[LIVROS] “Você já é feminista!”: seleção de textos para compreender os feminismos e a pluralidade das mulheres

[LIVROS] “Você já é feminista!”: seleção de textos para compreender os feminismos e a pluralidade das mulheres

Organizado por Nana Queiroz, em uma parceria com a Pólen Livros e a Revista AzMina, “Você Já É Feminista – Abra Este Livro e Descubra o Porquê” é um guia prático sobre feminismos, sobre conceitos, termos, discussões e debates importantes para a compreensão do movimento.

O livro conta com autoras importantes, como Lola Aronovich, Djamila Ribeiro, Jaqueline de Jesus, Luisa Marilac, entre tantas outras, além de uma apresentação por Marcia Tiburi. Com textos rápidos, objetivos e muito didáticos, as autoras nos apresentam dados e teorias, nos mostrando como os feminismos plurais (devido às muitas correntes e tendências que hoje podemos conhecer) foram se construindo e como são importantes para nós.

Você já é feminista

Lola Aronovich, em seu texto de abertura intitulado “Saia do armário e se assuma feminista” nos fala como é importante tomar esse passo. “Feminista” é uma palavra que adquiriu uma carga muito negativa ao longo dos anos, senso sinônimo de mulheres extremistas que querem destruir os homens e assumir o poder do mundo, e as coisas não poderiam estar mais longe da verdade. O feminismo busca igualdade, e é importante dar esse passo e se assumir, como mulher, feminista. Não precisa ter medo da palavra, ela não morde (nem nós!).

“Você já é feminista!” é dividido em quatro blocos: bê-a-bá do feminismo, identidades, o direito ao próprio corpo e por uma cultura de equidade; os textos que compõem as quatro partes discutem os mais variados problemas e situações sobre ser mulheres. Em bê-a-bá do feminismo conhecemos um pouco mais sobre correntes, sobre termos muito utilizados (sororidade, por exemplo), sobre ser feminista e o que isso pode significar; em identidades, as discussões vão para o lado dos gêneros e da sexualidade, como também sobre o feminismo negro e a divisão sexual do trabalho; no bloco o direito ao próprio corpo, os debates são sobre aborto, cultura do estupro e parto; e, por cima, por uma cultura de equidade, as discussões são sobre brinquedos na infância, divisão do trabalho doméstico, família e assédio no trabalho.

Como dito anteriormente, todos os textos são embasados em dados, tabelas, gráficos e vivência. Textos informativos, objetivos, que nos levam a compreender que existem mundos completamente diferentes daquele que temos em nossa própria casa. Mulheres que passam por coisas diferentes de nós, que tiveram vidas diferentes e que nos ajudam a ver além da nossa própria experiência.

Você Já é Feminista
Imagem: site da Pólen Livros (reprodução)
Leia também:
Confira os livros feministas da Boitempo que serão lançados neste ano!
“O Poder”, de Naomi Alderman, reescreve a história sob o domínio feminino
Afiadas: As mulheres que fizeram da opinião uma arte

Precisamos nos armar com informações, ler sobre nossos direitos e saber quais lutas estão sendo travadas, agora mais do que nunca. Os debates dos feminismos atualmente são importantíssimos; aliás, sempre foram, mas em momento de avanço da extrema direita é necessário que tenhamos uma consciência ainda maior sobre nós mesmas, nossos corpos, além do que já foi conquistado e o que ainda precisamos conquistar.

“Você já é feminista!” é um livro bastante fluido em relação a leitura, com um ótimo ritmo, textos sobre temáticas muitas vezes difíceis, mas muito bem explicados e interessantes, em que você se perde na leitura e não percebe quando acabou. Em alguns textos temos até glossário para compreendermos melhor os conceitos e nomes utilizados.

Você pode até não concordar com algumas posições descritas, mas é sempre importante ouvir o que uma mulher, que já vivenciou situações complicadas por ser mulher, tem há dizer (e, nesse caso, ler o que elas escreveram). Só ouvindo a pluralidade de mulheres que conseguiremos encontrar um equilíbrio e ter mais empatia com a questão da outra. A partir da leitura dessas experiências que poderemos lutar por nossos direitos, aprender com a outra e apoiar as diversas vozes que compõem os movimentos feministas.

Você já é feminista!” é um livro necessário para se ter em casa, além de um ótimo presente! (seja para amigas ou amigos, pois contém informações importantes para todos os tipos de público).

Imagem em destaque: reprodução


Você Já é FeministaVocê Já é Feminista – Abra Este Livro e Descubra o Porquê

Autoras: várias

Polén Livros

174 páginas

Se interessou pelo livro? COMPRE AQUI!

A Delirium Nerd é integrante do programa de associados da Amazon. Comprando através do link acima, você ajuda a manter o site no ar, além de ganhar nossa eterna gratidão por apoiar o nosso trabalho!

Escrito por:

52 Textos

Formada em História, escreve e pesquisa sobre terror. Tem um afeto especial por filmes dos anos 1980, vampiros do século XIX e ler tomando um café quentinho.
Veja todos os textos
Follow Me :