The Last of Us – 1×07: Ninguém fica para trás!

The Last of Us – 1×07: Ninguém fica para trás!

Talvez um dos episódios mais aguardados da primeira temporada de The Last of Us, Left Behind (Deixada para trás, em tradução livre) adapta os acontecimentos da DLC do primeiro jogo, na qual conta sobre a fatídica noite em que Ellie (Bella Ramsey) foi mordida por um infectado. 

Lançada um ano após a estreia do game, The Last of Us: Left Behind é uma campanha curta em que se joga somente com a Ellie. Porém, a trama é baseada na HQ The Last os Us: Sonhos Americanos (The Last of Us: American Dreams, no original), que foi publicada também em 2013, mesmo ano do lançamento do game original.

Publicada pela Dark House e escrita pelo próprio Neil Druckman, American Dreams é uma HQ de quatro capítulos que, além de contar como Ellie foi mordida, mostra como era um pouco de sua vida na academia militar da Fedra. Aqui, no Brasil, a HQ foi publicada em um único volume compilado pela editora New Pop.

A HQ "The Last of Us: Sonhos Americanos" conta como Ellie foi mordida, além de mostrar como era sua vida na academia militar da Fedra.
Capa da edição estadunidense de American Dreams. No Brasil, Sonhos Americanos foi publicada pela New Pop.

O episódio então se baseou mais na HQ do que na própria DLC, pois dá muito mais desenvolvimento para a relação entre a protagonista e sua melhor amiga Riley Abel (Storm Reid).

De onde parou

O começo do episódio já mostra uma diferença de cenário. Enquanto na DLC Ellie arrasta o ferido Joel (Pedro Pascal) para um shopping abandonado para mantê-lo seguro longe de bandidos, na série esse refúgio é o porão de uma casa abandonada. É uma mudança que incomoda um pouco, pois o cenário da DLC é para fazer um paralelo com o flashback em que Ellie é mordida, que também aconteceu em um shopping abandonado em Boston.

Ellie (Bella Ramsey) e Joel (Pedro Pascal) de mãos dadas no episódio "Left Behind".
Joel está gravemente ferido e quer que Ellie o deixe. Mas devido aos traumas de ser abandonada. a garota não vai deixar seu guardião para trás. | Imagem: HBO Max

Mas tirando este desconforto inicial, segue-se uma cena comovente entre Ellie e Joel, em que a garota tenta avaliar a gravidade do ferimento de seu protetor, mas que é repelida pelo mesmo. Joel pede que Ellie volte para Tommy (Gabriel Luna) e a gravidade e a resignação de quem aceitou a morte no rosto do personagem é marcante.

Mais uma vez, Pedro Pascal entregando uma excelente atuação como Joel! Ellie hesita, fica magoada por ser empurrada por Joel e se vira para sair do porão. É uma sequência de cenas de poupas palavras, mas que deixa bem claro o quanto os protagonistas se importam um com outro e como Ellie se recente com a possibilidade de ser mais uma vez abandonada.

Quando a garota hesita diante da porta, é quando o tão esperado flashback acontece.

A vida na FEDRA

Já pela maneira que corre em um ginásio alheia às demais cadetes a sua volta, ouvindo um walkman preso em sua cintura, percebemos que Ellie se mantém isolada das demais garotas e hostilizada por uma delas, reagindo violentamente a uma provocação.

A cena corta para o escritório do Capitão Kwong (Terry Chan), responsável pelo treinamento dos cadetes da FEDRA. É interessante essa parte, onde Kwong explica quais os objetivos da organização em manter a ordem dentro das zonas de quarentena, insinuando que é a FEDRA que mantém a ordem e todos os seus oficiais tem privilégios, como a melhor alimentação e alojamentos, enquanto os peões apenas tem o destino de certo de ou serem mortos pelos Vagalumes ou sucumbirem ao vício do álcool.

