Abbott Elementary: a série que você precisa conhecer!

Abbott Elementary: a série que você precisa conhecer!

Ninguém pode negar o poder que toda boa sitcom tem em nos alegrar — e, por que não — nos comover. Esse gênero tão tradicional da TV e ainda muito popular entre os assinantes de streamings, segue sendo inovado, ano após ano, mas mantém sua essência de leveza. Além de sempre buscar a comédia do nosso cotidiano caótico. E é assim que, inovando e encantando, Quinta Brunson nos presenteia com Abbott Elementary, uma série deliciosa sobre uma escola na Filadélfia. 

Sátiras do ambiente escolar

Quinta Brunson é a criadora, produtora executiva, co-roteirista e protagonista da série. A comediante é a alma de Abbott Elementary. E seu sorriso radiante certamente transmite bem a atmosfera de seu trabalho. Que lugar, afinal, seria mais propício para situações hilárias do que uma escola? Todos vivenciamos algumas histórias marcantes de nossa infância nas escolas. E isso se aplica também aos professores, centro dessa trama. 

Nessa obra, os percalços da educação pública conseguem se tornar motivo de riso tão facilmente quanto uma nova moda entre as crianças — sobre as quais os adultos nunca entendem mas precisam tentar — ou uma festa de Halloween em que muitas coisas dão errado. Tudo pode ser uma desgraça e ao mesmo tempo uma graça no universo escolar. E é exatamente por isso que os professores são as estrelas desse show: é preciso reconhecer seu heroísmo e homenageá-lo, ainda que a necessidade da luta seja sintoma de graves problemas sociais.

Leia também >> Late Night: uma comédia inteligente sobre ambientes de trabalho sexistas
Sete professores na sala de professores da escola. Cinco deles são negros. Janine está na frente sentada na mesa e olha para Ava que a olha de volta enquanto coloca açúcar em sua caneca.
Abbott Elementary | Imagem/Reprodução: StarPlus

Assim, Quinta critica a falta de suporte do Estado para a educação — demonstrando ser contra sua privatização, aliás — e exalta a grandeza desse ambiente. Há um fundo otimista nessa fiel representação de problemáticas realistas. Isso apenas comprova que a série se beneficia muito do formato sitcom

Comédia e sociedade

Além disso, há um recorte racial muito evidente: a escola é predominantemente negra, assim como o corpo docente. Embora no Brasil escolas inteiramente racializadas não sejam comuns como nos Estados Unidos, não é difícil ver nosso país na tela. Afinal, o Brasil é um país cuja miscigenação é mais evidente, o que contribui para a intensificação do racismo e das disparidades sociais. Muitas situações representadas transmitem a realidade brasileira. 

Muro da escola Abbott Elementary. É uma parede de tijolos que possui uma porta verde e um mural onde se vê o desenho de dois estudantes negros. Lê-se "Willard R. Abbott Public School".
Abbott Elementary | Imagem/Reprodução: StarPlus

Por isso, para aqueles que frequentaram, ou atualmente lecionam, em bairros pobres, o humor de Abbott Elementary será muito relacionável. E, mais do que isso, é um humor corajoso. Afinal, raça, classe e educação ainda são tabus, principalmente na comédia. Como rir desses assuntos sérios?

Cabe a alguém com consciência social e muito talento para fazer roteiros com tanto tato e que envolvam assuntos que ninguém mais quer tratar. Ou pode tratar. Afinal, os streamings são financiados pela mesma elite que reforça tais desigualdades. Trazer para comédia a valorização da vivência de pessoas pobres e negras é admirável, principalmente quando isso é tratado de forma crítica e responsável. 

Corpo docente

Além da ótima equipe por trás das câmeras, o elenco é brilhante! Inclusive, o premiaram por isso. A série está no ar desde 2021 e acaba de encerrar sua segunda temporada (nos Estados Unidos, o episódio 22 foi ao ar no dia 19/04). Abbott Elementary nos apresentou muitos personagens maravilhosos. Isto é, se não considerarmos todos dos eles maravilhosos! Além dos professores, que falaremos adiante, temos o carismático e conspirador Mr. Johnson (William Stanford Davis), zelador da escola, e a diretora Ava Coleman (Janelle James), uma influencer nata. 

Cada personagem traz um arquétipo clássico das salas de aula, os quais são, inclusive, perceptíveis para nós, brasileiras. Até os figurinos contribuem para os arquétipos! Janine (Quinta Brunson), por exemplo, é uma professora no ínicio da carreira, completamente apaixonada pela pedagogia. Ela é a professora cujo lema é “educação por amor!” e usa roupas floridas e alegres. 

