[CCXP 2018] Veja todas as mulheres que estarão no Artists’ Alley!

[CCXP 2018] Veja todas as mulheres que estarão no Artists’ Alley!

O Artists’ Alley é um dos locais mais visitados durante a CCXP, reunindo artistas de todos os locais do país – inclusive internacionais – onde apresentam seus trabalhos e lançamentos de zines, artbooks, quadrinhos, livros. Além disso, também podemos adquirir prints e produtos exclusivos que compramos diretamente com a artista, além de aproveitarmos para conhecer e trocar uma ideia com a criadora da obra.

Nesta edição a presença das artistas mulheres cresceu em comparação com o ano passado e a CCXP está de parabéns por trazer uma repleta variedade de ilustradoras, quadrinistas e autoras que irão expor seus trabalhos e lançamentos na maior Comic Con do mundo. E aproveitamos para montar uma lista com TODAS AS MULHERES que estarão no Artists’ Alley durante os dias 06 até 9 de dezembro. Valorize essas artistas que estarão no evento e consuma produções feitas por mulheres!

Ainda nessa semana iremos publicar uma matéria listando alguns lançamentos imperdíveis, produzidos por mulheres, que acontecerão durante a CCXP. Fique de olho no site e assine a nossa Newsletter (na lateral direita do site – se você estiver acessando pelo notebook/pc; ou na parte inferior do site – se estiver acessando o cel) para não perder nenhuma matéria nova do site!

Neste ano estaremos todos os dias na CCXP 2018 e realizaremos a cobertura oficial do evento. Siga e acompanhe nossas redes sociais para não perder nada!  Instagram, Twitter e Facebook.

 

A03 – Verônica Saiki & Umas Potocas

Verônica Saiki – Very Brasiliense, nascida em 1982, formada em Artes Plásticas e pós-graduada em Designer Gráfico e Editorial. Sua bagagem é composta por diversos trabalhos e projetos, tendo os quadrinhos um lugar especial em seu coração. Produziu e lançou, de forma independente, suas publicações: “Verdugo o inacreditável – Procurados” e “Boa Noite, Maria!”, que foi indicado ao 29º Troféu HQMIX e também selecionado para o catálogo da 12ª Bienal Brasileira de Design Gráfico. Projetos atuais: ilustrou na campanha do Dia das Mães para o Banco do Brasil e produziu história em quadrinhos para a revista informativa sobre o benzeno da Fepospetro, São Paulo.

Artist’s Alley

Balelas, lorotas, abobrinhas, lero-leros e conversas fiadas: “Umas Potocas” são micro-narrativas gráficas sobre episódios cotidianos, que insistem em rodear o imaginário de Majane. “Umas Potocas” surgiu no Instagram, no ano de 2017, sob a forma de desenhos e pequenos textos sobre vidas alheias, desvendando aspectos – ora banais, ora incomuns – de pessoas que cruzavam seu caminho. Em setembro de 2018, na Bienal de Quadrinhos, lançou seu primeiro livro, “Café bem Tomado”. Numa mescla de tirinhas e ilustrações, esta pequena publicação foi o despertar de fartas alegrias.

A07 – Melissa Garabeli

Artist’s Alley

Melissa Garabeli é apaixonada por arte desde criança. Hoje, é formada em Artes visuais e atua como ilustradora de livros infantis, didáticos e quadrinhos. Este ano, lançará dois quadrinhos e um livro infantil ilustrado na CCXP, além de vários outros produtos. 

A08 – Mylle Silva

Artist’s Alley

Mylle Silva é escritora, roteirista e artesã. Dedica-se à escrita desde os 8 anos e em 2014 lançou seu livro de contos A Sala de Banho, encadernado manualmente por ela. Trabalha com quadrinhos e participa de eventos da área desde 2013. É roteirista e idealizadora da HQ “A Samurai“, que conta com a participação de 8 novos talentos dos quadrinhos nacionais. A graphic novel, viabilizada através de financiamento coletivo, é uma série que conta com outras duas publicações: “A Samurai: Yorimichi” e “A Samurai: Primeira Batalha“. Em 2018, trabalhou, entre outros projetos, na HQ “Doce Jazz“, na qual o leitor acompanhará Elisa em sua jornada de autodescoberta regida por jazz e novos amigos em um país distante.

A09 – Carol Studzinski & Bruna Aurélio

Artist’s Alley

Carol Studzinski é uma ilustradora de Porto Alegre. Estuda Artes Visuais na UFRGS e atualmente dedica-se a criar personagens e contar suas histórias. Para a CCXP deste ano, Carol vai lançar o livro ilustrado “Começos“, que acompanha a história de Choco, uma raposinha da cidade que se mudou para um bosque distante, onde tudo era diferente e desconhecido. Carol também irá lançar um zine com uma coletânea de doze ilustrações das Raposinhas do Zodíaco, que são criaturas mágicas inspiradas na astrologia ocidental. Cada página do zine é dedicada à um signo do zodíaco, representado por sua raposinha guardiã.

Completamente apaixonada por games e quadrinhos independentes, Bruna Aurélio atua como ilustradora produzindo arte para jogos, animações e livros infantis. Atualmente, trabalha como Concept Artist no estúdio de games Insane, em São Paulo. Neste ano, ela irá lançar na CCXP o seu primeiro quadrinho, intitulado “Zahira“, além de levar prints de jogos e HQs, artes originais e materiais e brindes exclusivos.

A10-11 – SulaMoon & Prips

Artist’s Alley

Ursula Dorada é ilustradora e concept artist, atualmente especializada na área de entretenimento. Trabalhou com clientes como Blizzard, Riot e DC Comics, fazendo artes para jogos e quadrinhos.

Ilustradora formada em Design Gráfico, Priscilla Tramontano hoje trabalha desenhando e colorindo quadrinhos para o mercado americano, na publisher IDW, em títulos como “Transformers”, ‘Godzilla”, “GI Joe”, “Star Trek” e outros. Coloriu a graphic Novel “Laços”, da Turma da Mônica. Além de quadrinista, também atua no mercado de games, assim como concept e design para estúdios de animação, como a Warner Animation Studios.

A12-13  – 2Minds – Luiza McAllister

Junto a seu marido, Thiago Lehmann, Luiza McAllistter fundou o estúdio 2Minds! Ambos atuam desde 2010 no mercado de ilustração de jogos, quadrinhos e publicidade (tanto nacional quanto internacional), além de desenvolverem projetos autorais como a nossa HQ “Plumba“, que já está em seu terceiro volume! Dentre os seus clientes, estão Blizzard, Riot Games, Valve (Dota2 e Counter-Strike) e muitos outros! A arte de ambos é focada em personagens e cores vivas. Lançará nessa CCXP o quadrinho “Mika”, que conta a história da infância de uma garotinha, quando aconteceu um grande acidente dentro da sua casa e trouxe mudanças que sua família terá que lidar pelo resto da vida.

A14 – Isadora Zeferino

Artist’s Alley

Isadora Zeferino é uma ilustradora carioca que ama flores, fine arts, pizza e cultura pop. Encontrou sua audiência nas redes sociais e se orgulha de conseguir diversificar seus clientes pra ter experiências em áreas como animação, desenvolvimento visual, literatura infantil, publicidade e editorial. Além de ter participado da CCXP em 2016 e 2017, nesse ano já fez parte do artist alley da La Mole, no México, e da New York City Comic Con. Lançará nessa CCXP o seu primeiro artbook, “Pot Pourri“, financiado com sucesso em uma campanha de crowdfunding internacional.

A15 – Fernanda Nia & Kaol Porfírio

Artist’s Alley

Fernanda Nia é publicitária e ilustradora carioca aficionada desde cedo por livros e histórias em quadrinhos. Começou seu trabalho autoral em 2011, ao criar o site Como eu realmente, que em 2014 conquistou uma série de livros publicados pela Editora Nemo. No primeiro semestre de 2018, a autora produziu uma revista especial nova das tirinhas, dessa vez uma coleção temática chamada “Como eu realmente: Entre cães e gatos”. Mais tarde no mesmo ano, ela ainda estreou na prosa com seu primeiro romance, “Mensageira da Sorte“, pela editora Plataforma21, fora do universo de “Como eu realmente”. Além das aventuras de seus próprios personagens, Fernanda Nia ilustra e cria conteúdo para outros livros e materiais do mercado editorial e publicitário, passando por editoras como Gutenberg, Record e Seleções. Como novidade na CCXP 2018, a autora lançará mais uma revista especial do “Como eu realmente”, dessa vez com a temática “relacionamentos e crushs”.

Kaol Porfírio é Ilustradora, desenvolvedora de jogos e designer de estampas apaixonada pela cultura pop. No início de 2015 iniciou o projeto Fight Like A Girl, uma série de ilustrações que homenageiam personagens femininas fortes do universo geek/pop. Por evidenciar o quanto elas são incríveis e influenciam nas nossas vidas, o projeto ganhou grande visibilidade nacional e internacional, inspirando inúmeras mulheres e meninas mundo afora. Além do projeto, Kaol é designer das estampas da marca de slow fashion Toda Frida, trabalhando desde 2014 nas peças e nos conceitos lançados pela marca, e é co-fundadora da desenvolvedora de jogos Kuupu, que está desenvolvendo atualmente o jogo Exodemon. Para a CCXP de 2018, Kaol trará dois lançamentos: sua primeira história em quadrinhos com roteiro original na coletânea “Teatro do Pavor” e um artbook para colorir.

A16 – Alice Monstrinho

Artist’s Alley

Formada em Design de Jogos e atualmente cursando mestrado em Ciências da Linguagem com projeto de quadrinhos de terror, Alice Monstrinho atuou na desenvolvedora de jogos Fontec e atendeu clientes como Jovem Nerd, Megajogos.com e Campus Party Brasil dentre outros. É autora do artbook para colorir “Radioactive!” e da série de quadrinhos “Bad Omen”. Seu quadrinho de ação e terror mostra um mundo onde criaturas sobrenaturais como vampiros e lobisomens estão à espreita nas sombras e buscam dar significado para suas existências. Com inspiração em RPGs de mesa, obteve sucesso em sua primeira edição e seu segundo volume, “Bad Omen 2: Spitfire”. Em 2018, lançará “Bad Omen 3: Sanguinus“, em que os protagonistas dos dois primeiros volumes terão que se unir para buscar uma informação sobre um inimigo em comum dentro de um poderoso bando de vampiros. Além de seu quadrinho autoral, também lançará as antologias “Super Contos da Ilha” e “Teatro do Pavor” na CCXP 2018.

A17 – Erica Linhares & Hannah Nader

Artist’s Alley

Erica Linhares é ilustradora digital e artista tradicional, curitibana e formada em pintura pela Belas Artes do Paraná. Após formar-se, desistiu da carreira como artista e teve os mais diversos trabalhos antes de voltar a desenhar. Foi na metade de 2016 que mudou completamente sua vida, voltando a praticar e criar. E, assim, passou a publicar seu trabalho nas redes sociais. Daquela época para cá, Erica tem crescido como artista, trabalhado com fanart e quadrinhos, além de fazer retratos e trabalhar com arte autoral, tudo dentro de um linha de trabalho muito pessoal e procurando sempre desenvolver uma arte única e expressiva.

