Big Little Lies – 2ª temporada: Primeiras Impressões

Big Little Lies – 2ª temporada: Primeiras Impressões

A segunda temporada de uma das séries mais aguardadas do ano começou! Desde que deixaram a festa de pais e professores da escola Otter Bay para depor sobre a morte de Perry (Alexander Skarsgård), Madeline (Reese Witherspoon) e suas amigas não tiveram muito descanso mental. Um ano depois do incidente, começamos a narrativa da segunda temporada de “Big Little Lies“, de novo, no primeiro dia de aula, mas muitas coisas mudaram desde então.

A nova direção de Andrea Arnold (“American Honey”, “Fish Tank”), entretanto, em seu primeiro episódio, intitulado “What Have They Done?“, não perde em nada para o ritmo que foi estabelecido na temporada passada de “Big Little Lies”: os silêncios continuam bem utilizados, assim como a junção do fluxo de pensamento das personagens à narrativa linear permanece sensível e muito sugestiva. Abusando de cenas passadas da primeira temporada como fio narrativo em relação às cenas do presente, todo o processo de culpa e memória afetiva das personagens é bem representado e exposto. E a culpa (junto com o luto) parece ser tema deste primeiro episódio.

Big Little Lies 2ª temporada
Cena da 2ª temporada de Big Little Lies. Imagem: HBO/divulgação

A chegada de Mary Lou (Meryl Streep), sogra de Celeste (Nicole Kidman), na cidade – decidida a descobrir exatamente com o que aconteceu com Perry na noite de sua morte – é também parte da tensão que contorna o episódio, e o sarcasmo refinado e provocativo da atuação de Meryl Streep atrelados à profundidade de sua personagem criam rumos inesperados à narrativa da série.

Mesmo ciente do depoimento oficial (e quase verdadeiro), em que as agressões de Perry estavam comprovadas, Mary Lou não acredita no detalhe de que Perry teria escorregado. Ela suspeita que alguém o tenha empurrado, e ressente toda tentativa de negação de Celeste. Mary Lou não esconde sua desconfiança de que as cinco envolvidas estejam guardando algum segredo, ao mesmo tempo em que as cinco envolvidas não conseguem esconder as consequências da mentira, mesmo que cada uma a sua maneira.

Big Little Lies 2ª temporada
Celeste (Nicole Kidman) e a sogra Mary Lou (Meryl Streep). Imagem: HBO/divulgação

Na tentativa de proteger Bonnie (Zoë Kravitz), Madeline conta à polícia a versão de que Perry teria escorregado durante a briga e acaba criando um vínculo entre as cinco por conta dessa pequena grande mentira. E esse detalhe sobre o acontecimento parece ser o principal gancho da temporada.

Mas essa tentativa de proteção pode não ter funcionado para Bonnie, que vem enfrentando ondas depressivas e se arrepende de não ter admitido o crime. Ao mesmo tempo, ela tem dificuldades em se abrir para as outras colegas e seu isolamento tem preocupado seu ignorante marido Nathan (James Tupper). Através de cenas muito bem pontuadas pela série, chega a ser cômico ver a completa falta de tato de Nathan para o assunto, além de sua constante rixa com Ed (Adam Scott).

Jane, agora mais adaptada à Monterrey e depois da descoberta da paternidade de Ziggy, mudou de área e arranjou um emprego conduzindo crianças no aquário da cidade e, com a morte de Perry, parece menos angustiada. Mas sua tranquilidade pode ser abalada pela costumeira fofoca de Monterrey: seu colega de trabalho logo a avisa que o incidente que causou a morte de Perry pode afetar seu cargo no aquário, que envolve cuidado com crianças. Os pais e mães da cidade são muito atentos à reputação de quem trabalha com seus filhos, e uma morte não conta muito bem no currículo.

Leia também:
>> [SÉRIES] Godless: Terra sem Deus e sem sororidade
>> [SÉRIES] Areia Movediça: quando o amor se transforma em relacionamento abusivo e te consome
>> [SÉRIES] Coisa Mais Linda: clichês, superficialidades e frases de efeito
Big Little Lies 2ª temporada
Cena da 2ª temporada de Big Little Lies. Imagem: HBO/divulgação

Celeste também também tem dificuldade para esquecer os últimos eventos, e os segredos que ela guarda durante o dia à assombram de noite, causando pesadelos que ameaçam fazê-la falar mais do que pode: Mary Lou está escutando.

A 2ª temporada de “Big Little Lies” não deixa de ressaltar a socialização violenta dos filhos de Celeste, que convivendo a infância com o pai abusador – a quem a sogra Mary Lou resiste em reconhecer – passaram a reproduzir comportamentos narcisistas e agressivos entre eles.

Por fim, é através das conversas entre Mary Lou e Madeline que as cartas são postas à mesa e o luto da mãe de Perry assume tons de ameaça. Em sequências de diálogos irônicos, Mary Lou deixa claro suas percepções pouco amigáveis e o terreno perigoso vai sendo lentamente demarcado entre as personagens.

Para os próximos episódios de “Big Little Lies” fica a questão de até onde essa mãe em busca de esclarecimento pode chegar em sua saga pela verdade, e quanto tempo uma mentira pode durar. Vamos aguardar a resolução jornada! 

Escrito por:

37 Textos

Feminista Raíz
Veja todos os textos
Follow Me :