The Marvelous Mrs. Maisel – 4ª temporada | Primeiras Impressões: reencontrando a própria voz

The Marvelous Mrs. Maisel – 4ª temporada | Primeiras Impressões: reencontrando a própria voz

A convite da Amazon Studios conferimos os dois primeiros episódios da quarta temporada de The Marvelous Mrs. Maisel, série original da Amazon Prime Video, que estreia nesta sexta-feira, dia 18/02, no catálogo do serviço de streaming.

Idealizada por Amy Sherman Palladino, a mente por trás de Gilmore Girls, e co-produzida por ela e seu marido Daniel Palladino, The Marvelous Mrs. Maisel foi lançada em 2017 e rendeu ao casal 5 Emmy Awards, sendo eles: melhor série de comédia, roteiro, direção, atriz principal e atriz coadjuvante (para Rachel Brosnahan e Alex Borstein, respectivamente).

Boa parte do magnetismo da história fica por conta de sua protagonista. Rachel Brosnahan brilha na pele da comediante de stand-up Mirian “Midge” Maisel, uma personagem ao melhor estilo Amy Sherman: destemidamente autêntica, cheia de energia e, é claro, sem “papas na língua”.

Dito isso, fica quase impossível não lembrar de Lorelai Gilmore (Lauren Graham). A semelhança entre as duas, porém, para por aí. Ao contrário da gerente do Independence Inn, a maternidade não está no topo da lista de prioridades de Midge. Este, inclusive, é um dos eixos centrais da série. Se uma mulher que não abre mão de toda e qualquer coisa por ser mãe tende a ser mal vista nos dias de hoje, imagina nas décadas de 50 e 60?

Lorelai Gilmore (Lauren Graham) e Mrs. Maisel (Rachel Brosnahan)
Lorelai Gilmore (Lauren Graham) e Mirian Maisel (Rachel Brosnahan) | Imagem: divulgação
Aviso: antes de tudo, é importante avisar que esse texto contém spoilers da terceira e da quarta temporada, então se você ainda não viu, volta aqui depois para conferir as nossas impressões 🙂

Se no início da história vemos uma Mrs. Maisel obcecada por perfeição e manter a família “nos eixos”, ao final da terceira temporada, este dilema mãe/esposa versus profissional ganha destaque. Após aceitar o convite para abrir os shows do cantor Shy Baldwin (Leroy McClain), fica nítido que algumas renúncias na vida pessoal de Midge são inevitáveis, como matricular o filho na escola de sua escolha e, especialmente, o noivado com o médico Benjamin (Zachary Levy). 

A protagonista, porém, não hesita em apostar todas as suas fichas na nova oportunidade, a qual acredita ser a maior da sua vida. Mas a alegria dura pouco: a terceira temporada termina com um cliffhanger que deixou os fãs ansiosos: afinal, qual serão os próximos passos de Midge após a demissão repentina da turnê de Shy? 

Midge e Susie (Alex Borstein) em cena de The Marvelous Mrs. Maisel
Midge e Susie (Alex Borstein) em cena de The Marvelous Mrs. Maisel | Imagem: Amazon

De volta à vida real: recomeçando do zero

Logo nas primeiras cenas da temporada, esta pergunta é respondida e podemos conferir o que acontece nos momentos seguintes ao que Midge e Susie (Alex Borstein) são deixadas no aeroporto por Reggie (Sterling Brown), o agente de Shy. Tomada pela revolta, Midge protagoniza uma cena “tragicômica” durante a viagem de volta à Nova York, com direito a tirar as roupas. Essa cena, inclusive, remete à sua primeira apresentação no bar Gaslight, após ser deixada pelo marido, Joel (Michael Zegen).  E é no Gaslight que a dupla passa a noite, em um clima melancólico de “volta às origens”: ambas frustradas, falidas e sem perspectivas de novos trabalhos.

Além do choque de realidade de ver o sonho acabar abruptamente, Midge e Susie ainda têm que lidar com as consequências de seus atos da temporada anterior. Enquanto a agente busca encontrar um jeito de recuperar o dinheiro de Midge, que perdeu em apostas, a comediante precisa pagar o apartamento que comprou, de seu ex-sogro, para morar com os pais e os filhos. 

Ainda que sem dinheiro para comprar o leite dos filhos e com a vida pessoal virada do avesso, a comediante se vê determinada a reerguer sua carreira: e desta vez, como a atração principal e com liberdade para poder dizer o que bem entende, como adiantou o trailer que saiu no final do ano passado.