Hannah Nader está cursando Design. Carioca, perdidamente apaixonada por arte, migra do graffiti para o lettering e arte digital. Trabalha atualmente como designer e, no tempo restante, está desenhando. Seus trabalhos são sempre muito coloridos e, geralmente, sobre garotas, porque são coisas que a tocam e através das quais se comunica.

A18 – Kyuya

Artist’s Alley

Tuane Thais Kluck é ilustradora e designer de Joinville, atuando como ilustradora freelancer na parte de criação de personagens e cenários. Cores e momentos são sua maior inspiração e suas artes são voltadas para o universo feminino, empoderamento e cultura geek. Trabalhando com arte tradicional mas principalmente digital, cores vivas e a representação de mulheres fortes e independentes são o foco de seu trabalho.

A19 – Bianca Mól

Artist’s Alley

Bianca é ilustradora, roteirista de sonhos e videocontadora de histórias. Em 2004, criou o canal Garota Desdobrável, onde escreve, ilustra, dirige, filma, narra e edita videocontos autorais repletos de cores e fantasia. Todo o seu trabalho se baseia em animações artesanais, em que mistura linguagens, brinca com poesia e busca resgatar a beleza do simples. Hoje, além de contar contos fantásticos, também se aventura em outras narrativas de mil tipos: livro, televisão, publicidade, música, web, quadro, colagem. Será sua primeira vez na CCXP e ela está ansiosa para poder levar sua primeira revista.

A21 – CGominha & Bruh

Artist’s Alley

Clara Rios, também conhecida como CGominha por algum mistério da natureza humana, é natural do interior do Piauí e está concluindo o curso de Arquitetura e Urbanismo enquanto tenta se reconectar com o mundo artístico. Apaixonada por quadrinhos independentes e webcomics, seu trabalho está sempre em busca de novas narrativas e ideias, mantendo uma evolução constante de traço. Suas maiores inspirações são variadas, vindas desde obras como “Na Vida Real” a quadrinhos antigos do “Asa Noturna”. 

Bruna Andrade é formada em design pela Universidade Federal de Pernambuco. Já trabalhou em empresas como designer e ilustradora, mas atualmente segue pelo complicado caminho de ser artista freelancer e de lançar sua própria webcomic. Atualmente, seu trabalho se encontra mais centrado na aquarela, que é sua mídia preferida e à qual dedica boa parte de seus estudos.

A28 – Raquel Vitorelo & Aline Zouvi

Artist’s Alley

Mestranda em Comunicação e Semiótica na PUC-SP, onde pesquisa quadrinhos experimentais e resistência política, Raquel Vitorelo trabalha com ilustração, design e animação, integrando equipes de arte de séries de animação como “Vivi Viravento”, e atendendo clientes como Avon e Instagram. É autora de quadrinhos que brincam com o formato e a linguagem, como em “Perigeu”. Dentre seus temas frequentes, estão identidade de gênero, feminismo e sexualidade, como em “Tomboy”. Em 2018, lança “TILT”, um quadrinho autobiográfico sobre dor crônica, ansiedade e outros sabores sortidos.

Aline Zouvi é quadrinista, cartunista e escritora. Pesquisou os quadrinhos autobiográficos de Alison Bechdel no mestrado em Teoria Literária (Unicamp). É vencedora do prêmio Dente de Ouro 2018 (categoria Quadrinhos) e finalista do Prêmio HQMix (categorias Arte-finalista Nacional, Novo Autor e Publicação Independente). Colabora como colunista para o site Balbúrdia e também é colaboradora do caderno Ilustríssima da Folha de São Paulo. Publica quadrinhos de forma independente e atua como palestrante e oficineira, abordando temas como representatividade, quadrinhos LGBT, entre outros.

A29 – Natztak & Jéssica Groke

Artist’s Alley

Nathalia é formada em animação e trabalha como ilustradora freelancer há 2 anos. Cria a partir de ideias e elementos que gosta, tentando trazer algo fora do comum, mas sempre com o intuito de divertir e alegrar o público.

Jéssica Groke nasceu em 1996, em Minas Gerais, mas mora atualmente em São Paulo, onde cursa História da Arte na Unifesp. Lançou seu primeiro quadrinho em 2018, intitulado “Me Leve Quando Sair” (resenha AQUI).

A34-35 – Janaína de Luna 

Editora-chefe da “MINO”. Lançou, em 2016, o quadrinho “CAIS”, com Pedro Cobiaco. Lançam juntos agora a graphic novel “DIANA”.

B02 – Talessak

Artist’s Alley

Talessak é Bacharel em Artes Visuais pela Belas Artes; Especialista em animação clássica pela Faculdade Melies; Designer Gráfica pela ABRA e é formada em animação 2D e 3D na Art Academia. É quadrinista, roteirista, ilustradora e faz animações 2D . Além de livros infantis e animações é autora das publicações independentes Memories, série de 4 volumes, Minski (volume 1 e 2), Olho Verde, Devaneios entre outras. O primeiro curta animado Yayá participou da Semana de Arte e Cultura USP 2011 que faz parte do acervo da Casa de Dona Yayá (CPC -USP).

B06 – Sapo Lendário

Artist’s Alley

Natália Lima trabalha no estúdio Sapo Lendário. Ao lado de Junior Ramos, os dois trabalham há mais de 5 anos com ilustração, design e, recentemente, com quadrinhos, a nova paixão de ambos. É formada na Universidade Federal de Pernambuco/CAA em Design gráfico. O foco principal dos trabalhos da Sapo envolvem ilustração e design para composições gráficas como pôster, concept art e quadrinhos, dentro de um imaginário repleto de inspiração em elementos da cultura pop japonesa. Entre vários trabalhos, os grandes destaques são os projetos pessoais: quadrinho independente “Mono”, em 2015, o artbook “InkGirls”, em 2017, e o “Bio Manual GirlsJin”, que será lançado na CCXP 2018.

B11 – Sasyk

Artist’s Alley

Sasyk é designer gráfica apaixonada por simbolismo, minimalismo e design editorial, e a junção destes três pontos resultou em seu ingresso no meio das histórias em quadrinho, que ocorreu de modo gradual e sem grandes pretensões – uma história secreta que se tornou uma zine, que se tornou uma webcomic e que agora será impressa pela primeira vez para ser lançada na Comic Con. “Pillow Talks” aborda a fragilidade e a efemeridade como características intrínsecas dos humanos, por meio de personagens que se sentem incapazes de se considerarem como tais, apesar de demonstrarem, em seus momentos de fraqueza compartilhada, serem mais humanos que qualquer outra pessoa. Trazendo apenas personagens LGBT+ e o tom poético do simbolismo, é uma história sobre melancolia, amor e, acima de tudo, tragédias. Afinal, toda história é uma tragédia.

B13 – Luiza Lemos

Artist’s Alley

Formada em História e atuando no mercado de Quadrinhos Independentes desde de 2012, Luiza Lemos é ativista LGBT e realiza um trabalho bem humorado de tiras e histórias relacionados à transgeneridade.

B24 – Gabriela Gil

Artist’s Alley

Gabriela Gil é graduada em Artes Visuais pela UNESP e pós-graduada em Design Gráfico pela FAAP, onde se especializou em livros infantis e narrativa visual. Atualmente, é ilustradora e professora de ilustração na Quanta Academia de Artes, além de trabalhar desenhando para livros, revistas e publicações independentes e divertidas para todas as idades.

B25 – Mariane Gusmão & Brendda Maria

Paulistana, Mariane Gusmão trabalha como colorista de histórias em quadrinhos. Entrou no mercado de quadrinhos como assistente de cor (ou flatter) em 2013, tendo a oportunidade de trabalhar auxiliando vários coloristas nacionais e internacionais em alguns títulos como “Plumba”, “Godzilla: Rulers of Earth”, “JIIN – Fist of Fury”, “Bully”, “Cangaço Overdrive”, “The Shadow”, “LOW”, “Justiça Sideral”, “Deadpool & Daredevil”, entre outros. Como colorista, coloriu as páginas da HQ “Reparos” (com roteiro e arte de Brão Barbosa), lançada na CCXP 2017, e da HQ “Desafiadores do Destino” (com roteiro de Felipe Castilho e arte de Mauro Fodra), que será lançada na CCXP18. Esta CCXP será sua primeira como expositora no Artists’ Alley e, além das HQs já mencionadas, ela também levará alguns de seus desenhos.

Brendda Maria começou a ilustrar profissionalmente em 2010. De lá pra cá, seu trabalho foi influenciado por moda de rua, animações e cultura pop. Em 2015, fundou com Débora Santos, Márcio Moreira e Talles Rodrigues o coletivo de quadrinhos Netuno Press, cujas publicações priorizam mostrar um lado irreverente e mágico da cidade de Fortaleza. Atualmente, Brendda Maria produz quadrinhos sobre o cotidiano da vida adulta quando se tem ansiedade.

B26 – Renata Nolasco & Natália Prata

Artist’s Alley

Renata Nolasco é formada em Comunicação Social pela Universidade do Rio Grande do Norte e atua na área de ilustrações e quadrinhos desde 2014. Seu histórico de publicações começou com o fanzine “Grrrls to The Front: Manifesto Riot Girl Ilustrado” no Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ), 2015. Desde então, publicou “Ei, Por quê não existem grandes quadrinhos feitos mulheres?” (2016), “Uma palavrinha sobre a sua, não a minha autonomia corporal” (2016), “Eu não sou bonita” (2017) e “A Árvore da Bruxa” (2018). Também é autora do livro Minas para Colorir (2017) e o quadrinho “Silêncio = Morte” (2017), que investe em narrativa autobiográfica sobre gênero, corpo e construção. Em 2017, ilustrou o primeiro capítulo do quadrinho “A Samurai: Primeira Batalha”, de Mylle Silva, e uma das histórias que compõe a coletânea “Amor em Quadrinhos”, organizada por Milena Azevedo. Ambos foram indicados ao Troféu HQ Mix 2018 na categoria Publicação Independente de Grupo. Foi membro do coletivo Revista Farpa de 2014 a 2015 e diagramadora da 1ª Edição. Para 2018, estará presente na Comic Con Experience pela terceira vez lançando sua primeira graphic novel, “Só Ana”.

Artist’s Alley

Natália Prata é cearense e formada em arquitetura, mas trabalha com ilustração desde 2015. Concilia seu trabalho em jogos digitais com trabalhos freelancer. Publica zines e livros infantis, gosta de desenhar coisas fofas e garotas de todos os tipos. É co-fundadora do Colabe: Clube do Adesivo, projeto que busca dar maior visibilidade a ilustradoras brasileiras.

