É praticamente impossível viver em 2024 sem ter ouvido ao menos uma música da SZA, a cantora de 34 anos mais indicada para o Grammy Awards, premiação que aconteceu em 4 de fevereiro.
Apesar de sua primeira mixtape em outubro de 2012, intitulada See.SZA.Run, e de ter colaborado como co-autora de Feeling Myself ao lado de Beyoncé e Nicki Minaj em 2014, o trabalho da cantora foi amplificado em 2016, com sua participação na faixa Consideration, de Rihanna.

A adolescência da cantora foi marcada por altos e baixos
Solána Imani Rowe, mais conhecida pelo nome artístico SZA (inspirado pelo Alfabeto Supremo, em que o acrônimo SZA é formado a partir das palavras Salvador, Zigue-zague e Allah), nasceu em St. Louis, no estado do Missouri, Estados Unidos, em 8 de novembro de 1989, mas cresceu em Maplewood, Nova Jersey.
Filha de um produtor executivo do canal de notícias CNN e de uma executiva da empresa de telecomunicações AT&T, ela tem uma meia-irmã mais velha chamada Panya Jamila, e um irmão mais velho de nome Daniel.
SZA cresceu em uma família religiosamente diversa, com mãe cristã e pai muçulmano. A cantora foi criada na fé islâmica, frequentando uma escola preparatória muçulmana após as aulas regulares. No entanto, precisou lidar com o bullying por conta de sua religião, principalmente durante a 7ª série, após os ataques de 11 de setembro. Tais provocações a levaram a parar de usar seu hijab regularmente.
Desde pequena, os pais de Rowe perceberam seu talento musical. Seu pai a introduziu aos grandes nomes do jazz, como Miles Davis e John Coltrane, enquanto sua mãe a incentivava a explorar seu dom vocal e a encorajava a se apresentar em shows de talentos na escola.
Paralelamente, ela também se envolveu em atividades como animação de torcida, e a ginástica se tornou uma paixão de longa data, com Solána se destacando como capitã da equipe e alcançando reconhecimento nacional durante seu segundo ano na Columbia High School, em Maplewood.
No entanto, sua devoção à mitologia e sua dificuldade em lidar com interações sociais tornaram-na novamente alvo de bullying por parte de seus colegas.
SZA se inspira em grandes obras cinematográficas em suas composições
Apesar de ter mencionado em entrevistas anteriores que é influenciada pela potência vocal de Ashanti e Ella Fitzgerald, e tem Lauryn Hill como uma de suas inspirações pessoais, nota-se que muitas das características das composições presentes em seu mais recente álbum remetem a grandes obras do cinema, como filmes dirigidos por Tarantino e Rachel Talalay, por exemplo.
Apesar de mais discreta, Used também faz referência a um clássico do cinema mundial: a saga Star Wars (1977 – 2019), dirigida por George Lucas.
A composição aborda temas cotidianos como relacionamentos, autossabotagem, autodescoberta e desafios emocionais. A letra expressa sentimentos de solidão, confusão emocional e uma busca incessante (e decepcionante) pelo amor romântico correspondido.
A aparição tímida de Star Wars se dá quando a cantora se compara ao personagem Obi Wan como uma metáfora para sua própria capacidade de foco e sabedoria, que, em alguns momentos, parecem ser desafiados e desacreditados por outras pessoas.
O sucesso da artista se reflete em suas premiações
Desde sua indicação ao Academy Awards de Melhor Canção Original em 2019, com All the Stars em parceria com Kendrick Lamar, até a indicação no ARIA Music Awards em 2023 na categoria de Melhor Artista Internacional, SZA tem se mostrado uma figura proeminente.
Em 2021, Kiss Me More, trabalho em que canta com Doja Cat, foi eleita a Colaboração do Ano pelo American Music Awards. Além disso, ela venceu o prêmio de Artista Feminina de R&B/Soul em 2018.
SZA foi indicada ao Grammy de Melhor Artista Revelação em 2018 e ganhou como Melhor Performance em Grupo ou Duo de Pop em 2022 com Kiss Me More. No Soul Train Music Awards, ela ganhou como Artista Revelação em 2017 e Melhor Artista Feminina de R&B/Soul em 2023.
Seu impacto na música vai além das fronteiras dos Estados Unidos, pois foi indicada ao MTV Europe Music Awards em diversas categorias, incluindo Melhor Artista Feminina de R&B em 2022.
SZA é uma figura proeminente na música contemporânea não apenas por sua habilidade artística, mas também por sua capacidade de se conectar com o público em um nível pessoal. Suas letras frequentemente abordam experiências cotidianas que ressoam com pessoas de todas as idades, pois há uma identificação com os problemas e desabafos contidos nas canções.
Ela fala sobre amor e relacionamentos de maneira autêntica, acessível e descreve sentimentos que muitas vezes são escondidos ou menosprezados. Seja discutindo os altos e baixos dos relacionamentos românticos ou refletindo sobre autoconhecimento, suas músicas oferecem um espelho para as experiências comuns e complexas que muitos enfrentam em suas vidas diárias.
Além disso, a cantora é uma voz importante na luta pela representatividade racial e de gênero na indústria musical. Como uma mulher negra, ela desafia estereótipos e padrões predominantes ao abraçar sua própria identidade e individualidade.
Grande parte de suas composições reflete suas próprias experiências, dando voz a mulheres que frequentemente se sentem silenciadas ou não representadas.