Leia também >> Uncharted – The Lost Legacy: a importância de mulheres reais livres de estereótipos nos games
Ellie na academia militar da FEDRA. Cena do episódio "Left Behind".
Sem Riley, Ellie vive solitária na academia militar da FEDRA, onde reage com agressividade a qualquer provocação das demais garotas. | Imagem: HBO Max

Ellie não está satisfeita em se tornar uma oficial da FEDRA, mas entende que não tem muita escolha em um lugar como aquele. Sozinha em seu dormitório, Ellie adormece até ser acordada por Riley, que entra sorrateiramente pela janela e tenta assustar a amiga só por diversão e quase se dá mal.

Aqui vemos o quanto Ellie se recente quando é deixada sozinha – afinal, esse é o seu maior medo – pois está realmente furiosa com Riley por ter sumido por dias, sem dar nenhuma notícia. Ellie fica ainda mais irritada quando a amiga diz que agora é uma Vagalume, pois acredita que o grupo não passa de um bando de terroristas. Mas Riley está decidida a convencer a amiga do contrário e insiste para que Ellie a siga, dizendo que tem algumas surpresas para ela.

Nesta cena, já dá para notar o quanto Ellie fica acanhada na presença de outra garota, indo da timidez para trocar de roupa a rispidez e provocações, deixando no ar que algo a mais além de amizade entre as duas.

O fatídico shopping de The Last of Us

Riley leva Ellie pelas ruas noturnas da zona de quarentena, enquanto tenta explicar para a amiga como entrou para os Vagalumes, fazendo referência a Marlene (Merle Dandridge) que a recrutou. Mesmo ainda chateada com o sumiço da amiga, Ellie faz perguntas sobre o Vagalumes e sobre que o Riley estava tramando junto ao grupo, ao que a garota apenas diz que Ellie não deve acreditar cegamente na FEDRA.

As duas chegam a um shopping abandonado, no qual Ellie pensava estar interditado devido a presença de infectados, mas Riley garante que o lugar está livre. Uma vez dentro do espaço, Riley ativa as luzes do shopping, deixando Ellie maravilhada. As duas começaram a andar pelos corredores em ruínas e Riley conta como o local foi saqueado nos primeiros dias da pandemia, mostrando que algumas lojas foram completamente pilhadas devido sua utilidade e outras foram deixadas praticamente intactas.

É um momento onde as personagens apenas se divertem como duas adolescentes em meio a um cenário de caos em The Last os Us. Da cena tocante, em que ambas conversam e trocam olhares em um carrossel, passando por caretas e poses dentro de uma cabine de fotos abandonada até Riley ativar um game center. Ellie se diverte de verdade e é tocante perceber como ela está feliz por estar com a amiga, mesmo que ainda chateada. E quanto Riley, ela gosta de verdade da amiga, pois voltou a infernal zona de quarentena apenas para passar uma noite divertida com Ellie.

Leia também >> 8 jogos com ótima representação LGBT para conhecer!
Ellie (Bella Ramsey) e Riley (Storm Reid) no episódio o episódio "Left Behind", de The Last of Us.
Um momento sensível e memorável entre melhores amigas. Um oásis em meio aos caos.

Se no 3º episódio houve uma referência a Mortal Kombat III, aqui Riley e Ellie jogam o game em um fliperama, se divertindo a beça, agindo como garotas normais. É tanto riso e piadinhas que mal percebem que não estão sozinhas naquele shopping.

Deu tudo errado

Ao dar mais um presente para Ellie, Riley acaba entregando que estava era montando uma base ali para os Vagalumes, o que deixa a amiga furiosa, pois nada daquilo havia sido para ela. Mesmo Riley dizendo que essa era sua última noite em Boston, pois seria designada para outra cidade, Ellie não quer ouvir e se afasta. Magoada com Riley, tenta sair do shopping, mas volta correndo quando houve alguns gritos. Porém, era só mais uma piada de Riley. 

Ellie ainda está furiosa e magoada, mas Riley lhe fala que ela é importante demais para ela, por isso fez questão organizar essa visita ao shopping para se divertirem juntas. Ellie acaba cedendo e as duas começam a fazer a última atividade que Riley havia planejado para noite. É quando rola um clima pesado entre as duas e Ellie corajosamente demonstra o que sente para a amiga.