B27 – Marina Fraguas & Mariana Bandeira

Marina Fraguas é ilustradora, autora e criadora da linha de personagens “INVISIBILIS”. Designer gráfica de formação e entusiasta do mundo científico, Marina chegou a cursar dois anos de física na USP. A artista mistura artes, biologia e muita fantasia em seus projetos. Em 2017, publicou seu primeiro livro “Um guia ilustrado Invisibilis”, que é a perfeita união de seus assuntos preferidos. A obra apresenta uma espécie de seres invisíveis que habitam nosso planeta sem serem notados, porém são os verdadeiros responsáveis por fenômenos misteriosos do dia a dia, como a transmissão do bocejo, o cheiro da chuva e o enroscar de fones de ouvido. Esse ano a autora está produzindo seu primeiro livro em quadrinhos, com lançamento previsto para a CCXP, que conta como os Invisibilis foram descobertos. A criação é toda em aquarela, assim como grande parte de seu trabalho.

Mariana Bandeira é ilustradora e designer. Foi residente convidada no PaTI (Paju Typography Institute) localizado em Paju Book City, a cidade do livro (e pólo editorial) na Coreia do Sul. Faz publicações independentes pesquisando a relação texto-imagem, expressão visual e fronteiras entre o design e a arte.

B28 – Andressa Prado & Pri Mizuh

Paulista, desenhista e animadora da Lightstar Studios, Andressa Prado é formada em Animação pela Universidade Senac e trabalha na área há 4 anos. Ama ratos, bruxas, cultura japonesa e livros de aventura. Este ano, lançará seu primeiro quadrinho, “Samhain“, na CCXP. Ele será todo ilustrado com nanquim, markers e lápis de cor, que são suas técnicas de pintura preferidas.

Pri Mizuh é ilustradora freelancer, formada em Design Gráfico. Entusiasta de aquarela, suas inspirações são Studio Ghibli, Harry Potter e seu gato. Na CCXP, lançará o livro de receitas ilustrado em parceria com a Andressa Prado, e outros projetos pessoais, como o livro infantil “O Caldeirão Mágico” e uma coletânea de tiras cotidianas.

B29 – K.Rupenian & Thaís Azevedo

Karine Rupenian é formada em Design de animação pela Anhembi Morumbi. Já trabalhou em desenvolvimento visual para animações, como cenários, props e personagens, além de ilustrar pequenos livros. Amante de animações e webcomics, fez cursos na Melies de animação 3D na A uanta de Artes Digitais e estuda quadrinhos por contra própria. Atualmente, trabalha como freelancer e desenvolve tirinhas. Nessa CCXP, irá lançar uma zine com uma pequena história sobre os signos do zodíaco.

Thaís Azevedo é estudante de animação, designer e ilustradora.

B30 – Camila Torrano

Camila Torrano é quadrinista, ilustradora e concept artist para video games, além de fazer parte da Organização Fictícia com outros talentosos artistas. Já lançou duas HQs por editoras (“A Travessia”; “Conheça o Vibrador” – na coletânea SPAM) e várias outras de modo independente. Seu foco e grande paixão estão no Terror, mas também gosta de abordar temas como sexo e outros tabus. Foi premiada pelo HQ Mix em 2016 como Desenhista Revelação pela história do vibrador.

B37 – Kawakeiko

Keiko é quadrinista e ilustradora cujo trabalho é fortemente inspirado pela cultura e folclore japoneses. Adora aquarela, nanquim, lápis e guache e odeia escrever sobre si mesma. É professora de técnicas de pintura na Quanta Academia de Artes em São Paulo, ministrou oficinas através da Faber-Castell e esteve no Festival Internacional de Quadrinhos em 2018 com duas histórias inéditas. Agora, estará na CCXP com mais uma: “Ökami”, uma história que liga o universo dos contos de fadas e o do imaginário oriental, projeto contemplado no ProAC Editais.

B39-40 – Raquel Segal (Aquele Eita)

Raquel Segal é carioca, publicitária e criadora do “Aquele Eita“, página no Facebook com mais de 1 milhão de seguidores. Apaixonada por comunicação e internet, já teve um canal de jogos no YouTube, Twitter de gifs, página de desenhos, Instagram com mais desenhos e blogs voltados ao público geek; mas foi com suas tirinhas amarelas sobre as relações humanas que viu seu trabalho ganhar visibilidade.

C01 Lita Hayata & Julia Bax

Lita Hayata é quadrinista, ilustradora e concept artist. Publicou os quadrinhos BETE VIVE (2015) e Melaço (2018). Além fazer freelas de ilustração, desenha jogos há quase 10 anos e é professora de desenho na Quanta Academia. Apaixonada por artes marciais, desenhos animados e aquarela.

Julia Bax, ilustradora de livros e histórias em quadrinhos, cresceu no interior de São Paulo mas mora na capital. Formada em Economia pela USP resolveu abandonar as cifras e se concentrar nas artes. Trabalhou por um tempo para o mercado americano de quadrinhos (Marvel, Devil’s Due, Boom) e ilustrou livros e revistas para as maiores editoras do Brasil . Durante 2 anos publicou uma tirinha mensal no caderno Folhateen da Folha de São Paulo. Publicou duas HQs para o mercado francês pela editora Le Lombard (Pink Daiquiri, Princesse Caraboo). Hoje, Julia divide seu tempo entre arte 2d de jogos para celular e suas publicações independentes (Remy, Quina, Nina & Tomas).

C03 CahLac & Ana Mei

Camila Abdanur é ilustradora e também designer (nessa ordem), que, ultimamente vem tentando adicionar ‘quadrinista’ à lista de adjetivos. Numa jornada para contar mais histórias em que se visse representada, mas sem deixar de lado seu estilo cheio de cores fortes, fofura, personagens femininas diversas e um (ou dois, ou três) pés no lado LGBTQIA+ da Força!

Ana Mei é designer por formação, lançando sua primeira HQ (de muitas) na CCXP 2018! Engajada em projetos sociais, acredita que o poder da empatia pode realmente mudar o mundo.

C04 Samia Harumi

Samia Harumi nasceu em São Paulo e cursou Letras na FFLCH-USP até perceber que o queria mesmo era trabalhar com animação e quadrinhos. Atualmente, estuda Produção Audiovisual na faculdade Melies e é dona de três cachorras, duas fofas e uma demônia. É autora de “DIA DE BRUXA”, lançado na CCXP de 2017, e planeja um novo lançamento para este ano: a história de uma adolescente vampira que ama humanos e sua melhor amiga.

C05 ColorMeow

Julia B. Mello (que também atende pelo codinome Mahou shojo SailorJubs!) é ilustradora freelancer apaixonada por desenhar gatos e formada em animação 2D pela Faculdade Melies de Tecnologia. Juntamente com o ilustrador Gabriel Lemos, ambos montaram o Color Meow Studio neste ano e estão de prontidão para oferecer fofuras coloridas e glitterizadas em formas de pôsters, sketchbooks, HQs e diversos!

C06  Catharina Baltar & Nickyzilla

Catharina Baltar vem trabalhando na indústria criativa há 7 anos, ilustrando livros e criando gráficos para jogos digitais em Brasília. Em seu tempo livre, curte pintar com aquarela (que é sua técnica preferida) e produzir histórias em quadrinhos independentes. Suas principais publicações são “Cerulean“, lançada em 2016, e “Lacrimosa“, lançada em 2017 e indicada ao Troféu HQMix. Ambas foram feitas com aquarela e outras técnicas de pintura tradicional. Neste ano, Catharina lançará um novo livro na CCXP: o artbook “Viridis“, que será uma compilação de suas melhores ilustrações.

Monique, mais conhecida como Nickyzilla, é formada em Design Gráfico e é ilustradora de Brasília. Trabalha atualmente como freelancer para jogos e publicidade e, agora, está se aventurando numa nova jornada que é criar seu primeiro quadrinho. O foco de seu trabalho pessoal é contar histórias e representar coisas que são importantes para ela, como personagens LGBTQ+ e garotas fortes, mas sem deixar de lado o seu toque de fofura! Lançará nesta CCXP o quadrinho “Oil and Water“, financiado pelo Catarse.

C08 Doki Rosi & Luisa Barros

Ilustradora freelancer, Letícia trabalha principalmente com formas geométricas, cores e composições marcantes com objetivo de enaltecer o emocional de cada peça. Este ano, ilustrou para a Galleria Nucleus e Disney/Pixar studios uma peça para a exposição do filme “Incredibles 2” em Los Angeles, e trará para CCXP18 três de suas publicações principais: “Love like Hue”, uma serie ilustrada das personagens de steven universe com paleta reduzida; “Blast Away! A Kingdom Hearts Fanzine”, uma zine que organizou em conjunto com outros 38 artistas para ilustrar uma viagem pelos mundos de Kingdom Hearts; e seu primeiro art book com 80 das suas melhores ilustrações de 2018. Também trará originais, sketches, artes nunca postadas, fanarts, ilustrações de viagens e muito mais!

Artists’ Alley

Luisa Barros ou Lubie é ilustradora e commission artist, gosta ilustrar casais e ver seu desenho no meio das fotos de família, faz desde ilustração digital até mural (se der pra pintar, ela tá pintando!), a única coisa que ela ama mais que desenhar é sorvete! Essa é a segunda edição que participa da CCXP e está lançando sua primeira publicação: “O Neo fez Pão”, são 92 paginas sobre panificação, produzida junto com Neo Garcia, seu companheiro de aventuras há oito anos.

C10 Nicole Janér

Nicole Janér é uma ilustradora carioca que ama livros, filmes, fantasia, mistérios e mitologias. Seus trabalhos acabam refletindo esses gostos e adentram o misticismo, o escapismo e o fantástico. Além de trabalhar com ilustração e design de personagens, adora narrativa e animação. Em 2016, seu curta “Stand By” ganhou em primeiro lugar no Festival do Minuto e, agora, seu segundo curta, “Sonder”, está em mostras competitivas de festivais como Anima Mundi e BANG Awards. Este ano, na CCXP18, ela lançará, em parceria com Fits, o primeiro volume da HQ “Passa Anel”, que conta a história de dois amigos, um anel mágico e criaturas gigantes misteriosas. É a primeira vez que os dois se aventuram no universo de quadrinhos. Seu super-herói favorito é o Homem-Aranha.

C12 Clari Cabral & Ilustralu

Clari Cabral é uma ilustradora e designer freelancer recifense, trabalha com ilustração editorial, storyboard e games. Gosta de livros, coisas fofas, a cor rosa, filmes de terror e mistérios da humanidade. Já participou do coletivo Mandíbula, onde publicava tirinhas semanalmente. Ilustrou um conto do quadrinho independente “Contos Malditos” Vol. 2, que foi lançado na CCXP17, juntamente com seu artbook “Sereinhas”. Neste ano, lançará sua primeira narrativa autoral, o zine “Garota Fantasma”.

