Para quem logo pensa apenas em mega produções de Bollywood, com muita dança e música em 60% do filme, hoje quero te apresentar um novo lado do cinema indiano.
Com sua rica diversidade cultural e narrativa, oferece histórias emocionantes e socialmente relevantes que transcendem fronteiras. Com produções cativantes e atuações impressionantes, os filmes indianos mais recentes se destacam por sua profundidade temática e impacto.
Para exemplificar, todos os filmes indicados aqui, trazem temas sensíveis (alerta de gatilho) sobre como as mulheres são tratadas, não só na Índia mas em todo o mundo. Todos eles estão disponíveis na Netflix, mas você encontra diversas outras histórias em qualquer streaming atualmente. E cada um deles promete momentos intensos e reflexões duradouras.
Leia também: O Conto da Aia: o controle e a opressão feminina em uma distopia
1. A Voz do Empoderamento – 2022

Este filme conta a saga de uma mulher que, em busca de uma vida melhor, confia na ajuda do namorado que a vende para um bordel em Mumbai, e acaba sendo abandonada à sua própria sorte.
Apesar disso tudo, essa mulher começa uma jornada incansável para recuperar sua vida, tentando se encaixar em sua nova realidade e buscar um pouco mais de dignidade para aquela comunidade onde vive agora.
Baseado em fatos reais, e com a interpretação de Alia Bhatt – um rosto mais conhecido entre os filmes de Bollywood, como Darlings e também em filmes americanos, como Agente Stone – o filme tem cenas muito marcantes, atuações inspiradoras e uma narrativa que mescla emoção e coragem.
Leia também: 16 filmes com protagonistas femininas disponíveis na Netflix!
2. Troca Surpresa – 2023

Uma comédia romântica com uma reviravolta inesperada, Troca Surpresa conta a história de duas estranhas, recém casadas, cujas vidas se cruzam após uma confusão com suas novas famílias em um trem.
Este incidente leva a uma série de situações tristes e encantadoras, que resultam em descobertas inesperadas sobre elas mesmas e sobre o amor.
Sob o olhar da diretora Kiran Rao, esse filme é uma ótima maneira de conhecer um pouco mais da visão e valores indianos sobre casamentos, as tradições e como um “mundo moderno” influência nos costumes e pensamentos das mulheres mais jovens do país.
3. Indiferença – 2024

O filme Indiferença aborda temas sombrios e profundos, retratando a insensibilidade social diante da violência e da injustiça. A narrativa conta a história de uma jornalista, lutando contra todas as dificuldades e barreiras ao lidar com um caso de abuso em um abrigo para meninas, e revela os horrores da indiferença humana.
Esse filme poderoso e o roteiro provocativo, fazem deste filme uma análise inquietante da consciência coletiva e individual.
Além dos obstáculos sociais e culturais contra as mulheres no país, que são desacreditadas por seu trabalho sério – como Bhumi Pednekar que interpreta a jornalista – e as meninas são abusadas no abrigo sem nenhum pudor, sendo considerado um ato “normal” pela sociedade.
Leia também: Meninas Malvadas: o que o filme nos conta sobre a cultura do abuso
4. Darlings – 2022

Este drama com nuances de humor negro traz uma perspectiva única sobre violência doméstica e redenção. Darlings segue a história de uma jovem mulher que planeja uma vingança criativa contra o marido abusivo, com a ajuda de sua mãe.
O filme combina suspenses, emoção e momentos de humor inteligente, criando uma obra que é tão reflexiva quanto envolvente. As atuações são intensas, especialmente pela carga dramática e os toques de leveza cuidadosamente equilibrados.
Além disso, esse filme também foi dirigido por uma mulher, Jasmeet K Reen, e é outro retrato da dura realidade dessas mulheres indianas, e como elas tem tentado mudar suas vidas, as de suas filhas e também abrir os olhos de suas mães a não aceitarem mais tantos abusos.
Valem cada segundo
Apesar de terem no mínimo 3 horas de duração, uma característica marcante dos filmes indianos, valem cada segundo do seu tempo, com todo certeza. As obras citadas não são apenas entretenimento puro, são também portadores de mensagens poderosas da voz feminina.
Mostrando que não fazem somente comédias dramáticas, com muita dança Bollywoodiana, esses filmes trazem protagonismo às mulheres indianas. Não somente na visibilidade e talento das atrizes mas também contando a realidade das mulheres no país, mostrando ao mundo o que acontece além das belezas do Taj Mahal.