[GAMES] 5 jogos protagonizados por mulheres que você precisa conhecer!

[GAMES] 5 jogos protagonizados por mulheres que você precisa conhecer!

Ter personagens femininas em games não é nenhuma novidade. Namoradas, amigas, vítimas ou companheiras de equipe. Algumas possuem papéis secundários, muitas vezes, pouco desenvolvidos além de seu papel na trama. Mas e os jogos em que as mulheres são as protagonistas da história? Pensando em trazer maior visibilidade para jogos em que nós, mulheres, possamos nos espelhar, trazemos uma lista com 5 jogos protagonizados por mulheres para conhecer.

Tomb Raider

jogos

Alguém tinha alguma dúvida de que Lara estaria nessa lista? Apesar de ter uma representação um tanto quanto falha em jogos anteriores, o Tomb Raider de 2013 nos trouxe, além de um gráfico maravilhoso e uma gameplay divertida, uma história mais desenvolvida e roupas que fazem sentido.

Nesta versão da famosa franquia podemos ver com clareza o crescimento pessoal de Lara, que passa de ser apenas uma estudiosa para ter seu conhecimento posto à prova, na situação de risco em que se encontra – após o navio onde viajava ser naufragado por uma tempestade sobrenatural.

O jogo pode ainda ser destacado pela forma sensível com que trata as mudanças de personalidade e o peso que os recentes acontecimentos tiveram na personagem. Somos levadas em uma jornada junto com ela, passando pelo seu momento de pânico e falta de esperança (que ocorre logo após o acidente, na primeira vez em que é forçada a matar alguém para se defender), pelo momento em que reconhece sua própria força, além da sua capacidade e o dever de salvar seus amigos. Todos os momentos são impactantes e modificam as atitudes e reações de Lara ao longo do jogo, tornando-a uma personagem icônica em todos os aspectos.

Disponível na Steam

Fran Bow

jogos

Agora, com uma garotinha como protagonista, temos este arrepiante point and click. A história gira em torno de Fran, que após testemunhar a terrível morte de seus pais, foge junto de seu gatinho Senhor Meia-Noite. Ela entra em choque após tudo o que aconteceu, e é encontrada e levada para o Manicômio Oswald por culpar o ocorrido em um monstro. Mas seu gato não está mais com ela, o que a motiva a partir em uma busca para encontrá-lo.

Fran Bow trabalha muito com a questão da saúde mental e com as formas com que uma criança vivencia e lida com um grande trauma; o que é evidente, pela forma como Fran não consegue lembrar com detalhes o que de fato aconteceu naquela noite, além de ser constantemente assombrada por alucinações.

Utilizando a mecânica da medicação, através das pílulas vermelhas no canto da tela – que essencialmente alteram a sua percepção da realidade – experimentamos o jogo em dois planos: o real e o imaginário de Fran, que por vezes se misturam, o que nos força a ficar no lugar de Fran e vivenciar o mundo por seus olhos. 

Fran Bow possui um constante contraste entre os abusos, as ilusões e os monstros grotescos que assombram a inocência de uma menina, que luta não apenas para achar seu querido companheiro, mas para superar tudo pelo que passou.

Disponível na Steam

Leia também:
>> [GAMES] 8 jogos com ótima representação LGBT para conhecer!
>> [GAMES] Celeste: uma jornada para conhecer e superar a si mesma
>> [GAMES] Heavy Rain: Um jogo muito além do romance

The Falconers: Moonlight

jogos

Falconers é uma visual novel de terror focada na história de Cassie, uma Falconer em sua primeira missão solo, que vem à cidade de Moonlight para investigar oitenta mortes que parecem muito mais do que apenas uma coincidência infeliz. Nessa trama, os Falconers são uma organização internacional de “caçadores de monstros’, monstros esses que são chamados no jogo de Cullers.

O jogo nos traz Cassie como protagonista, uma mulher sagaz, forte e disposta a fazer o possível para salvar as pessoas da cidade. Apesar da persona bem badass, ela não esconde seu medo em certas situações, deixando claro que tudo bem ser vulnerável de vez em quando, mas mostrando o quanto é forte ao passar por esse medo em prol de um bem maior.

Como já é comum de Visual Novels, você tem diversas escolhas para fazer ao longo do jogo, e suas escolhas direcionam tanto a investigação da personagem, como a forma com que ela se relaciona com as outras pessoas de Moonlight.

Demo gratuita – Versão completa disponível na Steam

Marie’s room

jogos

Marie’s room é um jogo curto de exploração, do formato de point and click, onde você joga como Kelsey em sua missão de buscar o diário de Marie. O que aconteceu entre as duas garotas? Quem é Kelsey? O quarto é repleto de memórias e é ali que a trama se forma. Cada item é uma lembrança, uma pergunta respondida, e cabe a você desvendar a história que até mesmo a protagonista parece querer esquecer.

Tudo funciona mais como uma experiência interativa e pode ser finalizada em apenas uma sessão. Mas pra quem gosta de jogos focados na história e no desenvolvimento dos personagens, além de gráficos de tirar o fôlego, este é definitivamente uma ótima pedida.

Disponível no site itch.io

Imaginary Friends

jogos

Em Imaginary Friends seguimos Hailey, uma garota de quatorze anos que passou as férias inteiras em casa, sem nem sequer sair com seus amigos. Talvez porque ela não tenha nenhum.

Nesse jogo de RPG maker, somos levadas com Hailey e um misterioso garoto de boné vermelho para um mundo imaginário, onde ela terá que enfrentar sua infância, além de tomar suas próprias atitudes. Imaginary Friends é um jogo repleto de simbolismos e metáforas, que aos poucos nos permitem desvendar uma história emocionante, onde não mais largaremos o computador.

Disponível em itchi.io

Escrito por:

5 Textos

Gamer, viciada em livros e gatos. Grande fã de jogos indies e histórias de ficção.
Veja todos os textos
Follow Me :