Luiza de Souza faz quadrinhos sobre cotidiano, relacionamentos, empoderamento e emoções doidas. Estes são alguns dos seus trabalhos já publicados: “Contos Rabiscados para Corações Maltrapilhos” (2014); “Marcela Mulher Melhore” (2015); “O Inventário Amoroso de Marcela” (2017); “Bem-me-quero/Mal-me-aguento” (2017); e “Os Monstros Estão Aqui”, junto com a escritora Bia Madruga (2018). Ela levará alguns quadrinhos novos pra lançar na CCXP2018, e está ansiosa pra trocar ideia com vocês!

C13 Nayuki

Nascida em Belo Horizonte, Nayara Ribeiro desenha desde criança e não conseguiu parar. Formada em Design gráfico, trabalha como ilustradora freelance há quatro anos. Trabalhou como ilustradora para varias áreas diferentes, desde ilustrações para capas de livros, animação e estampas. É apaixonada por pintura digital, quadrinhos, animação e café.

C15 Natacha Leonelo

Formada em design gráfico, Natacha trabalhou com animação e arte para animação nos últimos cinco anos. Produziu alguns curtas audiovisuais nos quais foi roteirista e diretora de fotografia, auxiliando, também, em som e iluminação em curtas de outras pessoas. Em 2013, fundou a Sky Pirate Design, onde faz sketchbooks artesanais e personalizados para desenhistas. Este ano, lançarà seu primeiro quadrinho, “A ilha de Faroé”, e outros materiais como prints, pins e colares com mini sketchbooks.

C16 Nathanna Érica

Apesar de ter nascido praticamente com papel e lápis na mão, foi somente depois de ter terminado a faculdade de Direito que Nathanna percebeu que o que queria mesmo era ser artista. De lá para cá, teve a honra de ser escolhida pelos Correios para criar o selo oficial comemorativo do Natal de 2017, fez vários trabalhos freelance para editoras do Reino Unido, além de clientes nos Estados Unidos e na Europa. Publicou seu primeiro artbook, “Samba”, em dezembro do ano passado. Atualmente, dedica-se à criação de seu portfólio para conseguir um trabalho na área de desenvolvimento visual e/ou criação de personagens em um estúdio de animação. 

C21-22 – Jill Thompson

Jill Thompson é uma das quadrinistas mais famosas do mundo, e conquistou uma visibilidade importante em um mercado predominantemente masculino com aclamados trabalhos em Wonder Woman (Mulher-Maravilha), Swamp Thing (Monstro do Pântano) e Black Orchid (Orquídea Negra). A artista trabalhou também na multipremiada série Sandman, de Neil Gaiman, no arco Brief Lives (Vidas Breves).

O quadrinho Wonder Woman: The True Amazon – ainda inédito no Brasil – foi lançado em 2016 com uma releitura da origem da personagem em comemoração aos seus 75 anos – e foi um sucesso de crítica. Apesar de seguir detalhes da trama original, tem uma narrativa sobre a amazona com outra perspectiva, mostrando uma garota que amadureceu diante às adversidades.

C23 Wuta-Tumaki

Wuta é artista, ilustradora digital e estudante de jogos digitais. Possui um certo fascínio por criaturas mágicas e contos mitológicos, o que a ajudou e inspirou bastante a iniciar um projeto de história em quadrinhos sobre a mitologia e lendas brasileiras. Neste ano, lançará seu primeiro quadrinho: “Curumim”, uma história divertida com personagens diretamente de Pindorama, em uma versão colorida e cheio de vida.

C25 Raposa Branca

Maria é game designer por formação, mas quadrinista de coração. É a autora de “Ghilan”, “Zorro” e “Recaptura”, além de e cofundadora do Trinca Studio (onde já não trabalha mais). Atualmente, é mestranda na linha de Poéticas Tecnológicas, na UFMG, onde estuda games. Também é autora da webcomic “Dog Days Are Over”, ainda em produção.

C26 Dharilya

Dharilya é cearense, formada em licenciatura em Artes Visuais e trabalha como quadrinista e ilustradora desde 2014. Publicou sua primeira história em quadrinhos, “Entre Monstros e Deuses”, na antologia Henshin, da editora JBC. Em 2015, publicou “A Lojinha Mágica de Medos”, da coleção “Relicário HQ”. Em seguida, publicou “Candy Machine”, que atingiu mais 200% da meta em financiamento coletivo. Com traço detalhado e estilo singular, suas histórias são conhecidas por abordar temas de terror psicológico e suspense, sempre com uma mensagem a se refletir e estética experimental.

C27 Lovelove6

Lovelove6 é autora de histórias em quadrinhos, premiada pela Convocatória Des.gráfica de quadrinhos experimentais 2017 e finalista da categoria “Melhor Publicação Erótica” do Troféu HQMIX em 2016. Sua obra mais conhecida é a comédia erótica “Garota Siririca” e as zines “A Ética do Tesão na Pós-Modernidade” Vol.1 e 2. Facilita oficinas, palestras e participa de mesas de debate sobre autopublicação, histórias em quadrinhos e representação feminina em narrativas visuais. Os temas mais abordados em sua produção são relacionados à sexualidade e ao movimento feminista.

C28 Camila & Juliana Franco

Carioca, recém formada em Design Gráfico, a jovem Camila Padilha ganhou visibilidade com a sua página de tirinhas, “Aliens of Camila“, onde posta quase todos os dias e possui mais de 350 mil seguidores. Em 2017, lançou seu primeiro livro de quadrinhos, participou da CCXP, do R Design de Brasília e de diversas feiras de zines e HQs, ritmo que só alimentou em 2018, com uma nova publicação impressa viabilizada por meio de financiamento coletivo. Isso possibilitou participações na LER, expondo e palestrando sobre representatividade, na SIQ, como expositora e palestrante sobre produção independente, além de participações na FIQ, Universo dos Quadrinhos no SESC tijuca, Bienal de Quadrinhos de Curitiba e Game XP como convidada e Digital Influencer pela empresa Oi.

Relatos de um dia incrivelmente mediano” começou em 2016, com a finalidade de expressar a visão de mundo de Juliana e o que vivia. Com o tempo, personagens foram ganhando forma e personalidade própria, de certa forma desprendendo-se de si e tornando-se seres diferentes. Mas, ao mesmo tempo, a proposta se manteve: mostrar como, mesmo diante dos dias mais ordinários, existem entrelinhas que fazem o sublime entre o café da manhã e a hora de dormir.

C29 Cora Ottoni & Marina Vasconcelos

Cora é formada em Comunicação Visual Design pela UFRJ. Seu trabalho de conclusão de curso foi apresentado em 2016 e se chama “Os Zeladores do Tempo”, que se tornou sua primeira história em quadrinhos. No mesmo ano, em outubro, começou a fazer tirinhas autobiográficas de humor que se tornaram um livro financiado por Catarse em dezembro de 2017. Este livro se chama “Corenstein – O que eu tô fazendo com a minha vida” e, após muitas críticas ótimas, foi indicado a prêmio de melhor publicação de tiras no prêmio HQ Mix de 2018. Sua carreira, no entanto, não se resume só a quadrinhos: Cora foi animadora e assistente de produção no estúdio Animatório, no Rio de Janeiro, por um ano e, desde junho de 2016, é ilustradora do Copa Studio, tendo trabalhado, inclusive, na segunda e terceira temporadas do desenho animado “Irmão do Jorel”.

Marina trabalha na Copa Studio como artista de cenário para desenho animado desde 2015. Já passou pelas séries “Tromba Trem” e “Irmão do Jorel”, e também participou de curtas com amigos para o Anima Mundi. Seus projetos pessoais tem como universo favorito os dos contos de fadas e seus trabalhos são sempre muito coloridos, bem humorados, cheios de brilho e arco-íris. 

C31 Orange Night Girls

Ana Cavalieri é artista visual em São Paulo e desenvolve obras em vários segmentos de linguagem artística, como pintura, fotografia, ilustração, quadrinhos e outros. O feminino, a liberdade e a solidão são temas freqüentes em seus trabalhos. Questões íntimas e profundas de mulheres, paradigmas estéticos e biológicos, seus sentimentos que inibem as amarras e as prisões socialmente impostas, e também o confinamento interno, que representa algo diferente para cada mulher. Bacharel em Artes Visuais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, Ana é cineasta e diretora de arte pela Academia Internacional de Cinema.

C32 Taíssa Maia

Taíssa Maia é ilustradora, designer e bailarina, porque é apaixonada por contar histórias. Suas narrativas entrelaçam o cotidiano e o fantástico, indo dos contos de fadas às tradições populares. Formada em Design pela UFRJ, fez intercâmbio em Portugal para aprofundar seus conhecimentos na área de ilustração. Hoje, trabalha como ilustradora no Copa Studio e, paralelamente, desenvolve projetos autorais, ministra cursos e atua como freelancer.

C33 Gio Guimarães

Nascida no interior de Minas Gerais, Giovanna Guimarães estudou na UFMG, onde cursou Psicologia, posteriormente Artes Visuais e depois o mestrado em Cinema. Colorizou quadrinhos para os EUA, desenhou e colorizou para o mercado brasileiro e criou capas e séries de cards para o mercado americano. Trabalhou no longa-metragem “Nautius” e em séries de animação (“Tromba Trem”, “Historietas Assombradas para Crianças Malcriadas” e “Irmão do Jorel”) nos estúdios 2DLab e Copa Studio e ilustrou para livros e jogos. Atualmente, trabalha como ilustradora sênior na Cool Mini Or Not, onde cria artes para games. Desenvolve projetos pessoais de ilustração, quadrinhos, animação e toy arts, entre outras esquisitices, que vão aos poucos ganhando forma em seu (pouco) tempo livre. 

C34 Arielly Moraes & Luísa Lacombe

Formada em Cinema de Animação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Arielly Moraes trabalhou na Birdo Estúdio em 2016/2017, durante o projeto “Papaya Bull”, que estreou na Nickelodeon. Participou da animação dos créditos de “Bolinho e Dinossauro”, que estreia neste ano na Netflix. Atualmente, trabalha no Show da Luna, na TV Pinguim. Participou de alguns projetos (curtas) que rodaram festivais no Brasil e fora, como “A orelha de Van Gogh”, de Thiago Franco; “Millie”, de Israel Dilean; “Diário de Areia”, de Isadora Moralles e Sarah Guedes; e “Sayonara”, de Débora Mini. 

Formada em Cinema pela PUC-Rio, desde 2012 Luisa Lacombe publica tiras em sua página “A Lápis“. Seu trabalho consiste em material autobiográfico, sobre as pequenas tragédias do dia-a-dia, e histórias curtas sobre mitologia grega. Tem quatro fanzines publicados: “Grandes Esperanças”, (2016), “Apolo e Dioniso” (2017), “O Rapto de Pitoniso” (2017), e “Só Dói Quando eu Respiro”, lançado no FIQ de 2018.

