service), e parece que continuará sendo a máxima da fase seguinte de Steven Universe, com a aguardada descoberta (ou indicação) das questões ainda secretas e mágicas da trama.

É certo, ou assim esperamos, que a próxima temporada e o filme trarão um enriquecimento extraordinário ao desenho, tanto em questão de enredo quanto aos próprios personagens. Rebecca Sugar com certeza nos impulsionou nas expectativas e nas teorias, de forma que estamos extremamente esperançosas para a nova fase de Steven e com a certeza que será ainda mais significante que as anteriores. Até dia 17!

Steven Universe

Escrito por:

102 Textos

Veja todos os textos
Follow Me :