Emancipação feminina e a busca pela própria voz 

Em determinado momento, Midge menciona a frustração pelo fato de, mais uma vez, um homem ter arruinado sua vida. Percebe-se que, tal qual a traição de Joel, o rompimento com Shy é um ponto de ruptura na vida da personagem. Esta fala, também, faz lembrar um diálogo da terceira temporada, no qual sua mãe, Rose, (Marin Hinkle) diz que não faz sentido deixar sua vida nas mãos dos caprichos de um homem.

Maisel e sua mãe Rose (Marin Hinkle) em cena de The Marvelous Mrs. Maisel | Imagem: Amazon

Por outro lado, a tarefa de encontrar um palco em que Mrs. Maisel possa ser ela mesma torna-se especialmente difícil, uma vez que a notícia da sua demissão sai nos jornais e se espalha rapidamente pela cidade. Em seguida, a comediante passa a ser cada vez mais hostilizada e até mesmo “banida” dos clubes da cidade, espaços predominantemente masculinos. 

Em uma ocasião, na qual tenta ocupar um desses espaços, Midge acaba voltando à prisão. Esta situação, porém, a leva a uma amizade inesperada com uma mulher, que pode trazer uma oportunidade bastante inusitada, porém promissora, para sua carreira.

Assim como Midge, outras personagens femininas da história dão seus passos em direção à independência financeira, como é o caso da amiga Imogene (Bailey De Young), que se matricula em um curso de secretariado, e a própria Rose, que começa a fazer sucesso na alta sociedade com seus serviços de casamenteira. 

Leia também >> O potencial das maravilhosas coadjuvantes em “The Marvelous Mrs. Maisel”

O carisma dos coadjuvantes de Marvelous Mrs. Maisel

Coadjuvantes cativantes seguem sendo um dos pontos fortes da quarta temporada de The Marvelous Mrs. Maisel. Falar sobre a relação de Susie e Midge pode parecer “chover no molhado”, mas não tem como não mencioná-la. A química entre Brosnahan e Borstein permanece irretocável e rende ótimos momentos (até as cenas tristes ou de briga entre as duas acabam sendo adoráveis).

Embora quase que opostas na forma como se apresentam socialmente (Midge é uma mulher totalmente dentro dos padrões de beleza, enquanto Susie não performa feminilidade), elas compartilham o senso de humor, a teimosia e a “língua afiada”.

Impressões da 4ª temporada de Marvelous Mrs. Maisel
Cena da série | Imagem: Amazon Prime Video

A relação de Midge com o pai, Abe (Tony Shalhoub), também merece destaque. Embora, aparentemente, tenham pouco em comum, ambos se encontram em um momento parecido de suas vidas, no qual abrem mão da estabilidade para ir em busca do que acreditam. Abe passa a se organizar politicamente, torna-se comunista e larga o antigo emprego como professor universitário para trabalhar em um pequeno jornal, que condiz com suas opiniões.

O carisma dos coadjuvantes da série
Midge com o seu pai Abe (Tony Shalhoub) | Imagem: divulgação

Impressões da 4ª temporada de Marvelous Mrs. Maisel

Talvez por retomar a narrativa quase que do ponto de partida, com Midge sem qualquer sucesso profissional ou estabilidade financeira, os dois primeiros episódios da quarta temporada soam um pouco repetitivos. Além disso, a relação indefinida entre Joey e Midge, que tem se arrastado desde a segunda temporada, e (o que ao menos parece ser) o arco de redenção de Joey, tomam bastante tempo de tela e não contribuem muito em manter a fluidez da série.

O final do segundo episódio de The Marvelous Mrs. Maisel, porém, traz um respiro à história: uma nova personagem e um novo ambiente são apresentados, o que nos instigou a saber como será a introdução de Midge em um novo contexto.

Além disso, nesta temporada haverá participações de atores bastante queridos pelos fãs da série e do casal Sherman-Palladino. Uma delas é a de Milo Ventimiglia, que conquistou corações de várias gerações com o Jess, de Gilmore Girls – o adolescente revoltado que a gente ama odiar (ou odeia amar) – e com Jack Pearson, de This Is Us. Também está confirmada a presença de Kelly Bishop, a icônica Emily Gilmore, também de Gilmore Girls.

A gente mal pode esperar o que o futuro reserva para Midge e Suzie e ver todas essas novidades na tela!

Escrito por:

2 Textos

Veja todos os textos
Follow Me :