[SÉRIE] O Mundo Sombrio de Sabrina: o que esperar da segunda temporada!

[SÉRIE] O Mundo Sombrio de Sabrina: o que esperar da segunda temporada!

O Mundo Sombrio de Sabrina (The Chilling Adventures of Sabrina, no original) tem sido uma das estreias mais comentadas do mês do serviço de streaming Netflix. Tanto por ser um remake da série de sucesso Sabrina, Aprendiz de Feiticeira (Sabrina, the Teenage Witch), quanto por ter sido lançada em outubro, sendo uma aposta para aqueles que querem se distrair no Halloween.

Além disso, para contribuir com o clima, a editora Geektopia anunciou recentemente o lançamento do quadrinho Archie o Mundo dos Mortos (Afterlife with Archie), que é um crossover entre o mundo de Sabrina e de Riverdale; e, logo no dia da estreia da série, a editora também anunciou o lançamento do quadrinho de mesmo nome, que rendeu a adaptação de O Mundo Sombrio de Sabrina.

Publicamos dois textos sobre a série até o momento: primeiras impressões sobre a série, sem spoiler; e uma crítica da série, com spoilersMas é justo já abrir discussão sobre a próxima temporada, que já começou a ser gravada, e tem causado burburinhos dentre aqueles que já terminaram a série, visto que o episódio 10 da primeira temporada termina de uma forma meio aberta.

AVISO: O texto a seguir contém spoilers da primeira temporada, principalmente dos últimos episódios!

O Mundo Sombrio de Sabrina

Chegamos ao final da primeira temporada de Sabrina com uma ameaça poderosa: as 13 bruxas, outrora enforcadas em Greendale, voltam a partir de um feitiço de Miss Wardell, para trazer morte e sofrimento para a cidade. O que no início é uma forte resistência dos Spellmans, logo se desfaz, pois cada um dos membros é chamado para um canto, completando o plano de Wardell para que Sabrina não tivesse outra escolha além de assinar o livro do Senhor das Trevas e se tornar completamente bruxa.

Esse último episódio nos dá um monte de certezas: Miss Wardell é mesmo uma bruxa poderosa e inconsequente, e afirma que é mesmo Madame Satã, Lilith, a própria mãe dos demônios (algo que ela já tinha afirmado, mas que deixou ainda mais claro); os antepassados e a história familiar dos amigos de Sabrina (Harvey, Ros e Susie) afetam diretamente seu presente; Zelda tem um coração bondoso ao se sentir na obrigação de roubar a filha do Father Blackwell, por medo do que ele pudesse fazer com ela; os familiares realmente falam, visto pelo corvo da Madame Satã; e Sabrina não é mais a mesma após assinar o livro do Senhor das Trevas, mudando sua cor de cabeça e andando com as Weird Sisters.

O Mundo Sombrio de Sabrina

E todos esses detalhes e certezas fazem com que possamos apostar em algumas situações da próxima temporada e nos levantam algumas questões:

Primeiro: Madame Satã/Miss Wardell cumpriu com sua missão de fazer com que a profecia do Senhor das Trevas se realizasse. Agora que Sabrina está na Academia Bruxa, qual será a nova missão de Madame Satã? Continuará sendo um tipo de mentora? Vai perceber que cometeu algum erro? Vai tentar tomar o poder? Desde o começo da temporada, ao conversar com Father Blackwood, e pensando na própria figura lendária de Lilith, Madame Satã mostra algumas intenções bastante rebeldes. Ela vai continuar aceitando os comandos do Senhor das Trevas?

O Mundo Sombrio de Sabrina

Segundo: como esse passado vai afetar os amigos de Sabrina? Harvey descende de caçadores de bruxas e descobriu que a sua namorada é uma bruxa. Sabrina terá que abandonar o mundo humano e frequentar o mundo bruxo. Ros descende de pessoas que foram amaldiçoadas por bruxas e agora ficam cegas com uma idade muito jovem, isso pode fazer com que ela se volte contra Sabrina. Susie, que descende de uma mulher que ajudou as bruxas de Greendale no passado, vai conseguir ajudar Sabrina caso ela precise e todos virem as costas para ela? Como vai ficar a relação deles?

Terceiro: Zelda vai criar essa criança escondida de todos? Ela desobedeceu ordens diretas de Father Bladkwood, o que mostra que sua família realmente a fez amolecer. Zelda será expulsa da Igreja também, assim como Hilda?

O Mundo Sombrio de Sabrina

Quarto: Acreditamos que na próxima temporada o Salem pode começar a falar mais vezes. Estaremos mais ligadas ao mundo bruxo, isso pode fazer com que usem mais as falas de Salem. É dito durante a temporada que familiares só falam com seus donos, mas podemos ver, em algumas cenas, que Ambrose consegue compreender os sinais de Salem. Isso pode ser outro sinal de que, na temporada seguinte, teremos mais vezes a voz do gatinho.

Quando perguntado sobre a fala de Salem, Roberto Aguirre-Sacasa, roteirista do quadrinho e produtor executivo da série, afirmou que no quadrinho, por exemplo, podemos ver as palavras mas não vemos uma boca se mover; na série, por outro lado, se o Salem falasse poderia ser qualquer um falando, além de talvez dar um ar cômico. Mas Sacasa afirma que isso não quer dizer que ele não vai falar mais vezes futuramente, o que pode significar que ainda veremos esse personagem com um pouco mais de falas!

E, por último, quinto: as mudanças de Sabrina. Durante algumas entrevistas, Kiernan Shipka e Tati Gabrielle, que interpretam Sabrina e irmã Prudence respectivamente, afirmam que haverá uma mudança completa em Sabrina, que ela estará mais madura e não será nada parecida com a Sabrina da primeira temporada.

É importante lembrar que Sabrina salvou a vida de Prudence e mostrou que ela era, na verdade, filha de Father Blackwood. Sendo assim, elas podem ser fortes aliadas para derrotar o sumo sacerdote e começar novos caminhos para o Coven, já que Prudence pode recorrer à sua posição como filha primogênita e, portanto, herdeira de Blackwood, e Sabrina é filha do antigo sumo sacerdote. Prudence pode sofrer alguns atentados, agora que isso foi revelado, e Father Blackwood tem um filho homem.

O Mundo Sombrio de Sabrina

E claro, uma dúvida importante: é possível um crossover com Riverdale? Greendale e Riverdale são cidades vizinhas, com ambos os nomes aparecendo nas duas séries, em diversos momentos. Quando foi anunciada a série de Sabrina, uma das grandes questões era se as duas séries iriam se misturar (exatamente pelo fato de que em Archie e o Mundo dos Mortos, quadrinho que será lançado aqui pela Geektopia, começa com Jughead procurando a magia de Sabrina, e em vários outros quadrinhos esse crossover é real)

O Mundo Sombrio de Sabrina

Leia também:
>> [SÉRIE] A Maldição da Residência Hill: Muito mais que uma história de terror (sem spoilers)
>> [SÉRIES] Riverdale: uma tentativa de discutir o feminismo em produções juvenis
>> [DELIRIUM CAST] #02 Outlander: Da representação feminina aos problemas da obra

A segunda temporada já começou a ser gravada logo após a primeira, pois da Netflix, assim quando anunciou o remake de Sabrina, já havia comprado duas temporadas. Porém, não sabemos ainda quando será o lançamento.

Aguardamos mais novidades.

Escrito por:

52 Textos

Formada em História, escreve e pesquisa sobre terror. Tem um afeto especial por filmes dos anos 1980, vampiros do século XIX e ler tomando um café quentinho.
Veja todos os textos
Follow Me :