Soem as trombetas! Soltem os fogos! Foi divulgado na tarde dessa sexta-feira (dia 14) que a sequência de “Os Incríveis” terá como protagonista, diferentemente do filme de 2004, a primeira super-heroína da Disney: a Mulher-Elástica.
Já havia sido anunciado pelo chefe criativo da Pixar, John Lasseter, em entrevista ao site IGN, que a sequência começaria no minuto seguinte ao término do primeiro filme: “[A sequência] começa assim que o primeiro filme termina. Teremos o Escavador e uma grande sequência antiga. Sabe o final do primeiro filme, quando você vê a família inteira vestida como super-heróis? Então, é a partir daí que começamos o novo filme.”
E agora descobrimos que a protagonista da sequencia será ninguém menos que a matriarca da família Incrível: a Mulher-Elástica. A mudança no protagonismo em relação ao primeiro filme, que pertencia ao patriarca da família Incrível, o Senhor Incrível, aumenta a participação feminina no universo Disney, sendo o primeiro filme do gênero super-herói do estúdio protagonizado por uma personagem feminina. O anúncio foi feito pelo próprio diretor da franquia, Brad Bird, durante a convenção D23, no painel da Pixar, em que são anunciados os novos projetos do estúdio anualmente.
Tal notícia é, com certeza, incrível, porém não queremos dizer aqui, de forma alguma, que o protagonismo feminino seja um problema na Disney, sendo exatamente o contrário, com a companhia conhecida – especialmente – por suas personagens femininas. Apesar disso, entretanto, nenhuma das diversas personagens femininas da Disney, por mais fortes, importantes e quebradoras de barreiras que sejam, atingem o papel que a Mulher-Elástica representa.
O significado de ter a Mulher-Elástica como protagonista de um dos filmes futuros mais esperados do estúdio, após o sucesso estrondoso do anterior, é um pulo (grande) para o progresso na forma como as personagens femininas são representadas não apenas no universo Disney, mas em toda a mídia, especialmente aquelas que trazem a maternidade junto a sua condição de mulheres.

Além disso, o diretor ainda anunciou que a família terá uma nova casa: “A família ganha uma nova casa, que é uma mistura de casa dos sonhos e super covil.“.
E então, ansiosas?
