5 filmes com protagonistas femininas para assistir no Telecine Play

5 filmes com protagonistas femininas para assistir no Telecine Play

Pode parecer difícil encontrar um filme com protagonistas femininas que não seja uma comédia romântica. Sim, ainda é uma longa jornada de uma das lutas das mulheres para serem protagonistas em filmes de outros gêneros e em outros papéis que sejam da mãe protetora, a filha problemática, a empregada negra, entre outras personagens secundárias representadas por atrizes incríveis.

A boa notícia é que essa realidade está começando a mudar! E no Telecine Play tem ótimas opções de filmes com protagonistas maravilhosas disponíveis para você. Entre eles, selecionamos 5 opções para você assistir ainda hoje.

1) Noite Passada em Soho – 2021

Imagem promocional do filme Noite Passada em Soho (2021) - disponível no Telecine Play
Disponível no Telecine Play

Com as e talentosíssimas atrizes Anya Taylor-Joy como Sandie,  e Thomasin Mckenzie como Eloise, o filme com pegada sobrenatural, conta a história de Eloise. Uma jovem que vai estudar moda em Londres e enfrenta seus desafios com a vida na nova cidade, novas amizades, novo namorado, novo emprego. 

Além dos problemas que toda mulher enfrenta como assédio no trabalho, lidar com a solidão de morar longe da família e ter um emprego apenas para pagar as contas.

E corre tudo bem, na medida do possível, até Eloise alugar um quarto para sua nova moradia e começar a ter sonhos bem vívidos com Sandie, a antiga moradora do quarto em 1960. Eloise começa a acompanhar a vida de Sandie através de seus sonhos e visões, e vê sua já considerada amiga Sandie enfrentar muitas situações difíceis durante a busca pelo sonho de ser cantora.

A história se desenvolve conforme Eloise tenta ajudar Sandie e descobre quem realmente era Sandie e o que aconteceu com ela.

O filme divide opiniões – Veja nossa sobre ele nesse artigo: Crítica Noite Passada em Soho – mas gerou curiosidade do público desde seu primeiro trailer, e tem agradado muito pelas reviravoltas e final surpreendente.

2) Bela Vingança – 2020

Imagem promocional do filme Bela Vingança (2020) - disponível no Telecine Play
Disponível no Telecine Play

O filme conta a história de Cassie, protagonizada por Carey Mulligan, uma jovem estudante que passou por alguns traumas durante a faculdade e acaba desistindo dos estudos. 

Voltando para casa dos pais, com um emprego simples, e muita raiva reprimida, Cassei começa sua vingança pessoal. Saindo a noite, fingindo estar bêbada, atraindo homens mal intencionados que tentam abusar de sua fragilidade. E no momento da violência Cassie mostra sua encenação surpreendendo seus abusadores.

Apesar de ter algumas cenas contraditórias e um final duvidoso que gerou algumas polêmicas, é um filme forte que traz a tona a normalização do estupro e a descredibilidade das vítimas. 

Quer saber mais sobre ele? Leia também: Bela Vingança Filme Controverso Sobre a Cultura do Estupro

Vencedor do Oscar em 2020, com o prêmio de Melhor Roteiro Original, Bela Vingança incomoda, mas vale a pena. Afinal, que mulher nunca teve essa vontade de uma pequena vingança?!

3) Oito Mulheres e Um Segredo – 2018

Imagem promocional do filme Oito Mulheres e Um Segredo (2018) - disponível no Telecine Play
Disponível no Telecine Play

Da franquia de Onze Homens e Um Segredo, Oito Mulheres e Um Segredo é o quarto filme e trouxe a franquia a sua melhor versão. Totalmente protagonizado por mulheres, atrizes renomadas como Sandra Bullock, Cate Blanchett, Rihanna, Sarah Paulson, Helena Bonham Carter e outras maravilhosas. Os vilões e coadjuvantes nesse filme são os homens.

Apesar de ter uma história conhecida, a união de mulheres com habilidades distintas que se complementam para um roubo histórico, o filme traz todo o glamour que tira a trama da monotonia. 

O objeto em questão é um colar de diamantes da Cartier que será roubado durante o Baile de Gala do Met. Além do planejamento do roubo em si e todas as estratégias que envolvem a trama, pré e pós roubo, o filme mostra alguns pontos bem interessantes sobre arte e trabalho que envolve a execução de um evento desse porte. Inclusive do buffet usado no filme que era o mesmo fornecedor do Met Gala.

