Inscrições abertas para a 1ª Bienal Black Brazil Art!

Inscrições abertas para a 1ª Bienal Black Brazil Art!

Estão abertas até o dia 30 de agosto as inscrições de trabalhos artísticos para a Bienal Black Brazil Art. Com o tema “Mulheres (in) Visíveis“, o evento busca obras realizados por mulheres ou inspiradas na temática feminina e feminista, principalmente afro-brasileira. A bienal acontece nas cidade de Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC) e Curitiba (PR), de 5 de novembro de 2019 a 30 de janeiro de 2020.

Artistas, produtores e curadores de qualquer parte do Brasil podem apresentar seus trabalhos, projetos de pesquisa ou curatorial. Cada participante, individual ou em coletivo, poderá inscrever a partir de maio até agosto de 2019 em até dois trabalhos que concorrerão aos prêmios previstos no regulamento. Maiores informações, taxas e o registro de obras pode ser feito no site: https://bienal-black-brazil-art.webnode.com/chamada-artistas/

A bienal também irá lançar nos próximos meses, um concurso voltado para a rede pública e privada de ensino encorajando alunos a pensar essa invisibilidade das mulheres em algumas áreas de atuação bem como, abrirá espaço para que a comunidade possa refletir essa realidade manifestando-se através de vídeos. Ambas as atividades paralelas, farão parte da discussão da bienal proposta e temática.

Artistas do sexo feminino, independentemente da raça, são normalmente negligenciadas nas artes onde o universo predomina o homem branco. Mas deve-se saber que as artistas femininas negras têm criado uma marca valiosa no mundo das artes oferecendo narrativas que incluem orgulho e poder e se afirmam em espaços onde elas poderiam ter sido marginalizadas, mas onde suas vozes não podiam ser ignoradas”, explica uma das curadoras, Patrícia Brito. “Buscamos mostrar a força e o potencial criativo de mulheres anônimas ou artistas que tiram estas mulheres do anonimato“, conclui.

Os trabalhos inscritos deverão se enquadras nas seguintes categorias: arte visual (pintura, desenho, escultura, cerâmica, gravura, fotografia), arte design (decorativa, têxtil), arte digital (pintura, gravura e fotografia digital, animação), arte Urbana (graffiti, estêncil, cartaz, video mapping, instalações de rua), vídeo ou vídeo instalação, performance e instalação.

Bienal Black Brazil Art

Para informação adicionais sobre o evento, visite https://bienal-black-brazil-art.webnode.com ou entre em contato através do e-mail: [email protected]


Edição realizada por Isabelle Simões.

Escrito por:

260 Textos

Fundadora e editora do Delirium Nerd. Apaixonada por gatos, cinema do oriente médio, quadrinhos e animações japonesas.
Veja todos os textos
Follow Me :