[CINEMA] 63 mulheres negras dirigiram curtas-metragens inscritos na 22ª Mostra de Tiradentes

[CINEMA] 63 mulheres negras dirigiram curtas-metragens inscritos na 22ª Mostra de Tiradentes

Pela primeira vez em sua história, a Mostra de Tiradentes submeteu aos 806 inscritos na categoria de curta-metragem um questionário para coleta de informações gerais, que dessem alguma noção do panorama de realizadores que se apresenta para exibir seus filmes no festival.

Segundo dados compilados pela curadoria, 63 mulheres negras foram creditadas na direção de filmes inscritos no festival. Desse total, 43 eram exclusivamente dirigidos por elas, enquanto os outros 20 eram coassinados por diretor homem. Em relação a identidade sexual, das 63 diretoras, 3 se declararam lésbicas. Em contraponto, 118 diretores negros foram inscritos, sendo 86 deles assinando exclusivamente seus respectivos trabalhos.

Dos curtas-metragens selecionados, 90 cineastas assinam os filmes (já que vários contam com codireção). Deste total, em dados de gênero e identidade sexual, são 32 homens cis, 19 mulheres cis, 1 mulher trans, 1 homem trans, 1 travesti, 1 pessoa não binária, 1 pessoa de gênero não definido e 34 que preferiram não declarar.

Em relação a etnia e identidade sexual entre os selecionados, são 17 homens cis brancos, 13 mulheres cis brancas, 7 homens cis pardos, 5 mulheres cis negras, 5 homens cis negros, 1 pessoa não binária branca, 1 travesti parda, 1 homem cis amarelo, 1 pessoa de gênero não definido branca e 1 homem trans branco, sendo que 34 pessoas não declararam etnia. “Ficamos muito impressionados com os filmes feitos por pessoas trans e travestis. A presença delas, com a qualidade que os filmes apresentam, é algo muito emocionante”, exalta Tatiana Carvalho Costa, uma das curadoras. 

Mostra
Exibição ao ar livre na Mostra Praça
Leia também:
>> [CINEMA] Temporada: O tempo dentro de nós
>> [CINEMA] O Peso do Passado: escolhas que destroem
>> [DELIRIUM NEWS] A 22ª Mostra de Cinema de Tiradentes começa nessa sexta!

Na visão de Tatiana Carvalho Costa, o conjunto de filmes selecionados apresenta multiplicidade de olhares para uma diversidade de sujeitos, reverberando o que se tem visto sobretudo na última década no país. “Sujeitos historicamente silenciados tomam para si não só a palavra, mas a forma de enunciação, em gestos corajosos e potentes de elaborações narrativas”, diz ela. “Destaco, no conjunto, os filmes dirigidos por pessoas trans/travestis e pessoas negras. Seja por meio da ressignificação de elementos clássicos da narrativa cinematográfica ou pela proposta de dispositivos quase disruptivos, os filmes realizados por estas pessoas nos fazem questionar o próprio fazer cinematográfico, suas codificações e lógicas de privilégios, propondo uma ampliação no horizonte do ver e do se fazer ver e ouvir”.

Como todo ano, uma seção dentro da temática geral da Mostra de Tiradentes é criada. Em 2019, a Mostra Corpos Adiante reúne quatro curtas: Lui (PR), de Denise Kelm; Noir Blue (MG), de Ana Pi; Quebramar (São Paulo), de Cris Lyra; e Conte isso àqueles que dizem que fomos derrotados (MG), de Aiano Bemfica, Camila Bastos, Cristiano Araújo e Pedro Maia de Brito. Em todos, a presença dos corpos é um desafio ao espaço e aos sistemas previamente estabelecidos, fazendo com que personagens e situações se coloquem em conflito com os ambientes. 

A 22ª edição do evento, a ser realizada entre os dias 18 e 26 de janeiro, contará com 78 produções, vindas de 13 estados do país, representando a força expressiva do formato e suas possibilidades diante de temáticas, estéticas e abordagens das mais variadas. A curadoria de curtas-metragens desta edição foi de Pedro Maciel GuimarãesCamila Vieira e Tatiana Carvalho Costa, que assistiram a centenas de filmes durante o processo de seleção. Os títulos vêm de Minas Gerais (21), São Paulo (17), Rio de Janeiro (9), Bahia (6), Goiás (5), Pernambuco (5), Ceará (3), Paraná (3), Distrito Federal (2), Paraíba (2), Rio Grande do Norte (1), Rio Grande do Sul (1), Amazonas (1) e Mato Grosso (1). Os filmes estarão distribuídos em dez seções segmentadas dentro da grade de programação: Foco, Foco Minas, Panorama, Corpos Adiante, Formação, Jovem, Regional, Praça, Valores e Mostrinha.

>> Confira aqui mais sobre a 22ª Mostra de Tiradentes!

Fonte: ETC comunicação e Universo Produção

Escrito por:

120 Textos

Aquariana, mora no Rio de Janeiro, graduada em Ciências Sociais e em Direito, com mestrado em Sociologia e Antropologia pelo PPGSA/UFRJ, curadora do Cineclube Delas, colaboradora do Podcast Feito por Elas, integrante da #partidA e das Elviras - Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema. Obcecada por filmes e livros, ainda consegue ver séries de TV e peças teatrais nas horas vagas.
Veja todos os textos
Follow Me :