C35 Manu Cunhas & Fefê Torquato

Manu Cunhas é formada em Design Gráfico pela UDESC, onde lecionou por um bom tempo. Trabalha hoje dando aulas de desenho para pequenas turmas e atua como designer e ilustradora freelancer, com foco em projetos editoriais. É autora de três livros publicados por financiamento coletivo e ilustradora de outros tantos. O primeiro Catarse foi o do livro “Como diria meu gato”, que trouxe junto o “Guia de cuidados felinos”, e o segundo o “Outras meninas”, que recebeu o prêmio jabuti de ilustração em 2017. Trabalha com pintura digital e tradicional, com técnicas de aguada nanquim, guache e aquarela. Recentemente obteve sucesso no financiamento coletivo do seu próximo lançamento, o artbook em aquarela “Ao acaso: Mulheres Livres“, que retrata mulheres comuns e livres de julgamento. O livro tem previsão de lançamento para janeiro de 2019.

Artists’ Alley

Fefê Torquato é uma ilustradora e quadrinista autodidata que iniciou o seu trabalho como freelancer em 2011, ano em que também começou a escrever quadrinhos. Entre trabalhos autobiográficos e tiras, ela criou uma webcomic chamada “Gata Garota – Volume 1” em 2014, que depois de pouco tempo foi publicada pela Editora Nemo. Possui mais dois livros, a graphic novel “Estranhos” e a história de terror, ilustrada e sem texto, “A”. Como ilustradora, Fefê prioriza o uso das técnicas tradicionais, tendo como preferência a aquarela e o grafite.

C36 – Viviane Cavalcante

Viviane Cavalcante é colorista no SPOK Studio desde 2005, onde desenvolve trabalhos na produção de livros didáticos para Editora Moderna, ilustrações publicitárias e curtas-metragem de animação como o DaliVinCasso. Sua experiência com quadrinhos vem da colorização da HQ Taikodom da Hoplon e materiais infantis do estúdio Cartoon Pro. Em paralelo ao trabalho no estúdio, gosta de escrever e desenvolver ideias para literatura e roteiros para curtas de animação. Na HQ “Virado à Paulista”, disponível no App da Social Comics, trabalhou no roteiro e arte. Tem se dedicado ao estudo de roteiros através de cursos como o Escritura Dramática de Eliane Caffé e Roteiro Avançado de Marcela Godoy. Lançará na CCXP o quadrinho “The End”, projeto que trabalhou junto com Marcelo Castro e André Farias. 

Em “The End” Vovô desaparece e deixa para Liv a missão de resgatar os últimos exemplares de cada objeto e criatura na Terra, abrigando-os no sótão de seu antigo sobrado. Junto com seus protegidos, ela deve se aventurar e salvar o mundo como conhecemos.

C38 Rebeca Prado

Rebeca Prado é quadrinista, ilustradora e roteirista. É autora dos livros “Navio Dragão” e “Baleia” #3 (ambos lançados por financiamento coletivo) e dos zines “Baleia” #1, “Baleia” #2 e “Carne!”. Já teve seu trabalho publicado em diversas revistas como Dragão Brasil, Omelete Box e Mundo Estranho, tanto como quadrinhos quanto como ilustração. Atualmente trabalha como roteirista efetiva da Turma da Mônica e como ilustradora para o mercado editorial, além dos projetos pessoais.

C39-40 Cris Peter & Ariane Rauber

Cristiane D. Peter possui uma empresa que presta serviços de colorização digital para editoras norte-americanas de HQs, tais como Marvel, DC, Image e Dark Horse dentre outras. É vencedora do prêmio HQMix por três anos seguidos (2016, 2017 e 2018). Como colorista de quadrinhos, já trabalhou em títulos notáveis das editoras Marvel e DC, e foi indicada em 2012 ao prêmio Eisner por seu trabalho no título “Casanova”, escrito por Matt Fraction e desenhado por Fábio Moon e Gabriel Bá. Seu trabalho de colorização também pode ser visto na série Graphic MSP publicada pela Maurício de Souza Produções e Panini: “Astronauta – Magnetar”, “Astronauta – Singularidade” e “Astronauta – Assimetria”, com arte e roteiro de Danilo Beyruth e editada por Sidney Gusman. Atualmente, dedica- se às suas publicações autorais, “Patas Sujas” e “~Amo~ Minha Roomie”.

Designer gráfica e ilustradora de Porto Alegre, Ariane Rauber gosta de trabalhar com técnicas de desenho tradicionais e digitais. Lançou um teaser em 2017, “Acrobata”, e este ano pretende lançar sua primeira HQ autoral, “Mambembe”, uma história que tem em mente há anos.

D21 Virginia Froes & Ana Cardoso

Graduada em Artes Visuais pela UEMG e entusiasta das artes sequenciais, Virginia Froes lançou em 2015, no FIQ – Festival Internacional de Quadrinhos a saga “Dinastia dos Magos“, que conta a história do príncipe Eiri e os obstáculos para assumir o trono herdado por ele. Quadrinho este, que concorreu ao prêmio HQ mix 2016 na categoria quadrinhos para crianças. Em 2017, lançou, junto com a Marismar Borém e o Alexandre Cardoso, o quadrinho do “Trovão, o supercão“. E em 2018 publicou juntamente com os demais artistas do estúdio Black Ink, a revista “Mochilão – Cachoeira não da XP”, que conta a trajetória de um grupo de amigos em busca de uma cachoeira. 

Mineira natural de Belo Horizonte, Ana Flávia é apaixonada por artes visuais, cultura pop, natureza e animais. Formada em Artes Gráficas pela Escola de Belas Artes UFMG, em 2013, atua como sócia-diretora na Estúdio Black Ink desde 2011 e como Administradora, designer, ilustradora e quadrinista. Lançou seu primeiro quadrinho autoral, “We Pet”, em 2015, no FIQ (Festival Internacional de Quadrinhos). Hoje, atua no mercado de forma independente como quadrinista e freelancer.

D26 Raissa Ilustra & Cristina Pezel

Raissa é ilustradora e quadrinista freelancer residente na ensolarada cidade de Salvador, na Bahia. Tem um webcomic chamada “New Fairy Tale” no Webtoon.com, e trabalha principalmente com mídia digital, mas a mídia tradicional sempre faz seu coração disparar. Quanto ao seu estilo, Raissa é conhecida pelo seu estilo cartoon, com cores alegres e brilhantes. 

Publicitária, administradora e pós-graduada em Gestão de Educação, Cristina Pezel iniciou sua carreira literária em 2013, escrevendo vários contos e poesias que foram premiados e publicados em antologias de concursos literários por todo o Brasil. Publicou contos na Revista Trasgo e na Antologia “Nada Elementar”, da Editora Caligo, e teve conto selecionado para publicação em antologia da Editora Draco (lançamento em 2019). Publicou, além de “O Mistério da Trave”, a obra de literatura fantástica “O MUNDO DE QUATUORIAN”, lançado na Bienal RJ 2017 (vol 1) e Bienal de SP 2018 (vol.2).

D41 Vivi Melancia

Desde pequena, Vivi Melancia sempre foi fascinada por Anime e Mangá e a ideia de trabalhar como desenhista sempre foi seu principal objetivo. Apesar de iniciar profissionalmente com aquarela, em 2016 voltou a “quadrinhar”, lançando a webcomic “Filha, Mãe Avó”. Ao ler um trabalho da Vivi, você não apenas está entrando no universo de algumas personagens, você está entrando na vida de várias pessoas que participaram da criação daquele material.

E05 Azuos & Otakah

Azuos é uma boyzinha de Olinda. terra de muito calor e alegria. É geômetra por formação, mas preferiu trabalhar na criação de personagens e ilustrações para diversas áreas. Trabalha em uma editora de livros infantis e dá aulas de desenho. Suas ilustrações abordam temas místicos e de fantasia, representam, em sua maioria, mulheres fortes, decididas, bravias e sensíveis.

Estudante de Animação e Professora de Ilustração no Espaço Fanbu, Otakah atualmente trabalha em seu quadrinho “We are the Rotten ones”.

E06 Mochi

Mochi é estudante de Design na UFES, apaixonada pela cultura japonesa e por animes/mangás. Mochi levará para a CCXP a segunda edição de seu quadrinho, “My Personal Rain“, uma história BL (Boys Love) que trata sobre depressão, mas de um jeito mais leve e divertido. 

E07 – Renata Rinaldi

Renata Rinaldi é mineira, zineira, ilustradora e quadrinista. Estuda e vive em Brasília. Fundou e atuou como membro no coletivo de mulheres: Mandíbula. Foi integrante do Selo Pagu como desenhista do título D.A.D.A, pelo qual foi indicada ao Prêmio HQMIX 2017, na categoria Novo Talento Desenhista. Ao final de 2017 foi classificada dentro do concurso de nível internacional SMA8 – Silent Manga Audition, promovido pela editora Coamix no Japão. Participou de diversas coletâneas independentes de quadrinhos e arte impressa: Basídio (MG), Revista Plaf (PE), Jornal Pimba(DF) entre outras, além de publicar de forma independente os títulos: Labirinto em Linha Reta; Cadafalso; The Last Rose; O Pequeno Bapho; Share with Me; Hey, Look Around! e O Jardim. Atualmente trabalha fazendo gibis e joguinhos.

E08-09  Mary Cagnin & Chairim Arrais

Mariana Cagnin é formada em Artes Visuais pela Unesp e atua como ilustradora e quadrinista. É autora dos quadrinhos “Vidas Imperfeitas” e do premiado “Black Silence“, que foi publicado de forma independente através de financiamento coletivo. Recebeu o Troféu Angelo Agostini de Melhor Desenhista e foi indicada em 3 categorias do Prêmio HQMix por “Black Silence” (2017). No mesmo ano, foi convidada pela Embaixada Brasileira a participar da Feira do Livro de Gotemburgo, na Suécia. Produz conteúdo de arte para seu canal do youtube, como dicas, tutoriais, processos de pintura e também ministra cursos para artistas aspirantes na esperança de poder inspirá-los.

Formada em Design Gráfico pela Universidade Paulista de Campinas, Chairim já trabalhou em agências de publicidade, tatuagem e como professora de Artes, hoje se dedica ao trabalho com ilustrações e quadrinhos. Autora das webcomics Mare Rosso, Purple Apple e Crisálida. Lançando em 2018 sua primeira HQ erótica: Red+18.

E17  Breeze Spacegirl

Flávia Borges, que também assina como Breeze Spacegirl, é ilustradora e, em suas obras, explora temas como o autoconhecimento e o empoderamento feminino. Grande parte do seu trabalho expõe suas inseguranças, seus pensamentos cotidianos e também seu processo de autoaceitação, muitas vezes combinado com suas maiores inspirações: música, a natureza e o universo. Tudo isso em um traço fofo e delicado, transmitindo leveza através de cores em tons pastel ou do contraste do preto com o branco.

