Kuami: literatura infantojuvenil sobre amizade e perseverança

Kuami: literatura infantojuvenil sobre amizade e perseverança

Depois que você cresceu, começou a perceber que as protagonistas das histórias infantis eram todas muito parecidas? Levando em consideração que boa parte das histórias que nossos pais liam, ou que víamos na TV, tinham protagonistas brancas e que viviam em uma concepção de mundo bastante europeia e norte americana, não assusta que, quando olhamos em retrospecto, sintamos que talvez faltasse algo ali.

Nem todas as crianças que convivíamos eram iguais àquelas das histórias. Às vezes nós mesmas não éramos parecidas com elas. Falta representaçãoMas, graças a autoras e autores brasileiros e de outras partes da América Latina, essa realidade vem mudando aos poucos e são autoras como Cidinha da Silva que trazem novas realidades, novas protagonistas e novas histórias infantis para que mais garotinhas e garotinhos se sintam representados por aí – e o livro infantojuvenil “Kuami” é uma prova dessa mudança.

Livro “Kuami” (Foto: Delirium Nerd)

Lançado pela Pólen Livros, “Kuami” é um livro escrito por Cidinha da Silva e ilustrado por Annie Ganzala. A história acompanha o elefantinho Kuami e a sereia Janaína e se passa bem no coração da Amazônia. Kuami foi sequestrado por homens muito maus e, ao encontrar Janaína, consegue bolar um plano com a ajuda de outros peixes e criaturas da floresta para recuperar sua mãe, que ainda estava sendo mantida em cativeiro. Muita coisa acontece durante a aventura de Kuami, Janaína e seus amigos, mas eles conseguem superar tudo com perseverança e amizade.

Cidinha não somente constrói uma narrativa que mescla muito bem elementos clássicos e populares de histórias infantis, como uma sereia e um elefantinho, que sempre menciona o Dumbo, mas insere muito da nossa própria cultura em sua história. A música é algo muito presente durante a história, tanto ritmos populares brasileiros quanto músicas consideradas mais clássicas, e tem até menção e paródia ao Sepultura! Se utilizando dessas inserções, a autora consegue mostrar como o Brasil é um lugar que tem espaço para todos e que todos conseguem conviver amigavelmente, independente de seus gostos musicais. 

Leia também:
» “Você já é feminista!”: seleção de textos para compreender os feminismos e a pluralidade das mulheres
» Mortina: uma história que vai fazer você morrer… de rir!
» Um Buraco com Meu Nome: As mulheres brasileiras que carregam a caligrafia da resistência

De acordo com Cidinha, em entrevista ao site Afreaka, a inspiração para escrever literatura infantojuvenil veio da própria sobrinha, que se sentiu incomodada na mesma medida que emocionada enquanto sua sobrinha, em fase de alfabetização, tentava ler o livro da tia, que era para adultos. Desde então, Cidinha lançou diversas obras, infantis ou adultas, com bastante diversidade incluída. 

Apesar de infantojuvenil, “Kuami” é um livro emocionante em diversos aspectos. A história é muito bem contada e as ilustrações de Annie Ganzala são incríveis, ajudando a narrar a história de uma forma muito única. 

Kuami
“Kuami” (Foto: Delirium Nerd)

O livro de Cidinha não somente critica a exploração da natureza e como isso é prejudicial para todos, sejam aqueles que estão ligados diretamente à exploração ou indiretamente, mas, além disso, mostra como amizades e relações podem se desenvolver de formas puras e especiais em todos os lugares, independente de diferenças. 

Kuami” vale a leitura, independente da idade. É importante estar aberto para conhecer narrativas diferentes das que estamos habituados e conhecer as autoras e autores que tem feito o possível para mostrar outras realidades por aí. Além de um ótimo trabalho, é um ótimo exercício de empatia.


Kuami

Cidinha da Silva (autora) e Annie Ganzala (ilustradora)

Pólen Livros

96 páginas

Se interessou pelo livro? Compre aqui!

O Delirium Nerd é integrante do programa de associados da Amazon. Comprando através do link acima, ganhamos uma pequena comissão e você ainda ajuda a manter o site no ar, além de ganhar nossa eterna gratidão por apoiar o nosso trabalho


Edição realizada por Gabriela Prado.

Escrito por:

52 Textos

Formada em História, escreve e pesquisa sobre terror. Tem um afeto especial por filmes dos anos 1980, vampiros do século XIX e ler tomando um café quentinho.
Veja todos os textos
Follow Me :