Também podemos apreciar os figurinos fabulosos apresentados no filme, com destaque para cena em que todas as “ladras” usam um vestido de baile de acordo com sua personalidade. Tudo isso sem a representação fútil e estereotipada do universo femino e da moda.

Leia também >> Crítica de Oito Mulheres e Um Segredo

4) O Escândalo – 2019

Imagem promocional do filme O Escândalo (2019) - Disponível no Telecine Play
Disponível no Telecine Play

Baseado em fatos reais, o filme estrelado pelas musas Charlize Theron, Nicole Kidman e Margot Robbie, conta mais uma das histórias de assédio. Dessa vez ocorrido no setor de telejornal da Fox News.

As três mulheres narram suas histórias em paralelo e tomam ações diferentes até a denúncia do assédio. Apesar de não serem amigas, trabalham no mesmo ambiente e o objetivo do filme é exatamente mostrar que diferentes mulheres em diferentes cargos não estavam imunes ao assédio cometido pelo CEO da emissora, Roger Ailes, que foi finalmente demitido de seu cargo.

Muitas críticas foram feitas sobre o filme, pelo fato de não mostrar a visão da vítima e sim uma visão mais imparcial sobre o acontecimento. Críticas também foram feitas pelo fato do filme ser feito “dentro de casa”, ou seja, em estúdios muito próximos onde os acontecimentos ocorreram, o que gerou a impressão que nem todos os fatos foram relatados como deveriam.

Mas uma coisa é certa, a coragem dessas mulheres em denunciar um homem que parecia intocável, e seguir com sua luta, mesmo sendo desacreditadas e criticadas por muitos colegas de trabalho.

5) Na Hora da Virada – 2022

Imagem promocional do filme Na Hora da Virada (2022)
Disponível no Telecine Play

Baseado no livro de Angie Thomas – também autora do best-seller O Ódio que Você Semeia, traz a história de Brianna “Bri’ Jackson, interpretada por Jamila C. Gray. Uma adolescente aspirante a rapper cujo maior sonho é ser famosa e seguir os passos do falecido pai que teve seu momento artístico.

Enquanto enfrenta sua dura realidade na periferia, como o desemprego da mãe que teve que sustentar a família após a morte prematura do marido, o bullying na escola por seu temperamento forte e dívidas em casa. Bri ainda sente a pressão em ser a melhor rapper devido a herança de seu pai.

Diante todos esses acontecimentos, Bri encontra inspiração em colocar todos esses sentimentos para fora através da música. Depois de várias apresentações fracassadas como rapper nas batalhas, Bri consegue se apresentar e sua música viraliza.

Com o sucesso vem o julgamento. E nossa pequena e forte protagonista entra no dilema entre aceitar o sucesso para ajudar sua família ou desfazer todos os pré conceitos formados sobre ela por causa da letra da música.

É uma longa jornada e torcemos por Bri do início ao fim. Mas mais do que isso, ao apoiar Bri podemos também apoiar nossos próprios sonhos e aprendemos com essa garota como não desistir apesar das dificuldades.

Por que valem a pena?

Não trouxemos filmes fáceis de assistir! Ainda assim, sim, valem a pena. Cada um deles traz a história de uma mulher ou várias que muitas de nós já vivemos ou conhecemos. Afinal, ser mulher é uma batalha todos os dias.

O mais importante é que essas mulheres não desistiram nem se intimidaram. E até trazem uns bons insights do que fazer em algum momento de nossas vidas também.

Além disso, é sempre muito bom ver atrizes incríveis sendo protagonistas de histórias fora do padrão em que as mulheres foram colocadas no cinema.

Como assistir

Vale o lembrete, para as cinéfilas de plantão, que todos os filmes estão disponíveis no Telecine Play. Que se tornou um conjunto de canais para assinatura, incorporado pelo streaming GloboPlay para assinatura independente.

Também pode ser contratado através de outras operadoras como Vivo, DirectGo, Sky, Claro Net, entre outros. Além disso, se você é assinante da Claro Net também tem acesso aos filmes indicados nesse artigo e outros títulos através do Now.

Escrito por:

7 Textos

Produtora de conteúdo para web que combina conhecimento técnico com criatividade e muita nerdice. Contribuindo para a produção, revisão e atualização de artigos.
Veja todos os textos
Follow Me :