The Swords of Ditto – Mormo’s Curse: desafiador e divertido na medida certa

The Swords of Ditto – Mormo’s Curse: desafiador e divertido na medida certa

Desenvolvido pelo estúdio independente Onebitbeyond e publicado pela Devolver Digital, “The Swords of Ditto” é um RPG de ação lançado em abril de 2018. Agora em maio de 2019 foi disponibilizada a expansão Mormo’s Curse, simultaneamente com o lançamento do título para o Nintendo Switch.

Em “The Swords of Ditto“, sua missão é se defender e derrotar a vilã Mormo o mais breve possível, pois se o tempo limite esgotar ou se você morrer durante a aventura, terá de recomeçar do zero e controlando um novo personagem gerado aleatoriamente pelo game; se a mecânica parecer desafiadora demais para você, saiba que existe um modo cooperativo para até dois jogadores, que torna a jornada mais tranquila e ainda mais divertida!

Mormo’s Curse
Imagem: The Swords of Ditto/Devolver Digital/divulgação

Algo que chama a atenção nos mundos de “The Swords of Ditto” é a sua arte encantadora de um jeito um tanto caótico. As dungeons geradas para cada aventura podem ser cidades super tecnológicas ou abandonadas, templos antigos, cavernas ou florestas assustadoras; é possível até encontrar casas de gatos e polvos gigantes no universo do jogo! Tudo é muito colorido e simples, com um ar bagunçado e bem cartunesco que lembra desenhos animados, mas apesar dessa atmosfera lúdica, o jogo nos leva a aventuras ameaçadoras e que desafiam até a mais corajosa das heroínas…

Mormo’s Curse
Imagem: The Swords of Ditto/Devolver Digital/divulgação

Para começar, é preciso saber que não importa quantas vezes você pretende jogar “The Sword of Ditto“, a cada nova dungeon você viverá uma experiência diferente das anteriores. Ainda que independentes, estas pequenas aventuras são interligadas por uma principal e suas vitórias, ou fracassos, afetam as próximas incursões! Por exemplo, a jogadora pode, ou não, encontrar armas especiais ou mesmo tesouros esquecidos por heróis que fracassaram anteriormente, e além da missão principal, que é derrotar Mormo, há também missões secundárias e secretas, que podem ser concluídas de acordo com a vontade e disposição da jogadora.

The Swords of Ditto - Mormo’s Curse
Imagem: The Swords of Ditto/Devolver Digital/divulgação

Um detalhe importante é que ao recomeçar você nunca saberá qual herói ou heroína será em seu próximo jogo, pois a geração de personagens é feita aleatoriamente pelo próprio sistema – então você poderá ser um herói, uma heroína ou até um animal e isso não causará nenhum tipo de interferência na progressão ou habilidades, em função do gênero “escolhido”, ou mesmo em sua experiência! Sem falar que é sempre muito legal poder jogar um game que não reforça nem prende a jogadora a estereótipos de gênero.

Leia também:
» Gris: Uma obra de arte sobre resiliência e superação
» Gravity Heroes: Saiba tudo sobre o novo jogo brasileiro de manipulação gravitacional!
» [GAMES] 5 jogos protagonizados por mulheres que você precisa conhecer!

Outro destaque do jogo é o seu equipamento! Sua arma principal é a mística Espada de Ditto, mas há muitas outras armas e itens que podem ser usados. Em “The Sword of Ditto” você terá à sua disposição arcos, um disco de frisbee, um taco de golfe mágico e até um imenso “pé divino” – e tudo pode ficar ainda mais eficiente ao coletar e equipar adesivos que aprimoram sua personagem, mas se nada sair como o esperado, você poderá chamar alguém para jogar! Uma das funcionalidades mais apreciadas é o modo cooperativo local, que permite compartilhar os perigos e as glórias da jornada com mais um herói ou heroína. A notícia triste é que infelizmente não há modo cooperativo online!

The Swords of Ditto
Imagem: The Swords of Ditto/Devolver Digital/divulgação

Entre os pontos negativos, que podem desanimar até a mais empolgada das aventureiras, destaca-se o limite de tempo. Uma funcionalidade que, a princípio, tornaria o jogo ainda mais desafiador e até casual tem sido o motivo de frustração em muitos reviews graças à repetição, pois a cada morte a jogadora tem de recomeçar tudo outra vez, com menos itens e ouro, refazendo as mesmas dungeons que já foram vistas; por outro lado, esta mesma funcionalidade tem atraído ainda mais jogadoras para “The Sword of Ditto“, que buscam emoções no limite, desafios insanos e metas difíceis de alcançar!

The Swords of Ditto
Imagem: The Swords of Ditto/Devolver Digital/divulgação

Sobre as atualizações da expansão Mormo’s Curse, destacam-se novas maldições lançadas pela vilã Mormo a cada vez que é derrotada e que afetam suas próximas aventuras; novas áreas, sendo quatro exclusivas e com recursos específicos para cada história; novos brinquedos, adesivos, armas e inimigos disponíveis a partir das novas dungeons; e correção de bugs e melhoria de estrutura e performance.

Disponível para PC (incluindo Linux e Mac), pela Steam e GOG, para PS4 e Nintendo Switch, “The Sword of Ditto: Mormo’s Curse” é uma aventura divertida, que garante boas horas de muitos desafios, emoções e não exige tanto comprometimento para ser concluído como outros jogos do mesmo estilo.


Edição realizada por Gabriela Prado.

Escrito por:

66 Textos

No momento gamer casual. Em tempo integral Comunicadora, Relações Públicas e Pesquisadora. Freela como Produtora de Conteúdo, Redatora e Social Media. Pisciana e sonhadora, meio louca dos signos, meio louca dos gatos. Fã de tecnologia, games, e-sports, quadrinhos e outras nerdices legais!
Veja todos os textos
Follow Me :