Leia também >> Vale a pena maratonar The Office?
Quinta Brunson como Janine em uma sala de aula lendo uma história para os seus alunos ao redor
Abbott Elementary | Imagem/Reprodução: StarPlus

Barbara (Sheryl Lee Ralph), por sua vez, é uma professora mais conservadora, a mais velha da escola, e que sofre um pouco para compreender as novas gerações. Sua dupla inseparável é Melissa (Lisa Ann Walter), uma ítalo-americana com contatos para qualquer situação e um jeito bruto-amoroso único de lidar com as situações. Juntas, as duas formam a frente experiente do elenco (tanto enquanto atrizes quanto como personagens). 

Há também dois personagens masculinos que são quase completos opostos: enquanto Greg (Tyler James Williams) é o professor novato e metódico com as aulas e administração da escola, Jacob (Chris Perfetti) fala sobre o ensino com o coração! Ele espera que a troca entre alunos e professores seja levada para a vida toda e adora qualquer atividade que instigue a criatividade e paixão pelos estudos.

Greg é negro, mas é Jacob quem mais aborda questões de raça (e gênero!) nas aulas. E também fora delas. Ele é um militante no melhor sentido possível: se esforça como ninguém para sair de sua bolha de privilégios e enxergar o mundo ao seu redor, o mundo de seus alunos – mesmo que isso gere situações rídiculas, resultados de uma “culpa branca” muito bem satirizada aqui. 

Uma série elementar para o seu bem-estar

E para além dos muros da escola, acompanhamos o dia-a-dia dos personagens. Mas, é claro, a vida dupla dos professores se misturam e fazem Abbott Elementary ser o que é! Por exemplo, quando Janine fica doente, Ava precisa substituí-la na sala, se sentindo completamente perdida em lidar com uma dúzia de crianças curiosas e elétricas.

Há também os eventos e programas escolares, como excursões e cursos de treinamento, os quais rendem os clássicos episódios de sitcoms situados fora do cenário típico. Em todos os momentos em que temos a oportunidade de descobrir mais sobre a vida íntima dos personagens, ganhamos informações que ajudam a montar o quebra-cabeça das relações dentro da escola. 

Leia também >> Enxame: o desconforto satírico na nova série de terror do Prime Video
Quinta Brunson como Janine veste uma blusa cor de rosa e caminha sorrindo com Tyler James Williams como Greg. Ele veste uma camisa preta e também sorri. Ambos estão com crachás.
Abbott Elementary | Imagem/Reprodução: StarPlus

Tudo isso, é claro, envolve, além de comédia, um toque de drama e romance. Assim, temos laços duradouros de amizades e faíscas de amor romântico o tempo todo. A forma tão natural com que os eventos acontecem e nos são transmitidos acentua a sensação de unidade. É tudo tão leve e gostoso de se ver!

A banalidade, presente na série toda, não é um problema, pois pode ser (e é) muito bem aproveitada. Porém, em alguns momentos, em episódios pontuais, a trama chega a ser tediosa. É como se nem sempre houvesse uma boa história para se contar. Ou que nem todas as histórias sejam, assim, tão apaixonantes. 

Entretanto, o resultado das temporadas tem sido positivo, pois nos recorda daquela verdade “todos nós temos ao menos uma história marcante de nossas vidas na escola“. E a escola, até mais do que os professores, ou os alunos, é o que torna a série tão acessível para nós. É uma sitcom que consegue se destacar por se aproximar de seu público pela forma com que traz a narrativa, mas também por seu assunto. E ela melhora cada vez mais, aprendendo a cada episódio a como adaptar histórias universais em tramas muito especiais e únicas. 

Onde encontrar Abbott Elementary?

Vale citar, por fim, que a série tem conquistado muitos corações e também os críticos. Além de vencedora de “melhor série de comédia” no Globo de Ouro e vencedora de “melhor roteiro em série de comédia” no Emmy, há um destaque para a atuação de Sheryl Lee Ralph, absolutamente impecável como Barbara.

Na segunda temporada temos também a participação de atores conhecidos por outras produções, como a querida Ayo Edebiri – diretamente da série O Urso – e Orlando Jones, que já trabalhou com Tyler James Williams em Todo Mundo Odeia o Chris

Abbott Elementary está disponível no Brasil no StarPlus e é tudo o que você precisa para um dia mais tranquilo e para recarregar as esperanças no mundo! 

Escrito por:

31 Textos

Estudante de Letras na Universidade de São Paulo, apreciadora de boas histórias e exploradora de muitos mundos. Seus sonhos variam entre viajar na TARDIS e a sociedade utópica onde todos amem Fleabag e Twin Peaks.
Veja todos os textos
Follow Me :