A atriz Michelle Rodriguez confirmou que estará de volta para o filme “Velozes e Furiosos 9”. A confirmação é resultado da contratação de uma roteirista mulher para a produção do filme.
Em 2017, logo após o mais recente filme da franquia ser lançado, a atriz ameaçou, por meio de um post em sua rede social, deixar o elenco se a produção não contratasse uma mulher para o time de roteiristas.
“[…]Eu espero que eles decidam mostrar um pouco de amor para as mulheres da franquia no próximo [filme]. Ou eu terei que dizer para essa amada franquia[…]“, escreveu Michele em seu post.
Leia também:
>> A conturbada e problemática jornada de Wanda Maximoff no MCU
>> Representação lésbica nos anos 90: categorização da mulher homossexual no audiovisual
>> Hilary Swank estrela nova produção da Netflix de ficção científica
Em entrevista ao Bloomberg, a atriz contou sobre como estava insatisfeita com a falta de representatividade da franquia: “Eu posso contar em duas mãos quantas vezes eu falei com minhas colegas mulheres, como a Jordana. Estou na franquia por 16 anos e posso contar nos dedos quantas vezes tivemos uma conversa no filme e isso é patético“.
A atriz que interpreta a personagem Letty Ortiz ainda contou como se deu a negociação de seu retorno com os produtores: “Eu disse que se eu voltasse, eu queria que tivesse uma roteirista mulher para uma voz feminina e, finalmente, eles me mostraram algum amor […] Donna [Langley, presidente da Universal Studios] entrou a bordo comigo e aceitou em ter uma voz feminina conosco […] Pois é irritante, eu tenho que reescrever todas minhas coisas. Estou cansada de ser escritora e atriz, sabe?“
Esse é o primeiro filme da franquia que uma mulher fará parte da criação do roteiro, mas a produção ainda não divulgou quem será contratada. O filme tem previsão de estreia para abril de 2020.
Edição realizada por Isabelle Simões.