E19  Rebeca Honney & Lua Barbosa

Se você gosta de fanarts de cartoon, anime e muito kpop, já está convidado a dar uma passadinha na mesa da Rebeca Honney. Define suas HQs como algo gostoso de se ler. A zine da “CHUCHU” é sobre o cotidiano, é fofa e tem até um gato cheio de personalidade. Ama tudo que produz e, como é diversificado, certamente haverá algo em sua mesa para você ou para dar de presente para quem gosta.

 

Formada em Pintura pela Escola de Belas Artes da UFRJ, Lua Barbosa começou a estudar desenho com 12 anos, tendo seu maior crescimento no pensamento visual com a graduação. Já participou de 7 exposições coletivas explorando a pintura, a ilustração e mais recentemente, a fotografia. Essa é a sua primeira CCXP, onde irá estrear o primeiro quadrinho publicado de forma independente, assim como uma zine e outras ilustrações inéditas.

E21 – Tulidoim

Em uma galáxia não tão distante, uma Tulipa (Thaly Tamura) e um Amendoim (Matheus Oliveira) se encontraram ao acaso e trocavam rabiscos bobinhos de situações que os dois poderiam viver juntos. Desse jeitinho, surgiu a “Tulidoim“, com uma pitada de cultura nerd, carinho, situações engraçadas. E assim seguiram. Atualmente, trabalham com comissions, visual development e game art. Além disso, em 2018, estamos lançando nosso primeiro livro de tirinhas, “Amaré – tirinhas de amô”.

E26 – Monique Moon & Júlia Pinotti

Monique Moon é ilustradora, gamer, nerd e mulher trans com muito orgulho. Lançou na CCXP em 2017 um jogo chamado Masmorra da Tortura, que foi desenvolvido durante um trabalho acadêmico junto com colegas da faculdade. 

Júlia é animadora graduada e técnica em Publicidade e Propaganda. Descobriu sua paixão e admiração pelas artes em CutOut, produzindo um stop motion todo feito em dioramas, que deu vida à história em um curta animado. Desde então, ela vem aperfeiçoando as técnicas em recorte para produzir peças ilustradas autorais e fanarts de suas séries e filmes favoritos.

E28 – Amedyr

Amedyr começou a trabalhar com arte 2D para games em 2011, o que lhe permitiu produzir de tudo um pouco, desde concept art até ilustrações finalizadas e passando por quadrinhos, pixel art, storyboard e animação.

E29  Georgia Noel Wolinski

Georgia Noel Wolinski é uma ilustradora francesa que trabalha com animação 2D e 3D (cenário, storyboard e character design), ilustração de livros e jogos infantis, e também murais.

E30  Ler Pusti & Cartumante

Ilustradora e quadrinista independente, Letícia Pusti publica tirinhas na página Aquele Drama Básico, onde fala sobre o lado cômico ou depressivo do cotidiano. Lançou na CCXP em 2017 o quadrinho “Sinceridade” e neste ano lançará na CCXP o quadrinho “Sobrevidas”.

Ela publica memes e tirinhas das bads do cotidiano nas redes sociais assinando como Cartumante. É tipo cartomancia, só que ao invés das pessoas se identificarem com o que as cartas dizem, se identificam com cartuns. Através das artes quadrinísticas, tento ajudar ao máximo de pessoas com mensagens positivas e boas risadas.

E37 – Nath Adario & Vi Marchetti

Nathália é ilustradora digital e mora em Marília, interior de São Paulo. Estudou artes na UFPR e trabalha com ilustração desde 2013. Seu alcance de trabalho inclui pixel art para jogos, design de personagens e cenários. Atualmente, vai lançar um quadrinho sobre a vida de uma universitária que tem um emprego em um lugar nada comum, intitulado “MEIDEI! Um grito de socorro brasileiro” e lançará no evento “Kaleidoscope“, uma história completa que satiriza os maiores clichês do mundo das garotas mágicas.

Vi Marchetti é ilustradora, designer gráfico e cartunista, além de gerar conteúdo junto a portais nerd em forma de texto e vídeo. Atualmente, está lançando seu primeiro livro de tirinhas de humor cotidiano sobre temas de sua vida, como bichinhos de estimação, relacionamento, amizade, profissão e lazer. É uma extensão do trabalho que já apresenta nas redes sociais. Seu estilo de ilustração é bem amigável, com referências à cultura pop, a gatinhos e a bichinhos, além de usar de trocadilhos e bom humor. Para isto, usa pintura digital suave com textura pastel. Na CCXP 2018, Vi Marchetti apresentará seu novo livro, prints, bottoms e postais, além de outras prints de seus outros trabalhos de ilustração: sua série de super gatinhos, gatinhos de signos do zodíaco e outros.

E38 – Ana Li

Ana Li é ilustradora, quadrinista e professora de história da arte. Formada em Artes Visuais. Cria ilustrações e fanarts com temáticas diversas através de técnicas tradicionais e digitais. Iniciou sua produção autoral de tirinhas para internet em 2016, tendo lançado seu primeiro zine independente em 2018. Com o título de “Coisas da Vida”, a coletânea de tirinhas autobiográficas busca transmitir situações do cotidiano de maneira que todos possam se identificar e se reconhecer. Além disso, possui uma segunda temática de produção de tiras, “Entre Patas e Pelos”, em que conta um pouco do dia a dia e situações cômicas que vivencia com seus cachorros. Como lançamento na CCXP, a artista trará uma nova HQ, que será uma coletânea de pequenas histórias cuja temática abordará temas filosóficos, sociais, psicológicos etc. de um modo leve e bem humorado.

E40  Bianca Nazari

Bianca Nazari fundou um canal no YouTube e descobriu que sua paixão era desenhar coisas que aprendia no dia-a-dia, o que a levou a começar uma série de receitas ilustradas, além de situações cotidianas e engraçadinhas em forma de tirinha. Virou freelancer em 2017, publicou uma HQ que foi lançada na CCXP 2017 e, desde então, trabalha em casa. Hoje, faz didáticos, publicidade, comissions e tem uma lojinha online onde vende seu trabalho. Ainda adora desenhar guias ilustrados e situações auto-biográficas, tanto que vai lançar um diário de viagem em formato de zine, contando sobre a viagem que fez aos Estados Unidos (Flórida, Disney e Tampa Bay Comic Con) na CCXP 2018.

E41 – Fernanda Montoni

Fernanda trabalha com ilustração há 10 anos e descobriu a área de cenários para animação.

E42 – Ana Ilustra & Suzanne Cascardi

Ana Paula é ilustradora baiana formada em Design pela UFBA. Fez intercâmbio de 9 meses em Rochester, Nova York, na Rochester Institute of Technology, onde estudou ilustração. Atualmente, ilustra livros infantis e tem 3 livros publicados: “Princesas escalam montanhas?”, “Da raiz do cabelo ate a ponta do pé” e “Genoveva, a unicórnio em: A terra da imaginação”. Também trabalha como freelancer fazendo ilustrações personalizadas. Através de suas ilustrações, busca trazer beleza e delicadeza ao mundo em forma de cor.

Suzanne Cascardi é formada em Desenho e Animação. Participou da CCXP 2016 e da CCXP Tour Nordeste, lançando seu primeiro artbook, “LUME”, um compilado de criações de personagens, ideias e releituras do mundo fantástico que sempre serviu como referência para suas produções. Este ano, Suzanne lançará na CCXP seu primeiro quadrinho, “HIGOR SONHOS”, que fala sobre o universo dos Amigos Imaginários. Cada página desta HQ traz uma aventura que acompanha Higor, um adulto que volta a ver seu amigo imaginário, Deny. O quadrinho ainda apresenta conceitos sobre o universo dos Amigos Imaginários e como estes mudam a nossa realidade, o que faz o leitor refletir sobre diversas questões da vida em uma jornada de autoconhecimento e a busca por equilíbrio.

E44 – Rafaela Villela

Artists’ Alley

Rafa Villela formada em design gráfico, trabalha como ilustradora freelancer e divide seu tempo entre trabalhos e projetos pessoais. Fará o lançamento do seu primeiro livro ilustrado, agora na ccxp 2018, se trata de um livro de receitas de drinks ensinados por sereias bêbadas!

F23-24  Adriana Melo

Adriana Melo ingressou no mercado de quadrinhos depois de ter tido uma avaliação de portfólio em uma convenção de quadrinhos em São Paulo, ainda aos 18 anos. Depois de algum tempo treinando ao lado de outros desenhistas já ativos na industria, veio a primeira oportunidade: Homem de Ferro. A partir daí, vários títulos se seguiram: “Quarteto Fantástico”, “Surfista Prateado”, “Star Wars: Empire”, “Rose & Thorn”, “Witchblade”, “Sinestro Corps: Parallax”, “Miss Marvel”, “Birds of Prey” e “Catwoman” dentre outros títulos mensais e especiais. Mais recentemente, Adriana foi a artista da série “New Adventures of the Ninth Doctor”, para a editora Titan Comics, e atualmente trabalha na minissérie “Homem Borracha” para a DC Comics.

F29  Psonha

Psonha é ilustradora e já trabalhou em agências, tatuou, desenhou cenários, fez bonecos, pintou muros e tocou em bandas de punk rock. Dá aulas de ilustração na Quanta Academia de Artes e nos quadrinhos é autora do Pogando, seu álbum de estreia, “Eloisa aterroriza”, em coautoria com Thiago Ossostortos e “Peek a Boo”, lançamento pelo selo PLOT.

F31 – Eliane Bonadio

Professora há 21 anos, Eliane traz sua vasta experiência com crianças para as HQs e livros infantis. Como escritora, publicou seus contos e poesias nas coletâneas “Trilha de Lótus”, “Extremo – Contos sobre o fim do mundo” e “Expresso 666 – Contos sobrenaturais, de suspense e de terror”. Na CCXP, lançará suas primeiras HQs, “Inventices e Folklóricas” #3 e “Pytuma Tacumã”.

F37 – Mayara Lista

Mayara Lista é ilustradora e designer por formação e bailarina por teimosia. Formou-se em Comunicação Visual Design pela UFRJ e estudou ilustração por um ano na Kingston University, em Londres. Atua como designer de capas de livros, quadrinistas e ilustradora para animações e projetos variados. Sua primeira história em quadrinhos, “Naruna”, uma história sobre esculpir travessias, foi financiado através do Catarse. Mayara já fez capas para o Grupo Editorial Record, dançarinos aquarelados para as embalagens do Picolé Itália, ilustrações para o estúdio Mowe e cenários para a série de TV “Irmão do Jorel”. É sócia-fundadora da Farpa Editora, uma editora independente de publicações pontiagudas, e está sempre trabalhando em projetos pessoas inspirados na cultura popular brasileira.