Ellie (Bella Ramsey) e Riley (Storm Reid) na fatídica cena do shopping em "Left Behind".
Momentos antes de dar bom. E depois, dar a m@#$%…

As duas nem tem tempo de digerir o que aconteceu quando são atacadas por um infectado. Riley imediatamente saca sua pistola e atira no monstro, que resiste às balas e parte para cima da garota. Ellie o tira de cima da amiga usando seu canivete, esfaqueando a criatura várias vezes, mas é derrubada pelo mesmo. É a vez de Riley tirar o infectado de cima da amiga, mas novamente é prensada pela criatura. Ellie então finalmente o mata, o atingindo na cabeça. Não há o que comemorar: ambas foram mordidas.

The Last of Us: Left Behind

A cena volta para o presente, em que Ellie desiste de ir embora e começa a procurar desesperadamente pela casa abandonada alguma coisa que sirva para o ferimento de Joel. Ellie está decidida a não deixar Joel morrer, pois não quer mais perder ninguém. 

De volta ao flashback, Ellie desconta sua fúria em objetos do shopping, mas Riley já está resignada com seus destino fatal. Assim como na DLC, a garota diz a Ellie quais as opções que ambas tem no momento, relatando que elas poderiam ficar juntas e enlouquecer poeticamente. Assim, Ellie abraça Riley e ambas aguardam o que está por vir.

Entende-se que Riley acabou virando uma infectada e Ellie foi obrigada a matá-la, mas essa cena não é mostrada, assim como no jogo. Talvez pela alta carga pesada de drama e tragédia que a cena teria. Mas The Last of Us poderia ter mostrado o momento de catarse em que Ellie descobre que é imune ao Cordyceps e que precisa matar pela primeira vez. Teria um impacto maior.

Leia também >> Lost in Random: conto de fadas sombrio sobre classe social

A falta de ação é uma das coisas em que os fãs dos jogos mais reclamam da série. E por mais que adaptação da HBO opte em firmar mais os laços entre os personagens, teria sido interessante mostrar Ellie no presente, enfrentando infectados e bandidos no shopping para encontrar algo que cure o ferimento de Joel. Afinal, o medo da garota era ficar desamparada sem seu protetor e a DLC Left Behind mostra justamente o momento em que Ellie aprende a se defender sozinha com tudo que direta e indiretamente Joel lhe ensinou, já dando pista de sua performance combativa em The Last of Us 2.

Ellie (Bella Ramsey) em "Left Behind".
Talvez o episódio tenha falhado um pouco em não ter tanta ação como na DLC, mas por outro lado, deixa bem claro o quanto Ellie odeia ser abandonada e como ela age agressivamente quando frustrada ou com raiva.

Talvez essa parte seja melhor representada no próximo episódio, no qual Joel ainda está abatido e Ellie precisa proteger ambos. A partir de agora, aparecerá outros inimigos nos quais a garota deverá enfrentar sozinha, o que promete ser um capítulo tão tenso quanto é no jogo. Vamos aguardar!

The Last of Us já está em sua reta final e as expectativas só aumentam a cada semana. É um misto de ansiedade com o que está por vir, mas também de tristeza, já que a temporada se aproxima do seu final. Isso só mostra o quanto a série é cativante e de excelente qualidade. 

The Last of Us
Gif: Playstation (Reprodução)

Escrito por:

9 Textos

Carioca e jornalista de formação, mas escritora de coração. A escrita começou como uma brincadeira de infância, com papéis sulfite dobrados ao meio, uns grampos, um estojo de canetas, lápis e giz coloridos e muita imaginação para criar os primeiros livrinhos. Escolheu o jornalismo porque queria viver a história além de ajudar a registrá-la. Mas com a realidade cruel, retornou para os mundos dentro de sua cabeça, finalmente dando vida no papel.
Veja todos os textos
Follow Me :