The Last of Us -1×03: amar e sobreviver

The Last of Us -1×03: amar e sobreviver

Desde o seu primeiro episódio, The Last of Us mostra que pode ir muito mais além do que uma adaptação muito fiel ao jogo. A série vem agradando tanto aos jogadores, com falas e cenas idênticas ao game, como apenas aqueles que gostam de uma boa obra pós-apocalíptica. E tudo isso sem perder a qualidade, fazendo com que o telespectador fique ansioso para o próximo episódio.

O terceiro capítulo da série é surpreendente para quem esperava mais ação dos personagens que estão com um foco maior, Ellie e Joel. Não há flashback como estávamos acostumados no início da série. Apenas começa com a cena de Joel, empilhando pedras à beira do rio. Logo em seguida, ele se encontra com Ellie, deitada em uma árvore. Bem longe de Boston, ambos caminham para o local onde Bill (Nick Offerman) e Frank (Murray Bartlett) se encontram.

Bill (Nick Offerman) no terceiro episódio de The Last of Us | Imagem: divulgação/HBO

A jornada de Joel e Ellie em The Last of Us

Em a caminhada, Ellie e Joel encontram uma loja abandonada em busca de suprimentos de sobrevivência. Ellie se separa de seu parceiro, encontrando um arcade quebrado de Mortal Kombat, o que a leva até os fundos da loja, onde encontra um alçapão. Ellie, ao se deparar com uma caixa de absorvente íntimo (um artigo raro de se ter naquelas condições), dá de cara um humano infectado e preso aos escombros daquela loja. Por um momento, a garota observa aquela cena aterrorizante, e pela primeira, Ellie mata um infectado com sua amada faca. Ao retornar, ela omite o que acabou de ocorrer para o Joel.

Ao longo do episódio, Joel começa a explicar para a Ellie como teria se originado o surto do fungo Cordyceps, que provavelmente vem dos alimentos como grãos e farinhas. Vale lembrar que no primeiro episódio, Tommy (Gabriel Luna), irmão de Joel, come os restos da panqueca do dia anterior, e os vizinhos se alimentam de biscoito, os mesmos que a idosa também se alimentou. Já Joel e sua filha, Sarah (Nico Parker), comem ovos no café da manhã, o que provavelmente seja o motivo de não serem os primeiros infectados. No segundo capítulo, que se passa em Jacarta, mostra que os primeiros casos ocorreram numa fábrica de grãos.

Representatividade LGBTQIA+ entre Bill e Frank

Ao encerrar essa primeira parte do capítulo, somos introduzidos a um flashback de Bill. O personagem é um sobrevivente que ao cair em uma armadilha para os infectados conhece Frank, outro sobrevivente que também estaria a caminho de Boston. No entanto, Bill não esperava que Frank se tornaria o seu parceiro amoroso.

A história dos dois se entrelaça com de Joel no momento onde Frank conhece Tess pelo rádio. Com intuito de construir uma parceria, os dois casais se encontram pessoalmente durante um almoço na casa de Bill e Frank.

Bill (Nick Offerman) e Frank (Murray Bartlett) no terceiro episódio de The Last of Us | Imagem: divulgação/HBO

Com um salto no tempo, passam-se os anos até chegar em 2023, onde o casal está muito mais velho. Para a surpresa de Bill, seu parceiro Frank, já bem debilitado devido à doença de Parkinson, toma a decisão de acabar com sua vida. Bill, por sua vez, também decide se matar, pois sente que sobreviveu a esse terror ao lado da pessoa que mais amou na vida: “Você foi o meu propósito”.

Ao percorrem bastante, Ellie e Joel chegam ao território de Bill e Frank, onde encontram a carta deixada por Bill. Nela, Bill se compara com Joel, dizendo que são pessoas que servem para proteger os outros. Bill pede para Joel cuidar de Tess, que deve “salvar quem pode salvar”. Ele também deixa à disposição suprimentos, armas e o carro para usarem.

Representatividade LGBTQAI+ em The Last of Us
A emocionante história de Bill e Frank em The Last of Us | Imagem: divulgação/HBO

O que nos espera nos próximos capítulos?

Após esse turbilhão de emoções, Joel decide ir até o seu irmão, Tommy (ex-Vagalume), para saber o paradeiro da base do grupo para finalmente levar Ellie. Ao se arrumarem para continuar a busca pelos Vagalumes, a dupla troca suas roupas por outras novas, das quais são idênticas ao jogo: a camiseta estampada vermelha da garota e a camisa xadrez verde de Joel, fazendo a alegria dos fanáticos pelo game.

Antes da dupla seguir, Ellie acha uma curiosa fita e a coloca para tocar. E assim encerrando o terceiro episódio com a canção tema do casal de Bill e Frank, “Long, Long Time”, da cantora Linda Ronstadt.

Esse episódio foi carregado de muitas emoções, drama e representatividade LGBTQAI+, em um universo onde não esperávamos relações de afeto.

E agora? Ansiosos para mais um capítulo?

Escrito por:

1 Textos

Publicitária, Designer e Ilustradora. Paulista de 29 anos, apaixonada pelo universo Geek. Minhas referências estão muito ligadas a cultura pop e a maravilhosa nostalgia dos anos 90. Amo expressar minha arte de forma mágica, trazendo leveza e alegria para todes.
Veja todos os textos
Follow Me :