F38 – Raquel Simoso (Skailla)

Formada em Design Gráfico em 2016, Raquel Simoso atualmente trabalha como ilustradora e quadrinista. Sempre gostou de contar histórias de forma visual por meio da junção entre desenho, pintura e escrita. Criou a graphic novel “Up and Ahead” e os livros ilustrados “Cowdogs” e “Skailla”, projetos que se tornaram realidade por meio de crowdfunding e apoio de leitores. Hoje, possui uma pequena editora, a Editora Aventura.

F39 – Carol Rempto

Carol descobriu sua paixão por ilustração enquanto fazia um intercâmbio em 2015 para a Savannah College of Art and Design, nos EUA. Desde então, trabalha como ilustradora freelancer e busca, a cada projeto, transformar o mundo em um lugar mais colorido e bonito. Inspira-se profundamente no trabalho de Mary Blair e ilustradores da ‘Golden Age’ da Disney, e também em trabalhos de ilustradoras como Brittney Lee, Kathrin Honesta, Beatrice Blue, e Taryn Knight. Em 2016, teve sua primeira aventura no mundo dos quadrinhos com a história ‘Azul’, que foi lançada na CCXP em 2017. Neste ano lançará na CCXP o livro “Dulce“, que narra histórias reais de lembranças sobre comidas, em um espaço mágico chamado Sala de Memórias, onde ficam armazenadas todas as memórias humanas do mundo. 

F40 – Larissa Palmieri & Lorar Laurenti

Larissa Palmieri é roteirista de quadrinhos. Suas obras transitam em diversos gêneros: terror, horror, ficção científica (cyberpunk e space opera), ação, suspense e drama. Publicou pela primeira vez em 2017, na coletânea da Editora Draco, “Space Opera em Quadrinhos”, obra indicada no Troféu HQMix de 2018. No mesmo ano, obteve sucesso em uma campanha de financiamento coletivo do quadrinho independente “Hacking Wave”, lançado no Artists’ Alley da CCXP 2017, através do desenhista Pedro Okuyama. Lançou nova história na coletânea “Periferia Cyberpunk”, da Editora Draco, no Festival Internacional de Quadrinhos de 2018. Neste ano, trará diversos lançamentos ao evento, com mais uma participação em coletânea da Editora Draco, em homenagem ao Edgar Allan Poe; lançamento da HQ independente “Gynoide”, com desenhos de Hugo Nanni e outras participações em projetos a serem anunciados.

Lorar Laurenti fez seu primeiro quadrinho aos 9 anos na escola, copiando o estilo da Turma da Mônica sem nem entender o porquê de aquilo ser tão forte em si. Passou a fazer charges de professores e situações do seu dia a dia e, aos 14 anos, começou a publicar suas primeiras tiras em jornais independentes. Em seguida, dividia o trabalho de ilustradora para o mercado publicitário com a faculdade de física e ainda via a arte como algo secundário. Até que chegou um momento de sua vida em que não teve como continuar sendo agente duplo e se assumiu de vez como ilustradora e quadrinista. Em 2016, formou-se em Quadrinhos na Quanta Academia de Artes e começou a publicar suas tiras na página dos Quadrinhos do Mundo. Em junho de 2018, lançou sua primeira HQ, “A Morte do Professor Francisco”, com Chia Américo e Daniel Capua. 

G08 – Majory Yokomizo

Majory é formada em Artes Visuais. Em 2011 , teve a oportunidade de iniciar alguns cursos de desenho e, daí em diante, nunca mais parou de buscar formas de melhorar seu trabalho. Neste ano, participou de seu primeiro evento, a FIQ, e levou como lançamento a HQ “Ralo”. Na Comic Con, lançara sua segunda HQ, chamada “Asilo”!

G10 – Yuu & Sarah Chibi Arts

Escritora e desenhista desde os dez anos, Yuu formou, junto com Kurama-Chan, a dupla Kyuu aos dezesseis. A dupla já realizou vários feitos, desde pequenas vendas em conjunto a salas temáticas em eventos menores, mais de trezentas encomendas e participações na construção de jogos para variadas plataformas à criação de histórias originais, como “Memory Clock”, “Forget-Me-Not” e “Sincronicidade”, tendo esta última sido publicada pela Editora Draco. Seu mais recente sucesso, “Estados Brasileiros em Quadrinhos”, ganha edição especial para a CCXP 2018, contando com ilustrações inéditas à anterior, além de impressão e acabamento profissionais.

Sarah é uma ilustradora e quadrinista freelancer e estudante de Belas Artes. Apaixonada pela estética do mangá, que é seu carro-chefe, está sempre fazendo trabalhos coloridos e cheios de energia! Também é bem conhecida por seus chibis, que transbordam fofura e diversão. Costuma trabalhar com commissions, faz vários trabalhos para cursos de línguas estrangeiras, canais de YouTube, mascotes para lojas on-line etc.

G12 – Cah Poszar

Camila Cardoso Poszar é ilustradora, quadrinista e designer. Influenciada por títulos como “Sakura Card Captors”, “Rurouni Kenshin” e “Full Metal Alchemist”, além de jogos de RPG, livros de aventura e mitologia, começou a produzir suas próprias histórias, tendo publicado de forma independente tanto em formato físico quanto online. Sua série principal, “Teerra & Windy”, terá seu último volume lançado durante esta CCXP de 2018! Trabalha atualmente na área de licenciamento, ilustrando Style Guides de personagens e marcas famosas, como Barbie, Polly, Hotwheels, Miraculous Ladybug, Wonder Woman, dentre outros.

G13 – Fran Briggs & Anna G.

Os principais trabalhos de Fran foram os roteiros do mangá nacional “Holy Avenger” #41 e #42 (Trama/Talismã), além da co-roteirizeização de “Holy Avenger Especial” Vol. 1 e 2, “Victory” #2/ “Dado Selvagem” (Trama/Talismã). Pela Editora JBC, traduziu/adaptou os títulos “Fairy Tale”/”Tenjo Tenghe”. Como roteirista/reticulista. lançou os títulos “Anima”, “Mercenário$ Especial”, “Mercenário$ Série” Volume 1 e Volume 2 pela Jambô Editora. Ainda como autora/roteirista, publicou, de modo independente, os títulos “Passagens”, “Memento Mori” e “Pequenas Crônicas Diárias”, lançados exclusivamente nas CCXP 2016 e CCXP 2017.

Nascida em São Paulo e formada em Artes Visuais e História da Arte na Brown University, nos Estados Unidos, Anna é artista agenciada pela GlassHouse Graphics e freelancer. Atualmente, trabalha no título “Mercenário$ “, junto da roteirista Fran Briggs, nesta obra publicada pela editora Jambô; e no título “Pet Noir”, escrito por Debbie Lynn Smith e publicado nos EUA pela editora Kymera Press . Também foi responsável pela arte do one-shot “Anima”, publicado pela Jambô, e pelos títulos independentes “Memento Mori” e o quadrinho online “Never Ending Road”. Administra o selo Immagina Press, uma pequena editora dedicada a publicar títulos independentes nos EUA em eventos como a New York Comic Con.

G14 – Roberta Cirne

Arte educadora formada pela UFPE e estudiosa da história de Recife, Pernambuco e seus folclores. Roberta faz HQs desde a infância, e publica desde 1998. Já publicou 10 álbuns de quadrinhos, entre eles uma adaptação em 4 volumes , “Passos Perdidos, História Desenhada” (História dos Judeus), que foi vencedor do HQMIX 2001 (maior contribuição para os quadrinhos nacionais). 

G15 – Germana Viana & Janaina Araújo

Germana Viana é quadrinista e autora de “Lizzie Bordello e as Piratas do Espaço” Vol. 1 e 2 (Jambô Editora), “As Empoderadas“, “O Verão do Papa-Angu”. Também é desenhista de “P.O.V. – Point of View” e é coordenadora, editora e uma das autoras de “Gibi de Menininha – Historietas de Terror e Putaria“. Participou de diversas coletâneas, como “SPAM” (Zarabatana Books), “Amor em Quadrinhos” (independente) e “Marcatti 40” (Ugra Press). Germana trabalha também como letrista e designer.

Formada em Design, Janaina Araújo trabalha como colaboradora do Studio PBR desde 2012 e já lançou alguns títulos juntos. Possui foco em criação de mangá e curte produzir ilustrações para os diversos fandom do qual participo. Atualmente trabalha em alguns projetos de artbooks pessoais e projetos maiores do Studio PBR. Também já produziu quadrinhos de cunho social (Preto Que Nem Carvão) e sobre estudos de gênero (Minha Rosa, Minha Flor).

G16 – Ju Loyola

Juliana Loyola, conhecida como Ju Loyola, nasceu e reside atualmente em São Paulo, SP, e é deficiente auditiva. É formada em Design Gráfico pela Escola Panamericana da Arte e Design. Trabalhou como clean up/intervalações de animação para a produção do filme “Fúria & Amor”. Atualmente, desenha histórias em quadrinhos na forma de Narrativa Visual sem roteiro (história muda), como os trabalhos “The Witch who loved”, “Perdida na Floresta”, “The Imagination”, “The Last Warrior”, “Maria & Cia – Aventura das Estrelas” e historias curtas. Participou de Concurso internacional que acontece no Japão – Silent Manga Audition Contest Community – SMAC e conseguiu algumas colocações. Lançará nessa CCXP o segundo volume do quadrinho “The Witch who loved”.

G18 – Senhoritas de Patins

Senhoritas de Patins” é um estúdio independente de quadrinhos e ilustração fundado em 2014. As mentes conspiradoras desse projeto pertencem às amigas: Fabiana Signorini e Kátia Schittine! Ambas são formadas em Cinema de Animação pela UFMG. Elas adoram desenhar e criar novas histórias e fazem trabalhos colaborativos de quadrinhos desde 2003! O nome “Senhoritas de Patins”é uma brincadeira com as traduções literais dos sobrenomes das artistas. 

G20 – Rayanne Vieira & Jane Carmen Oliveira

Rayanne Vieira é uma artista de Minas Gerais, que trabalha com livros infantis e desenvolvimento visual para animação. Formada em Cinema de Animação e Artes Digitais pela UFMG, trabalhou em projetos de estúdios de Belo Horizonte e em projetos de curta autorais. Seus clientes de livro infantil incluem as editoras Mascot Books, Cantata Learning, Oxford University Press, Arcturus Publishing e Macmillan Publishing. Nas horas vagas, gosta de ler quadrinhos e agora, começou a produzir suas próprias HQs. Participou do seu primeiro projeto de quadrinho em 2013, na antologia “Crânio”, uma coletânea de pequenas histórias de alunos da UFMG. Lançou seu primeiro quadrinho individual no FIQ de 2018. Nesse mesmo ano, também foi organizadora da Antologia Grimório, um projeto com 22 histórias curtas com o tema de bruxas.

