Nos dias 3, 4 e 5 de novembro aconteceu a Feira Des.gráfica em São Paulo. Segundo a organização da Feira, seu objetivo é dar espaço a quadrinhos, publicações e autores de diversas áreas e que, de alguma forma também desenvolvem trabalhos narrativos de experimentação gráfico-visual.
Consideramos a Feira Des.gráfica de suma importância, pois ela dá visibilidade a autoras(es) independentes e os aproxima do público. Durante a Feira é possível conversar com todos e conhecer como se deu o processo criativo de suas obras, o que consideramos uma experiencia única e enriquecedora.
Foi durante a Des.gráfica deste ano que tivemos a oportunidade de conhecer a ilustradora e quadrinista Aline Zouvi, e nos apaixonamos pela subjetividade de suas obras!Cordas
A HQ “Cordas” foi iniciada durante o Inktober e conta a historia de uma dubladora que perdeu a voz. É uma obra linda e profunda que questiona a busca (também no sentido metafórico) de uma voz.
Ouve-se muito falar sobre “encontrar sua própria voz” quando se é um autor. Não é algo fácil: é uma jornada técnica e poética; uma busca, uma pesquisa e uma entrega continua ao que se considera digno de ser dito e mostrado.
“Cordas” não é só uma historia de uma pessoa em busca de sua voz: é também a historia de uma nova autora que afirma a sua. ( Mario Cau – quadrinista e professor, autor de Pieces, Morphine e Terapia)
Ansiedade
A zine “Ansiedade” é autobiográfico e nele a autora fala um pouco sobre a sua vivência com a ansiedade.
Condição
A zine “Condição” é uma serie de retratos sobre artistas e as doenças que os acompanharam. Segundo a autora, o objeto do zine é que, através da desconstrução do que é ser e estar doente, a (o) leitora /leitor tenha outra visão sobre seu corpo e as doenças que nele habitam.
Sobre a autora
Aline Zouvi é escritora, quadrinista e pesquisadora de quadrinhos. Fez mestrado sobre as HQ’s autobiográficas de Alison Bechdel e publicou “Em Segunda Pessoa” (Medita, 2013). Divulga suas HQs na internet e colaborou com a Folha de São Paulo.