Nem te Conto: livro de terror usa Amazônia urbana como cenário

Nem te Conto: livro de terror usa Amazônia urbana como cenário

Desde que o mundo é mundo, as histórias de terror atraem a nossa curiosidade. Em parte, porque queremos conhecer os mistérios que a vida pode esconder e, em parte, porque elas costumam trazer momentos catárticos em que nos envolvemos com os acontecimentos sem precisar estar realmente presentes. Mas quando essas histórias envolvem a cidade em que vivemos, onde o perigo pode estar na esquina ou numa curva errada de um parque ambiental, as coisas podem mudar um pouco.

Em Belém/PA, um lugar que convive com o tradicional e o tecnológico lado a lado, onde é possível passear por entre arranha-céus e também ouvir lendas repassadas de geração em geração pelas ruas, a jornalista Iaci Gomes foi inspirada a escrever sobre o extraordinário que se esconde à luz do dia, dando ares de horror até mesmo aos balneários mais disputados da região. O que começou como microcontos de terror publicados periodicamente no Twitter, cresceu e se transformou em um livro.

Em Nem Te Conto, primeiro livro de Iaci, o cotidiano ganha camadas de estranheza e horror quando as sombras adquirem contornos impossíveis ou caranguejos gigantescos surgem em plena luz do dia. Até mesmo uma mensagem de celular se torna mortalmente perigosa na mente da autora. Extrapolando lendas amazônicas e buscando referências em autores consagrados, Iaci cria uma mitologia pop para a Amazônia, exótica e ainda tão desconhecida pelo resto do Brasil.

Leia também >> 8 ilustradoras e quadrinistas do norte brasileiro que você precisa conhecer
A autora Iaci Gomes está sentada e segurando um exemplar da edição do livro "Nem te Conto". Ao redor dela há o reflexo de luzes e plantas decorando o ambiente.
Iaci Gomes | Foto: Thiago Gomes

Entrevista com Iaci Gomes

Delirium Nerd: O que veio primeiro: a thread ou o livro? Confesso que, por várias vezes, fui pega lendo os microcontos da thread achando que eram causos reais até notar a hashtag no final.

Iaci Gomes: Adorei essa pergunta!

A thread veio primeiro, mas a vontade de contar histórias vem de bem antes do Twitter nascer. Acho que o Twitter me permitiu contá-las de outra forma que não fosse em um blog ou um site. Também era uma forma de receber um feedback sobre as coisas que eu escrevia, entender melhor como a galera ia ler as histórias, saber se estavam curtindo etc.

Delirium Nerd: Para a composição do livro foram criados contos completamente novos ou também tem releituras de contos que já tinhas escrito? Como foi esse processo de catalogar quais histórias entrariam e quais ficariam de fora?

Iaci Gomes: A maior parte do Nem Te Conto foi composta por histórias que já existiam. Fiz uma releitura e editei trazendo um toque novo aqui e ali. Acredito que três ou quatro histórias sejam “novas”, que eu escrevi nos últimos cinco anos.

A seleção foi muito no instinto, bem como a ordem dos contos, tudo entre materiais que eu tinha guardado. Algumas pessoas comentaram que determinadas histórias não eram exatamente terror, mas eu acho que o terror abrange muitas formas.

Delirium Nerd: Quais as tuas maiores inspirações na hora de escrever? 

Iaci Gomes: Enquanto leitora, Stephen King é, de longe, minha maior inspiração. Também gosto muito de Gabriel García Márquez. Para as minhas histórias, o que me inspira é o cotidiano. “Escreva sobre o que você conhece”, alguém disse uma vez. Então me inspiro no que vejo, no que vivo diariamente. Ali mora o fantástico, por mais paradoxal que seja.

Na minha cabeça tem sempre um bichinho que me cutuca e em qualquer situação diz: “Mas e se tal coisa acontecesse?” e daí surge a mágica. Pode ser só o TDAH falando, mas tenho usado isso a meu favor.

Leia também >> Autoras do Realismo Fantástico: as assombrações cotidianas de Mariana Enriquez

Delirium Nerd: Te inspiras em histórias que vais coletando por aí ou são todas 100% criadas por ti? Como é esse teu processo de escrever os contos?

Iaci Gomes: Fica meio a meio. Às vezes uma história de uma amiga que pegou um Uber meio esquisito se transforma em um conto. Às vezes foi uma situação que presenciei na parada de ônibus.

Eu gosto quando as pessoas me contam uma situação e me pedem para transformar em um conto. É divertido ver que elas gostariam que eu adicionasse o fantástico naquilo. Então eu tenho histórias que as pessoas me trouxeram de alguma forma e eu desenvolvi e as que criei do zero.

Capa do livro "Nem te Conto", da autora Iaci Gomes. Nela contém ilustrações de árvores e um céu escuro com lua.
Capa do livro “Nem te Conto” | reprodução

Delirium Nerd: Teremos um “Nem Te Conto 2” em breve? Se sim, quando?

Iaci Gomes: Felizmente teremos um segundo livro de contos! O Pesadelos Cabulosos está neste momento em processo de edição pela editora bragantina Pará.Grafo e tem previsão de sair ainda esse ano, no segundo semestre. Garanto que esse vai ser tão divertido (ou mais) quanto o Nem Te Conto.

Delirium Nerd: Novamente, muito obrigada por participar! Onde as pessoas conseguem te encontrar e adquirir teu livro?

Iaci Gomes: Quem quiser trocar uma ideia comigo pode me encontrar no Twitter e Instagram (@iacigomes) ou me mandar um e-mail ([email protected]), que eu sempre respondo.

O Nem Te Conto hoje está à venda no formato e-book na Amazon.

Sobre a autora

Iaci Gomes é jornalista de formação e autora por opção. Seu primeiro livro, Nem Te Conto, começou com a publicação de threads no Twitter sobre os contos imaginados por ela.

Escrito por:

1 Textos

Podcaster | Blogueira | Gateira | Cafeinólatra | Curiosa
Veja todos os textos
Follow Me :