Jane é ilustradora de Belo Horizonte formada em Cinema de Animação e Artes Digitais pela UFMG. Adora trabalhar com ilustração infantil, muito por causa do projeto “Universidade das Crianças”, onde estagiou. Já fez desenhos para livros infantis, dirigiu o curta de animação “Metamorfose”, fez cenários para o curta “Por que o coração bate rápido?”, participou das antologias “Crânio” e “Grimório” e, atualmente, está desenvolvendo projetos pessoais de séries animadas e de histórias em quadrinhos.

G22 – Biapof

Beatriz França, criadora da personagem biaPOF, cursou design, trabalhou com publicidade e até arriscou-se com moda, mas sua paixão mesmo sempre foi a ilustração. Vinda de uma família devotada às artes, acostumou-se com música, fotografia e desenho desde muito cedo, o que contribuiu muito com sua capacidade de criar fantasias, construir histórias e inventar personagens. A biaPOF provavelmente nasceu por aí, muito antes dela sequer se dar conta. Com o tempo, o e stilo evoluiu, passando de rabiscos simples no papel a ilustrações digitais elaboradas. Logo veio a ideia de misturar mensagens positivas e palavras de conforto com o desenho, o que acabou se revelando uma experiência extremamente gratificante.

H07 – Bii Aguiart & Debs RDZ

Bi Aguiart sempre foi apaixonada pelo mundo do desenho! O interesse surgiu nas animações que assistia quando criança e se desenvolveu para outros ramos, como quadrinhos, livros infantis e muito mais! É formada em Audiovisual pelo Senac e já passou por diversas empresas e produtoras como ilustradora. Atualmente, com 6 aninhos de carreira, está focada em projetos pessoais e afim de publicar seus primeiros quadrinhos, como “A Lenda de Grins” e “Complementar”, que farão parte de um compilado de histórias ao lado de outros 30 ilustradores! Ambos os títulos serão lançados na CCXP.

Deborah Rodriguez é uma Ilustradora blackwork de São Paulo apaixonada por animação e cultura nerd. Suas artes são uma mistura de técnicas desenvolvidas tradicionalmente em nanquim e digital, e pairam em um universo característico onde brinca com valores e composições, misturando diversos elementos entre fanarts e ilustrações autorais.

H08 – Débs

Débs é ilustradora freelancer desde 2015 e atua principalmente na área de material didático, jogos, editorial e animação. Em 2018, lançou seu primeiro quadrinho “Crônicas de Chordata”, uma história de busca de identidade em um universo de fantasia. Participa também do coletivo “Onigiri de Bacon”, um grupo de artistas que publica mensalmente tirinhas ou ilustrações baseadas em um tema que definimos por votação. Lançou em 2018 duas zines, com tirinhas exclusivas: “Cotidiano” e “Internet”.

H20 – Tamilis Oliveira

Paraense nascida em Belém, Tamilis Oliveira é ilustradora e designer que vive e trabalha atualmente em São Paulo. É comunicóloga formada pela UFPA e pós-graduada em design gráfico pelo Senac SP. Sua paixão por ilustração a acompanha desde a infância, mas foi em 2010 que começou a trabalhar na área. Ao longo desses 8 anos acumulou diversas experiências profissionais como ilustradora em estúdios de design, mas principalmente mantendo seu trabalho pessoal como ilustradora freelancer. Tamilis cultiva interesse especial pela literatura infantil e já ilustrou dois livros desse segmento.

H21 – Oamori Studio & Paula Zanotelli

O Omamori Studio foi criado pelo casal Sheila Bastos (ilustradora) e Rodrigo Dilon (designer e roteirista) em 2015, quando começaram os primeiros trabalhos de ilustrações, concept art e projetos de design gráfico e, posteriormente, as primeiras histórias em quadrinhos disponibilizadas para leitura gratuita online nas plataformas Tapas e Webtoons. Em 2018, o estúdio criou o seu primeiro quadrinho impresso de forma independente, o “Love Up!”, uma história cheia de aventura e magia ambientada em um jogo de RPG online, cujo lançamento ocorreu no Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ 2018). Para a CCXP 2018, o Omamori Studio lançará a sua segunda publicação independente: “Necromancer – Além do Beco”, que apresentará uma proposta mista de quadrinhos e artbook para contar uma história que mistura diversos gêneros como sobrenatural, drama e romance.

Paula é ilustradora, animadora e designer. Trabalha tanto com meios tradicionais (aquarela, gouache, Copics etc.) quanto no digital e tende a ser bastante severa consigo mesma quanto à qualidade de seus trabalhos. Além das ilustrações, aventurou-se no caminho dos quadrinhos, com webcomics como “Torven X”, “ONEofTHEM” e o mais recente “Crystal Heart”, feito experimentando com aquarela. 

H22 – Danielle Pioli

Danielle é ilustradora e designer de personagens. Como as crianças costumam fazer, ela sempre amou desenhar desde que se lembro. A ideia de criar um universo inteiro – de sua mente ao papel – fez com que se apaixonasse por arte e contar histórias com desenhos. Avançando para a idade adulta – sem saber se pode ser chamada de “adulta” – não havia outro caminho a não ser seguir sua paixão e se tornar uma artista profissional. 

H26 – Débora Caritá

Débora Caritá é desenhista e ilustradora. Entre seus trabalhos publicados estão Star Trek: Through the Mirror #5 (Maio 2018, IDW Publishing (USA)- lápis e arte-final), Ivory Ghosts #1 (Março 2018), (Kymera Press (USA)- lápis), Dejah Thoris (série mensal Dynamite Entertainment, 2012 a 2014- lápis e arte-final), série Project Superpowers – cores- (de Alex Ross, Dynamite – 2007 a 2009); Gene Simmons’ – Dominatrix (2007 – cores), Arana & Spiderman (cores. Marvel, USA, 2006), X-23 (cores, Marvel, USA, 2005), série 24 Horas (cores, IDW Publishing, USA, 2006), dentre outros trabalhos. Atualmente está desenhando e arte-finalizando Call of Duty para a desenvolvedora de games Activision (USA), com lançamento para o segundo semestre de 2018.

H36 – Cris Eiko

Cristina Eiko nasceu em São Paulo, SP, cresceu leitora de livros e histórias em quadrinhos, e formou-se em Design. Trabalhou com animação em comerciais e longas-metragens, como “Segredo de Kells” e “Uma História de Amor e Fúria”, enquanto alimentava a vontade de fazer suas próprias HQs. Já tinha feito algumas tiras e quadrinhos para fanzines e para seu próprio blog. Em 2010, começou a desenhar, com seu parceiro, Paulo Crumbim, os “Quadrinhos A2”, HQs autobiográficas que contam de maneira bem-humorada histórias do nosso dia a dia e cujo segundo volume foi premiado com o Troféu HQ Mix de Publicação Independente de Autor em 2013. Junto com Crumbim, também criou a Graphic MSP “Penadinho – Vida”, lançada em 2015. Em 2017, lançou sua primeira HQ solo, “Culpa”, que faz parte da coleção “Ugritos”, da Ugra Press. O sexto volume de “Quadrinhos A2” tem lançamento previsto para a CCXP18.

H37 – Fabiana Shizue

Fabiana é ilustradora e trabalhou em revistas, em sites,na área de moda e, atualmente, cria cenários para séries de animação para a TV e o cinema. Paralelamente, trabalha como freelancer com livros didáticos e infantis, além de games para app. Também cria ilustrações autorais, desenhos manuais em aquarela e nanquim, que aplica em capas de sketchbooks, prints, canecas e camisetas. Participo do artist’s Alley já há 3 anos e, em 2016, lançou seu primeiro livro autoral, “Porco Anjo”, que foi selecionado pela FNLIJ para participar da exposição e dp catálogo da Bienal de Ilustração de Bratislava em 2017. Em 2017, lançou o livro infantil “Mila”, escrito por ela e seu amigo, Renato Lara. Neste ano, Fabiana levará um artbook de aquarelas e nanquim com mini aventuras de seus gatinhos, Nhelvie e Freddie, além de novos prints em aquarela, bottoms, calendários e sketchbooks.

H39 – Cinthia Saty Fujii & Verônica Berta

Cinthia Saty Fujii é ilustradora e quadrinista. Atualmente, trabalha como ilustradora na TV Pinguim, focada em desenvolvimento visual (cenários, props e personagens) de séries animadas infantis (“O Show da Luna”, “Ping and friends”). Na CCXP 2017, lançou o projeto de inktober “Inked Trip”, um artbook de nanquins inspirados no Vietnam Antigo. Participou como uma das ilustradoras da HQ “Cemitério dos Sonhos”, do autor português Miguel Peres, lançado na CCXP de 2016 pela editora SESI/Quanta. Também faz tirinhas autorais sobre a maternidade (maternidade sincera). Já trabalhou com ilustração para publicidade para clientes como Lemonade TV, Sistema Anglo de Ensino dentre outros, além de ilustrar os livros infantis “As Crianças das Estrelas” e “Borbocléia” pela editora Hércules.

Verônica Berta é formada em design gráfico pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e fez curso superior de desenho na escola de ilustração, games e animação Emile Cohl (Lyon, França). Em 2017, publicou, em parceria com Cinthia Saty, a “Zinestésica”, uma zine sobre dança acompanhada de uma playlist cuja proposta é olhar as imagens e escutar as músicas ao mesmo tempo. Em 2018, publicou a HQ “Ânsia Eterna” pela editora SESI-SP. Trata-se de uma releitura em quadrinhos da obra de Júlia Lopes de Almeida, uma das raras romancistas brasileiras existentes na virada do século XIX para o XX. Além de colocar em evidência a obra dessa escritora quase esquecida pela história da literatura, propõe-se a sair do formato convencional, indo em direção à pintura.

H40 – Patrícia Sonoda & Anna Charlie

Patrícia é uma carioca morando em São Paulo, formada em Design Gráfico focado em Animação e que trabalha com ilustração desde 2014. Hoje, seu trabalho consiste principalmente em concept art e storyboard para a área do audiovisual. Além do desenho, sempre gostou muito de escrever e tem se aprofundado mais na arte da escrita. Escrevia poesia e fazia seus próprios quadrinhos desde muito pequena, e isso foi se perdendo ao longo dos anos. Hoje, deseja retomar essa paixão adormecida e levar para outros públicos um pouco de sua visão e narrativa.

Anna Charlie é fruto do trabalho de Anna Maeda como ilustradora. A artista gosta de contar pequenas histórias e sentimentos por linhas e cores. Anna aplica suas criações a diversas superfícies, como canecas, ecobags e no bom e velho papel. Na CCXP de 2018, Anna vai lançar seu livro ilustrado “De onde nascem as flores” e mais dois zines!

 

Créditos das ilustrações na imagem destacada (na respectiva ordem): Ursula Dorada (A10-11), Luiza McAllister (A12-13), Manu Cunhas (C35) e Mariane Gusmão (B25).

Escrito por:

260 Textos

Fundadora e editora do Delirium Nerd. Apaixonada por gatos, cinema do oriente médio, quadrinhos e animações japonesas.
Veja todos os textos
Follow Me :